Como vocês têm a configuração da Voz em PT-PT?

Boa tarde,

Hoje fui à Mauser comprar o Assistente de Voz Okay Nabu e estava a tentar o integrar totalmente de forma local mas está a ser uma luta.

A minha ideia seria de usar o Speech-to-text local e, se necessário, usar a OpenAI para responder àquelas perguntas mais complexas.

O problema parece ser mesmo o faster-whisper não ser bom para pt-pt. A taxa de sucesso é de 2/10 o que não é aceitável, só mesmo falando calmamente e perto dos micros é que percebe qualquer coisa.
Entretanto experimentei o speech-to-text da cloud da Nabu Casa (Home Assistant Cloud) e parece funcionar perfeitamente! Mesmo ao longe ele percebe tudo. Solução ideal mas infelizmente é paga e não muito eficiente estar a enviar voz para a cloud tendo capacidade local de a processar.

Com isto, gostaria de saber como estão a configurar a voz nos vossos sistemas?

1. Qual o vosso Speech-to-text para pt-pt?
  2. Conseguem correr tudo localmente?
  3. Qual o melhor Speech-to-text na vossa opinião?
  4. Quais as vozes que usam?
  5. Que entidades estão a usar como agente para os comandos de voz?
  6. Usam apenas Alias para as vossas entidades?

Agradeço desde já qualquer partilha de experiências ou sugestões para melhorar a integração local deste sistema. Fico a aguardar as vossas opiniões!

1 Curtiu

yah! infelizmente tive o mesmo problema… comprei o raspberry pi com o hat de microfones, e com o fast-wisper, piper e local AI no servidor com GPU e mesmo assim a taxa de sucesso é algo como o que tu tens, por isso suspeito que seja mesmo o modelo.

PS: queria debruçar me sobre isto e treinar um novo modelo com uma voz diferente da do tugão mas enquanto não for para a minha casa não posso fazer isto.

eu quero algo assim
este YouTuber é que está a desenvolver isto com outras pessoas e penso que nos próximos tempos deverá lançar um produto completo (satélite e local AI).

Eu instalei o VOSK addon e funciona bem melhor que o Faster Whisper. Experimentem: https://github.com/rhasspy/hassio-addons

1 Curtiu

não conhecia este addon :wink:

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade