Como substituir uma comutação de escada com inversor por sonoff T1

pessoal preciso de uma ideia brilhante para substituir os interruptores normais para os Sonoff T1, estamos a falar de uma comutação de escada com inversor, mas basta-me ter dois Interruptores, e nao pretendo mais nada a nar ser os sonoff para a casa ficar toda igual, e o problema é que pretendo que em caso de falha do HA continuar com eles em funcionamento como estão todos os outros, é um corredor com tecto falso e neste momento ja tenho uma sonnof a ligar em forma automática pelos pir, ainda tentei usando os 433 mas eles só recebem. Podia tentar acoplar um transmissor RF e emparelhar com os outros dois

@Luis_Andrade e @Maddoctor são os peritos em Tasmota. Já te irão dar uma resposta para resolver o teu problema.

1 Curtiu

Antes de mais será necessário entender duas situações:

  • O esquema que tens é exatamente (em termos de cabos e ligações) ao que tens fisicamente no local.
  • Pretendes ter os Sonoff T1 em todos os 3 ou 2 interruptores.

Pretendes usar 2 T1, certo?

A forma mais fácil é ligares um à lâmpada e o outro (ou outros) ficar apenas a mandar comandos atravez de rules, com uma rule do tipo:
rule1 on button1#STATE do publish cmnd/topicodooutro/power toggle endon

não esquecer também o comando rule1 on

tenho 3, não sei se o esquema é esse, mas verdade se diga os tubos estão passados e o que la esta é para sair, pelo menos o que la esta funciona nesse esquema, basta-me dois.

a ideia é tudo funcionar caso não ter HA

vamos a ver implementar esse esquema so com um ligado e os restantes via HA é pacifico, mas a ideia é ir mais alem como tudo o que tenho ligado, tudo funciona sem HA, e com o HA, sao muitos anos a virar frangos :grinning:

o meu método não depende do HA
Apenas de wifi e broker mqtt…
A alternativa é usar KNX no tasmota e aí só dependes do wifi… Mas isso é mais complexo…

não quero ficar dependente de absolutamente nada no que toca a tasmota, wifi, mqtt etc, o circuito tem que funcionar autónomo só com power

então com T1 e mantendo todas as vantagens de um interruptor inteligente, é impossível…

A solução do KNX por IP, apresentada pelo @Maddoctor, é muito boa. Infelizmente, fica ainda dependente do wifi e eliminas só uma camada no modelo de OSI e resolve o problema em caso de falha do HA.

Contudo, podes ter “cinto e suspensórios”. Para tal, tens várias soluções dependendo de alguns testes. Por exemplo:

  • Estender o gpio do T1 principal até aos outros interruptores. Está dependente da distância e isolamento contra interferências (ghost switch).

Pessoalmente, também gosto/tenho redundância em caso de falha do HA/wifi/… só deixo de ter luz se não pagar a conta ou algum interruptor/ tomada avariar :wink:

Concordo com o luís. Os meus também funcionam no caso de falha de wifi, HA, mqtt… A solução é usar shelly ou bh onofre, ou, para quem tem espaço, sonoffs, controlados pelos interruptores originais…

Podes também utilizar um telerruptor. Apesar do esquema que pretendes utilizar não é exatamente este, podes ficar já com uma ideia

mas isso consegui ligar e desligar os T1 sem wifi ?

Sim. Onde estão identificados os pulsadores vai ser o T1 a enviar pelo relé um pulso de 220v que aciona o telerruptor.

então a solução dos 433 não agrada a ninguém ? ficando um como master a ligar e desligar a iluminação e os restantes por simpatia ?, tb não sei se é possível pois os restantes tinham que ficar com emissor e emparelhados no mesmo canal. Ou seja no caso de se ligar um T1 este manda o sinal e todos recebem , e esse mesmo que liga tb vai receber o mesmo sinal, não sei se vai ligar e desligar.

Em todas essas opções perdes o feedback do estado no HA… Para isso deixa a casa estar sem domótica! :stuck_out_tongue:

Pode ser também solução. Pessoalmente, não sou muito fã de 433 sem rolling code ou algum nível de encriptação. As potenciais interferências são algo que podem causar comportamentos inesperados.

O estado da lâmpada pode ser atualizado, na ausência temporária do wifi/mqtt/ha, se estiver implementado qos de nível 2 para o mqtt no firmware. Contudo, não creio que o tasmota suporte este nível. Sabes se é possível @Maddoctor ?

Se não me engano, apenas tem qos 1…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade