Como ver a imagem de uma camara na TV quando tocam à campainha

Uma das cenas porreiras que queria implementar na minha casa logo desde que me inicie no HA, era poder de alguma forma visualizar tranquilamente quem estaria a tocar a campainha de minha casa quando eu estivesse na sala a ver Tv, sem ter que interromper aquele momento.

Passado algum tempo, muitas ideias foram aparecendo e isto foi ficando para trás.
Hoje trago-vos o projecto que implementei de forma “barata” ou pelo menos quase toda a gente que está neste mundo tem o material necessário para o fazer.

O que é necessário:

Campainha RF, zigbee, wifi…
Sonoff Bridge ( somente se optares pela campainha RF)
Rpi, Box android, orange pi ( algo que de para instalar o kodi)
Broadlink mini
Camara que dê para integrar no HA ( eu usei um tlm android velho com a app ip cam instalada)

Bom então o cenário é:

Estás a ver TV no HDMI1, tocam a campainha, o meu sonoff bridge recebe esse sinal RF, e manda o HA correr uma automação para o Stream da Camara ser enviado para o PI,box…por sua vez manda o broadlink mini enviar uma comando IR para a TV mudar para o HDMI onde está ligado o pi,box… espera 5 segundos para veres a cara da pessoa que ta a tocar à campainha, e volta ao HDMI1 onde estavas a visualizar a TV.

Então, vais necessitar de instalar uma camara WIFI instalada perto da tua porta de entrada, ou no óculo da porta ( teu critério), vais precisar também de substituir a tua campainha normal por uma campainha rf,zigbee,wifi… , e vais precisar de instalar em uma box android, em um RPI ou em qualquer outro dispositivo o KODI.

Para configurares o kodi segue este Video a partir do minuto 1:44 até ao minuto 10:06.

Dentro do teu configuration.yaml colocas o seguinte:

media_player:

  - platform: kodi
    name: kodi
    host: 192.168.1.107 //substituis pelo Ip que foi atribuido ao teu pi/box/etc
    port: 8080
    username: root
    password: kodi

automation:


      
#Mostra a camara na tv quando tocam à campainha. 
  - alias: Campainha da escada
    initial_state: true
    trigger:
      platform: mqtt
      topic: tele/teste/RESULT
    condition:
      condition: template
      value_template: '{{ trigger.payload_json.RfReceived.Data == "9DC761" }}'  
    action:
    - service: media_player.kodi_call_method
      data:
        entity_id: media_player.kodi
        item:
          file: http://192.168.1.106:8080/video //substituis pelo stream da tua camera
        method: Player.Open                        
    - service: broadlink.send
      data:
        host: 192.168.1.83 //substituis pelo IP do teu broadlink mini
        packet:
        - 'JgBmAHA5Dg4OKw4ODg4ODg4ODg4ODg4ODg4ODg4ODg4OKw4ODg4ODg4ODg4ODg4ODg4ODg4rDg4ODg4rDg4ODg4ODg4ODg4ODisODg4ODisOKw4ODisODg4rDisODg4rDisODg4ODgAJgg0F' //substituis pelo codigo hdmi3 da tua tv
    - delay: 00:00:05
    - service: broadlink.send
      data:
        host: 192.168.1.83 //substituis pelo IP do teu broadlink mini
        packet:
        - 'JgBmAHA5Dg4OKw4ODg4ODg4ODg4ODg4ODg4ODg4ODg4OKw4ODg4ODg4ODg4ODg4ODg4ODg4rDg4ODg4rDg4ODg4ODg4ODg4ODg4ODg4ODisOKw4ODisODg4ODisODg4rDisODg4ODgAJgg0F' //substituis pelo codigo hdmi1 da tua tv
    - service: media_player.media_stop
      data:
        entity_id: media_player.kodi

Video de exemplo:

Esta é uma das formas de concretizar esta ideia, certamente haverão muitas outras interessantes, caso uses alguma partilha conosco.

4 Curtiram

Interessante ideia… Em que sitio colocaste a câmara ?

Em uma parede da escada junto à porta e aproveitei a lâmpada por cima da porta para passar o cabo de alimentação.

1 Curtiu

boas tenho um problemas diz que o media_player.kodi_call_method não existe… estou com a versão 0.99.2 …

Error while executing automation automation.campainha_da_escada. Service not found for call_service at pos 2: Unable to find service media_player/kodi_call_method
Ligação perdida. A ligar de novo...

Não sei se houve alguma alteração entretanto, uso ainda uma versão antiga do HA.
Só poderei testar para o próximo mês.

Ok obrigado é que ja ando a algum tempo a tentar resolver mas sem sucesso… O estranho é k o audio TTS consigo enviar para la… E toca na tv … outra coisa fixe era conseguir enviar por DNLA assim ja n era preciso o kodi… Mas tambem ainda n consegui dar a volta ao caso

Eu queria fazer algo similar mas para aparecer no tablet, sendo que a campainha é 220v estava a pensar usar um shelly/sonoff e colocar no input para fazer trigged da automação

Existem várias maneiras de fazer isso. Podes utilizar o cast para enviar para dispositivos compatíveis ou criar uma automação que faça mudar a página do HA para a que tem a camera.

Existe um custom card que faz isso. Faz abrir uma popup no lovelace com o que tu quiseres, neste caso com o feed da camara

2 Curtiram

@RodolfoVieira, será que podias por favor disponibilizar novamente o link para o ficheiro do video tutorial?
A minha camera é um esp32 com o esphome, estou a tentar seguir o teu tutorial para integrar com o kodi. Obrigado

O código que precisas está no inicio do tópico no video so te interessa a parte da configuração do kodi.

Eu ando ás voltas com este objetivo. Bem, neste momento tenho um Pi com câmara que me envia uma menagem para o tlm. Além disso, tira uma foto da pessoa que toca à campainha e envia um email com a foto para o endereço email pretendido. Dá para colocar mais que um email.
Relativamente ao teu projecto, não seria mais simples colocar uma esp32 cam e integrá-la no HA? O botão da campainha poderia ao mesmo tempo “acordar” os devices de onde acessas ao HA e simultaneamente acender uns led’s IR para poderes visionares à noite, ou mesmo emitir luz se a câmara não não tiver visão noturma. Isto é exequivel? Não será mais simples que o que expões?

Poderá ser mais simples sim, mas na altura quando fiz o tutorial, fiz com o que eu tinha disponível.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade