Sim. Onde estão identificados os pulsadores vai ser o T1 a enviar pelo relé um pulso de 220v que aciona o telerruptor.
então a solução dos 433 não agrada a ninguém ? ficando um como master a ligar e desligar a iluminação e os restantes por simpatia ?, tb não sei se é possível pois os restantes tinham que ficar com emissor e emparelhados no mesmo canal. Ou seja no caso de se ligar um T1 este manda o sinal e todos recebem , e esse mesmo que liga tb vai receber o mesmo sinal, não sei se vai ligar e desligar.
Em todas essas opções perdes o feedback do estado no HA… Para isso deixa a casa estar sem domótica!
Pode ser também solução. Pessoalmente, não sou muito fã de 433 sem rolling code ou algum nível de encriptação. As potenciais interferências são algo que podem causar comportamentos inesperados.
O estado da lâmpada pode ser atualizado, na ausência temporária do wifi/mqtt/ha, se estiver implementado qos de nível 2 para o mqtt no firmware. Contudo, não creio que o tasmota suporte este nível. Sabes se é possível @Maddoctor ?
Se não me engano, apenas tem qos 1…
NÃo é o caso, o HA estando no ar tenho total controle dos T1, alias é o que tenho nos que já estão instalados e a funcionar, trabalham autónomos ou ligados ao HA, bem como todos os sensores de CO, fumo e gás.
Um teleruptor de 2 canais pode retornar o estado para o T1 master. Ficando garantido assim o estado atualizado no mqtt e HA, quando voltar a estar disponível.
e sabes o esquema a aplicar ?
O esquema é simples… mas, depende do telerruptor.
Basicamente, o teleruptor vai fechar/abrir o circuito da fase quando é recebido um pulso de 220v que sai de um qualquer T1. No caso de um teleruptor duplo, utilizas o outro canal para fechar um circuito de um gpio do T1 master a gnd, como se fosse um switch adicional.
Se é para usar essa solução, há uma versão melhor…
Usa um shelly 1 em vez do telerruptor… Funciona tudo igual, com a vantagem de que ele transmite o estado ao HA!
essa do shelly 1 parece-me muito bem, vou para a net estudar o shelly 1, embora nesse cenário ficava um t1 sempre ligado,
Boa sugestão @Maddoctor. Em termos de preço, até deve ser mais barato do que um telerruptor. Talvez seja a solução mais simples e prática de instalar. Não a mais barata.
Contudo, uma solução de 3xT1 mais o shelly1… seria uma alternativa a tentar puxar o gpio para os outros interruptores.
Nenhum T1 vai ficar com o relé sempre ligado. Eles só enviam um pulso de 220v para o shelly. Quem vai gerir estados e relés é o shelly.
A ideia do teleruptor ou shelly… teria como objectivo manteres ao máximo a estética, com a desvantagem económica.
Um T1 num dos locais e 1 ou 2 destes resolve:
Certo que ficam a comunicar por 433 sem encriptação, mas se for só uma luz pode não ser uma falha de segurança muito grande!
Hmm, eu tenho uma ligação desse género, 3 interruptores para uma lampada, presumo que sejam 2 interruptores normais e um inversor de grupo que é o interruptor do meio dessa imagem.
Assim sendo, trocar os interruptores “das pontas” do circuito não deve levantar um problema com dois T1 com tasmota.
Se não houver WiFi, as mensagens mqtt perdem-se, mas electronicamente o botão funciona e acende a luz, com as settings certas ele mantém o estado do botão certo e quando houver WiFi, e se religar ao mqtt broker deve atualizar o estado.
O ponto aqui é só como substituir o inversor de grupo que serve para comutações acima de dois pontos.
(e serve de botão também), certo?
Não há smart Inversores de grupo ainda correto?
Tirando o inversor os dois T1 deixam de funcionar…
Se pegarmos num Sonoff T1 ou outro de 2 gangs metermos tasmota não dá para fazer um inversor de grupo via tasmota?
eu tenho um desses e funciona muito bem a questao é que fisicamente é diferente dos restantes, depois esteticamente nao vai ficar bem
a ideia é existir redundância e o circuito poder funcionar sem recorrer a tecnologia
Sim, o software dá para operar os interruptores internamente, sem recorrer nada externo.
Por uma questão de estética, se a programação do tasmota der, podias por um de 3 gangs com o espelho de 1 gang, usas botão central.
O outros 2 nao funcionam podes até remover os modulos de touch.
Se de alguma forma internamente ordenar os reles do gang 1 e 3 inverterem conforme de usa o gang 2, o do meio, criando um inversor de grupo via tasmota (internamente no interrupor)
Se houver WiFi, tudo reporta via mqtt ao HA, se nao houver WiFi, eles operam electronicamente sem problemas.
Isto é do que entendo até agora do tasmota e de inversores de grupo, posso estar enganado, um expert de tasmota é que podia elucidar se via a programação do tasmota isto funcionaria.
Até porque o ajudaria a si e a mim tb.
Só não troquei todos porque tenho montes de comutações duplas e uma tripla que me estão a dar a volta ao miolo no piso de baixo da casa.
É verdade que não é igualzinho, mas tem as suas parecenças .