Configuração Interruptor 4 teclas - Efapel 21164

Boas pessoal,

Antes de mais bom ano a todos !

Se já alguém postou uma questão peço desculpa mas não encontrei no search do forum. Eu tenho ideia de já ter visto alguém a fazer algo similar mas não tenho a certeza.

Pretendo com o interruptor da Efapel 21164 fazer algo mais do que on/off de luzes/estores.

Por exemplo
interruptor

Onde está indicado - “A” - pretendo fazer um On/Off de uma zona A de luzes
Onde está indicado - “B” - pretendo fazer um On/Off de uma zona B de luzes
Onde está indicado - “C” - pretendo fazer um Off geral de todas as luzes da casa
Onde está indicado - “D” - pretendo fazer um Off geral de todos os estores

Para tal o HW que vou usar para a ação A e B será um Onofre do nosso caro Bruno Horta :partying_face:

Para a ação C e D é que estou com algumas dúvidas… É possível configurar mais entradas no Onofre para integrar com o HA e fazer as funções que pretendo, ou é necessário um outro HW dedicado ?

Alguém me pode dar uma ajuda ?

Obrigado desde já,

Um abraço

Pelo que sei, podes configurar 4 teclas à vontade no onofre, mas só tens 2 relés por isso, nesse mesmo onofre só consegues controlar essas 2 saídas.
As outras 2 saídas, podes controlar através do HA por exemplo. Ou seja, o HA capta o clique da tecla através do onofre e manda abrir o relé X ou Y

Consegues meter mais relés associados ao onofre mas duvido que tenhas espaço na caixa para isso tudo.

Boas Ricardo,

A ideia é mesmo essa, fazer o controlo de duas iluminações A e B (atraves dos reles do onofre) e as outras duas opções fazer o controlo pelo HA.
Ia buscar esse clique por mqtt mas não sei se é possíve / se alguém já o fez.

Ligas essas duas teclas ao onofre, a outros pinos que estejam disponiveis e configuras esses pinos como sendo botões. Ele deve passar a informação dos cliques por mqtt

Que firmware estás a usar?

Podes utilizar o firmware do bh ou o tasmota com knx… assim, ao ser pressionado uma tecla (gpio) irá se enviado um telegrama em broadcast pela rede ip para outro device previamente configurado para receber o mesmo. Em alternativa, podes também enviar só um mqtt e criar uma automação no HA para fazer atuar outra entidade.

Com o Tasmota se configurares os gpios respetivos dos reles que tens no onofre mais 2 gpios que estejam ligados ao interruptor e configurares estes como Switchs(por ex switch3 e switch4) consegues ir buscar o topico mqtt e fazes o que quiseres deles no HA

1 Curtiu

Como referi, tens pelo menos duas soluções:

  1. KNX.
    Caso ambos os devices tenham suporte para o mesmo (versão do tasmota por KNX, ou o firmware do BH). Deverás configurar da seguinte forma:
  1. MQTT Caso pretendas fazer o HA recolher os dados de MQTT e fazer uma automação:
- alias: 'Toggle Room Light'
  initial_state: True
  trigger:
    platform: mqtt
    topic: cmnd/BH03/POWER3
    payload: 'ON'
  action:
      service: light.toggle
      entity_id: light.side_tables

Em que o topico cmnd/BH03/POWER3 representa um gpio do BHonofre configurado da seguinte forma:

Boas pessoal,

Obrigado por todo o feedback e ajuda

Vou testar e depois partilho o resultado final !


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade