Completamente perdido!

Sou novo por estas bandas e muito verde no home assistant.
Recentemente tomei coragem e comecei a passar o youtube a “pente fino” sobre o assunto e depois de ver meia dúzia de videos de como funciona e como instalar resolvi dar uso ao meu velho raspberry pi 2 e mandar vir um google home. Começou a tourada!!!
Segui diversos tutoriais do youtube e apenas consegui instalar por uma vez e muito instável e lento.
Bem para tirar as duvidas lá fui comparar um rasp 4 com 4 gigas de ram pensando ter ficado com o problema resolvido, mas não…

Então os problemas que encontrei são os seguintes:

  • Ao instalar a versão do site https://www.home-assistant.io/hassio/installation/ para o rasp 4 ao colocar o cartão ele arranca e até consigo pingar mas não passa dali. Quando volto a tentar nova instalação vejo que foram criadas 5 ou 6 partições no cartão e vejo-me à rasca para eliminar todas as partições e formatar o cartão.
  • Ao seguir outro tutorial, instalei outra versão, a qual consegui instalar aceder remotamente e até configurar umas lâmpadas o problema é que não tenho eddons e em todos os tutoriais me falam deles para continuar a configurar outros equipamentos.

Sinto-me completamente perdido, já só me falta comprar outro cartão de memoria.

Podem esclarecer-me o que se está a passar?

Cumprimentos

Bom dia,

usaste o balenaether para formatar o cartão ?

Bem vindo ao fórum da CPHA @Broa, não esqueças de ler nos nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ.

Utilizaste algum dos tutoriais do nosso fórum? O problema de não teres os addons é porque instalaste o HA “normal” e não a versão do HA conhecida como Hassio que é a única com os addons.

Para formatar não, usei para passar a imagem para o cartão.

Obrigado

Boas @j_assuncao, não tenho a certeza se algum dos que segui era aqui do forum. A versão indicada (com eddons) é a da pagina https://www.home-assistant.io/hassio/installation/, certo?

Cpts

Sim, é esse mesmo. Existem imagens especificas para cada equipamento, tens a certeza que descarregaste a correcta? A versão para o Rpi 4 ainda não é estável, instala no Rpi 2 mas vai ser lento.

Grava a imagem com o Etcher e não te preocupes com as partições que o software trata disso.

@j_assuncao, é necessário fazer alguma configuração se ligar por cabo de rede?

Não é preciso nenhuma configuração e ligar por WiFi não é opção. Isso é um equipamento que tem de estar ligado 24/7 e precisa de ser fiável por isso o cabo é a única opção.

Boas @j_assuncao,

Carreguei o software num cartão novo no trabalho, cheguei agora a casa e ficou a funcionar na perfeição. Desconfio que o problema poderia estar numa de duas coisas, ou o cartão não estava ok ou tenho um problema no leitor de cartões do pc cá de casa.

Obrigado pela ajuda, vou começar a explorar, por sorte chegou hoje o google home.

Cpts

2 Curtiram

Se ainda tiveres a tempo de devolver o pi4 era o bom. Será sempre preferível começar no pi2 que já tinhas e guardar o dinheiro para um NUC.

@Luis_Andrade, vou manter o rasp 4 está a surpreender-me. A próxima aquisição vai ser o broadlink mas quero primeiro aprender a funcionar com o HA.

Acho que fazes bem em te manter com o pi com um bom cartão, gastar dinheiro em um Nuc é para pessoas bem decididas do que realmente querem e não para pessoas que andam a experimentar se gostam ou não deste mundo.
Caso depois queiras dar o salto, vendes ou aproveitas o pi para outro projecto, dá sempre jeito.
Aproveita e lê Muito o fórum pois vais encontrar muitos temas interessantes.

1 Curtiu

Pessoalmente, tenho uma visão diferente em relação a começar neste mundo do HA. No meu entender e reunindo as experiências de outros utilizadores, apesar do pi ser uma excelente plataforma, deverá só ficar para alguns testes iniciais.

Se fores questionar outro qualquer utilizador com um NUC ou equipamento idêntico, garantidamente, só vais ter uma resposta: " Não podia estar mais satisfeito e só tenho pena de não ter optado mais cedo…".

O grau de satisfação não só é devido a uma melhor performance, fiabilidade, versatilidade, segurança… como, acredito que o maior fator de satisfação é o tempo que podes poupar em fazer algo tão simples como um snapshot e rollback em poucos segundos quando estás a tentar implementar novas integrações, funcionalidades… ou, quando algum update corre mal.

Acredita que daqui a algum tempo quando já tiveres o HA com mais integrações e sentires falta das mesmas, vais ter um nível de insegurança e desconforto por saber que o cartão sd pode falhar (muito normal com o tempo e utilização) e que terás de recorrer a backups e restores que podem demorar muito tempo.

Em resumo, para começar estás bem!.. Contudo, num futuro ambiente de produção terás outras soluções mais robustas, versáteis e com maior nível de satisfação, segurança,… que irá garantir uma excelente experiência e rápido crescimento no mundo do HA.

@Luis_Andrade desculpa a minha ignorância, mas dá-me exemplos do que falas para ter a noção de valores e já agora qual o SO que corre.

Cpts

Tens NUCs para todas as carteiras, necessidades e gostos. Contudo, para o pretendido podes gastar entre 100-150 ou, um pouco mais dependente da quantidade de ram, disco, futuros upgrades,… agora, para comparar como novo, um celeron n4000 é uma boa aquisição face a performance/ valor/ consumos energéticos.

Para SO, o pessoal costuma instalar o Promox e depois cria uma VM com o hass.io.

Outra vantagem de teres um equipamento que possa ter mais RAM e processamento é “carregar” várias VMs e utilizares o mesmo para outros efeitos como serviços de NAS, IPTV, CCTV, cloud privada,… ou seja, o equipamento acaba por ser um servidor doméstico com inúmeros serviços complementares e integrados ao HA.

Se procurares no fórum sobre NUC e Proxmox tens já muita informação para tirares mais conclusões.

1 Curtiu

Hello @Broa,

Vou te falar da minha experiencia. Passei de um pi1 -> pi3 -> odroid xu4 (superior ao pi4) -> nuc :smiley:

Quando passei para o xu4, tinha o HA em docker e fazia do xu4 um nas para diversas coisas cá de casa. No entanto, a minha mudança para o nuc foi só por um unico motivo, estabilidade e segurança de funcionamento do HA.

Passo a explicar, quando começas com o HA tens pouca coisa, depois começas a acrescentar uma luz que se liga sozinha quando abres uma porta, depois passas a abrir o portão da rua com o telemóvel, depois o da garagem, depois script que te abre os 2, depois fechar as persianas ao deitar do sol… Como vê depois as coisas crescem exponencialmente e queres que te funcionam sempre… Com isso, depois surgem update ao HA que passas a ter um pouco de receio, ao pensar como faço rollback caso corre mal??? E se o sistema operativo for a vida, quanto tempo vou demorar a repôr tudo a funcionar???
Para poder colmatar esses pontos, qual a melhor solução??? É simples, um nuc com o sistema operativo proxmox. O sistema operativo foi a vida? rollback do ultimo snapshot feito (30seg), ou reposição do ultimo backup do sistema operativo (5min). Isso com o xu4 ou pi4, umas horas…
Queres fazer update ao HA, snapshot (30seg), update, correu mal, rollback (30seg).

Resumindo, no meu ponto de vista, quem quer o HA só para ligar uma luz ou uma tomada, o pi serve. Agora se pretendes integrar muito mais coisas, nuc + proxmox para teres a “casa sempre a funcionar”.

Espero ter ajudado.

3 Curtiram

Boas @ricain,

Compreendo que isto é sempre a aumentar dispositivos… e que ideias eu tenho para o fazer, mas quero ir devagar porque o tempo não é muito e ainda não me familiarizei com o HA, principalmente quando é necessário alterar o código e ando completamente à nora.
Agora uma duvida, neste momento tenho um pc ligado 24/7 apenas para gravar 4 cameras ip. Corre win 10 com um software com essa finalidade. A questão é, quala diferença deste pc (I3 com 4gb DDR e vários discos) para um nuc? Não posso instalar o promox nesse pc e ter uma VM para windows e noutra o HA? Pelo que tenho andado a ver nenhum nuc trás memoria incluída, por algum motivo ou é só para que possamos escolher o que queremos? Existe mais alguma diferença substancial de um nuc para um pc convencional?

Obrigado

Cumprimentos

No teu caso instalava o proxmox nesse PC e corria o Windows como VM em paralelo com o hassio.

Não uso proxmox, mas imagino que à semelhança do VMware exista um conversor de máquina física para virtual o que te permite gravar a imagem da máquina Windows, formatar/instalar o proxmox e depois subir a máquina Windows como VM.

Os equipamentos tipo nuc são ‘barebone’. Trazem um determinado hardware e o resto cada um coloca o que quer. A grande diferença que vejo entre o PC e o NuC( dependendo do nuc) será no tamanho e no consumo.

1 Curtiu

Ola @Broa,
O @tmarquespt já resumiu um pouco, mas para ti a diferença é no consumo energético entre o teu pc atual e o nuc. O nuc como referido pelo @Luis_Andrade com um cpu do tipo n4000 tem um consumo mensal de 1.34€ (nuc + 2 ssd em raid1 + 2 discos usb ligado por usb ao nuc).

2 Curtiram

No meu caso estou a utilizar um minipc MSI Cubi N5000, ONT da NOS, router da NOS, Gateway USG e um Switch UniFi 8 portas POE 60W com um Acess Point UAP-AC-Pro alimentado pelo switch.

Tudo ligado esta com um consumo de 35W.

Dá um consumo de cerca de 5 euros mensais.

3 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade