Configuração do Utility Meter

Bom dia,

Tenho HA e um PZEM com Tasmota, de onde todos os dados estão a ser alimentados no InfluxDB/Grafana. A questão é que queria os dados Euros e não em Watts.

Já andei aqui pelo fórum a ver posts e a tentar perceber o componente Utility Meter, que me parece o melhor caminho, mas quanto mais informação encontro (muita dela certamente já desactualizada), mais confuso fico.

Ainda tentei seguir algumas das configurações, mas entretanto perdi-me no facto de o Tasmota enviar o “energy_power” em Watts e não em Kwh. Li entretanto no fórum que seria possível alterar a unidade de envio, mas não encontro qualquer referência a isso na documentação/comandos do Tasmota.

Acabei por encontrar o script de Python desenvolvido pelo Diogo, mas achei melhor vir aqui primeiro certificar-me de que estava a fazer as coisas como seria suposto.

De momento tenho tarifa única, mas irei mudar em breve para e Bi-horária da EDP, pelo que a ideia é meter já as contas em Bi-horária e depois colocar ambos os períodos com o mesmo valor até fazer a troca.

Corrijam-me se estiver errado sff:

  • Adicionar o Utility Meter
  • Alimentá-lo com o valor convertido pelo script de Python do Diogo
  • Os dados vão aparecer no Grafana e depois é só criar os gráficos.

Obrigado !

Bem vindo ao fórum da CPHA @OLuisFazCoisas e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ.

O HA tem isso já integrado e chamasse sensor.integration, não precisas de scripts para nada.

Relativamente aos dados em euros tens de criar um sensor_template para fazer isso e só depois enviar para o InfluxDB.

Obrigado Jorge. Não encontrei nenhum local para apresentações, por isso achei que não fossem necessárias. Se tal local exista, terei muito gosto em ir lá apresentar-me.

A página indicada eu já tinha consultado, mas como começa logo com “DEPRECATED” no título, não me pareceu um bom ponto de partida… dai ter vindo até aqui colocar a questão.

Não temos sítio próprio para apresentações mas se quiseres podes abrir um novo tópico para o fazer!

Apesar do tópico indicado dizer “deprecated”, o @dgomes editou a publicação e colocou o aviso. Mesmo que não queiras usar o componente podes sempre usar um sensor_template para fazer a conversão.

Não deves usar o “energy.sensor”

Deves sim usar o https://www.home-assistant.io/integrations/integration/ para converter potencia (W) em energia (kWh) e depois sim o utility_meter https://www.home-assistant.io/integrations/utility_meter

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade