Bom dia,
Tenho HA e um PZEM com Tasmota, de onde todos os dados estão a ser alimentados no InfluxDB/Grafana. A questão é que queria os dados Euros e não em Watts.
Já andei aqui pelo fórum a ver posts e a tentar perceber o componente Utility Meter, que me parece o melhor caminho, mas quanto mais informação encontro (muita dela certamente já desactualizada), mais confuso fico.
Ainda tentei seguir algumas das configurações, mas entretanto perdi-me no facto de o Tasmota enviar o “energy_power” em Watts e não em Kwh. Li entretanto no fórum que seria possível alterar a unidade de envio, mas não encontro qualquer referência a isso na documentação/comandos do Tasmota.
Acabei por encontrar o script de Python desenvolvido pelo Diogo, mas achei melhor vir aqui primeiro certificar-me de que estava a fazer as coisas como seria suposto.
De momento tenho tarifa única, mas irei mudar em breve para e Bi-horária da EDP, pelo que a ideia é meter já as contas em Bi-horária e depois colocar ambos os períodos com o mesmo valor até fazer a troca.
Corrijam-me se estiver errado sff:
- Adicionar o Utility Meter
- Alimentá-lo com o valor convertido pelo script de Python do Diogo
- Os dados vão aparecer no Grafana e depois é só criar os gráficos.
Obrigado !