Comprei casa - quero torná-la inteligente :D

Olá malta!

Sou completamente newbie nestas andanças e gostaria de aprender um pouco convosco. Tenho estado a absorver imenso deste e outros fóruns, mas ainda tenho imensas questões.

Como contexto, acabo de comprar casa (só vou para lá em Outubro), e gostaria de a tornar smart… O apartamento é novo, mas não tem domótica, pelo menos que me tenha apercebido.

Pretendo um projeto algo simples que incida principalmente em: alarme; iluminação e estores (já são elétricos).
Estou a ponderar comprar o novo kit da Aqara (Xiaomi) mais pelo alarme, e ligar-lhe algumas câmaras e sensores.
Relativamente à iluminação, não sei se devo comprar luminárias inteligentes e manter os atuais interruptores, ou colocar interruptores inteligentes (ou com sonoffs lá dentro) e controlar luminárias normais.
Gostava também de ligar isto tudo ao Google Assistant e ao Hass.io - neste caso usando um RPi3. Vale a pena usar o RPi 4?

Poderiam dar-me algum feedback e recomendações?

Grato pela atenção e ajuda.

Bem vindo @Capelo!

Antes de mais aconselho a uma pesquisa aqui no fórum pois esse tema já foi abordado várias vezes e podes tirar ideias para os teus projectos. Não esquecer também de ler nos nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ

Nas próximas horas irá ser publicado um novo tópico intitulado “Vou comprar/construir/remodelar uma casa, como a devo preparar para a domótica?” em que vamos abordar variadíssimos relativos ao assunto em cada publicação desse tópico.

Estamos neste momento a concluir os primeiros dois assuntos:

  • Quadros Eléctricos,
  • Interruptores, Pontos de Luz, Tomadas e Rede

Numa resposta breve às tuas questões acho que devias começar pelas coisas mais simples: estores e iluminação. Para os estores Shelly 2.5 e para a iluminação pordes usar Sonoff Mini, Shelly 1 ou BH Onofre, todos eles flashados com Tasmota.

Inicialmente um Rpi 3B+ é o suficiente (o Rpi4 parece que tem problemas de aquecimento) mas se quiseres pensar já para o futuro aconselho um NUC.

Esse kit da Aquara com alarme não conheço, tens link?

1 Curtiu

Obrigado @j_assuncao :slight_smile:

Relativamente ao kit da Aqara, esta é versão nova do Home Kit da Xiaomi. O primeiro modelo era o da Mijia.

Irei aguardar então esse novo tópico que é realmente o que me interessa, e tenho a certeza que a muitos novos users.

Relativamente ao tema iluminação, da tua resposta posso concluir que devo manter luminárias normais (não-smart), interruptores normais, dando a inteligência através de comutadores, certo?

Um NUC talvez seja demasiada fruta para um projeto tão simples. Pela tua experiência, o RPi 3B+ fica curto para gerir algo assim?

Obrigado

@Capelo benvindo à CPHA.
Conforme o @j_assuncao disse aguarda que o novo tópico seja criado pois vais absorver muita informação útil ao que pretendes.
Relativamente à tua última questão… Para um primeiro contacto inicial sim o rpi3 com um bom cartão SanDisk original serve. Podes depois futuramente migrar para um novo equipamento melhor caso não tenhas já possibilidade de o comprar. Depois guardas o pi para outro projecto ou vendes.

Como disse, para iniciar é o suficiente mas se te meteres a sério nisto e fizeres muitas automações e tiveres muitos addons no Hassio o Rpi 3B+ vai acabar por ter limitações. E um NUC de entrada de gama não é assim tão caro, podes até comprar em segunda mão.

Não compres o kit aqara! O gw aqara não é compatível com home assistant! Tenta arranjar o kit mijia chinês. Esse é o que tem maior probabilidade de funcionar… Ainda melhor, se conseguires, compra um gw em segunda mão que tenha cerca de 1 ano e os sensores à parte, porque os mais recentes requerem soldadura para fazer uma alteração ao firmware para funcionar com HA…

Bem visto @Maddoctor! Não me lembrei desse pormenor e ainda à pouco tempo se falou nisso.

:+1:

Epah, grande dica @Maddoctor!! Por pouco não comprei o gateway da aqara…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade