Comprar e vender energia indexada ao preço de mercado

Eu, como todos, quero antecipar o que vou pagar de energia e o que vou receber pela venda do que produzo. O meu fornecedor/comprador tem os preços indexados ao mercado ibérico, cujo os valores da energia são publicados pelo OMIE (link a seguir).

Pergunto: Alguém do grupo já se preocupou em importar os valores de compra/venda diários publicados pelo OMIE? Se não houve até agora algum interessado, eu estou. Têm alguma dica para dar-me de como posso importar estes valores para dentro do HA por forma a calcular o que quero?
https://www.omie.es/pt

Caso a página não necessite de login podes sempre usar um sensor de scrapping para ler os valores. Mas possivelmente existe alguma API para isso.

Não dá… A página da E-redes requisita user name, password e captcha.

Bom dia, Eu para obter esse efeito tenho um sensor na plataforma scrape que me dáo o valor diário do mercado OMIE.
Creio que dá para o efeito pretendido.

#Obter dados do sistema OMIE para o Preço de Energia para Portugal
  - platform: scrape
    resource: https://www.omie.es/pt
    name: Preço Energia OMIE 
    select: '#portugal_average'
    index: 0
    unit_of_measurement: 'EUR'
    scan_interval: 1800

0.16758€/KWh?

Isso não é muito, ou está-me a escapar alguma coisa?

Uma pergunta, conseguiste pegar os dados tal como sugerido acima ou foste ao site OMIE?

Uma resposta: Sim, é o preço com que abre o mercado ibérico amanhã. É só ir ao OMIE. Veja:

image

Sim, utilizei um template para experimentar. O do Jota está a funcionar.

Hmmm, pelo que ouvia/lia, os valores eram bastante mais baixos por kwh.
Ver bem isso, que dia 22 vêm me por os painéis no telhado.

O meu template está assim:
image

Idêntico, mas não colhe dados… Para utilizar a “platform: scrape” eu tenho de habilitar algo mais?

Relativamente aos teus painéis, esteja atento porque há empresas que compram tipo por uns 35 cêntimos e outras que compram pelo valor OMIE menos a comissão deles.

Leia 0,035 cêntimos…

Resolvido! Troquei os ’ por aspas " e passou a funcionar. O código correto é:

#Obter dados do sistema OMIE para o Preço de Energia para Portugal
  - platform: scrape
    resource: https://www.omie.es/pt
    name: Preço Energia OMIE 
    select: "#portugal_average"
    index: 0
    unit_of_measurement: "EUR"
    scan_interval: 1800

Eu consigo pegar o valor médio diário OMIE da energia. Entretanto, o valor vem com vírgula como separador das decimais. Por este motivo nem o Grafana nem o InfluxDB interpretam o dado como número…

Pergunto:

  • Há como aplicar um template e trocar a vírgula por ponto quando colho o dado?
  • Se não houver meio de fazê-lo quando colho o dado, há como trocar um query para ele reconhecer a vírgula como ponto decimal?

Denotar que todos os meus outros dispositivos utilizam o ponto para casa decimal…

Resolvido! Se alguém tiver o mesmo problema que eu, troque o scrape para:

  - platform: scrape
    resource: https://www.omie.es/pt
    name: Preço Energia OMIE
    select: "#portugal_average"
    index: 0
    unit_of_measurement: "EUR"
    scan_interval: 1800
    value_template: '{{ value.replace(",", ".") }}'

2 Curtiram

boas, desculpem o offtopic, mas vender? diretamente do autoconsumo?

Sim, já é permitido venderem o que injetas na rede numa instalação de autoconsumo.

Salvo erro, antigamente tinhas que vender toda a produção. Depois compravas a usada na casa.
Agora, em autoconsumo já é permitido vebder o excedente injetado na rede.

se eu tiver venda da produção separada como devo para proceder a troca?
virar tudo para autoconsumo era excelente :smiley:

Muitas pessoas estão a considerar essa hipótese.

Creio que terás que submeter alteração do registo. E isso carece de alguém certificado para fazer o trabalho e a alteração do registo na DGEG.
Existem fóruns em que se discute isso com bastante detalhe. Tenta procurar.

Viva,

Alguem sabe como fazer o scrape mas para o preço horario? Os novos contratos começam a fazer o preço pelo valor horario e nao pelo preço diario

Experimenta a Integração OMIE: preços horários, diários, mecanismo de ajuste que acabei de publicar. :slight_smile:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade