Como saber quando o Home Assistant está online quando o reinicia! Uma dica para todos!

Acredito que muitos quando são obrigados a reiniciar seu raspberry pi, nuc ou o dispositivo em que o Home Assistant está instalado ficam apertando F5 no navegador até aparecer a tela de Visão Geral (Lovelace)! Seus problemas acabaram!
Com esse tutorial vou demonstrar que vocês podem receber uma notificação ou serem avisados pelo Google Home ou pela Alexa quando o Home Assistant está online novamente!

Ps. não é possível esse tutorial no node-red pois o node-red demora uns minutos até ser carregado, esse tutorial informa o momento exato que o Home Assistant se encontra online.

Vamos ao tutorial:

Vá em Configurações, Automações

Clique em Adicionar automação e depois em Skip

Coloque um nome para a automação e embaixo na parte de Gatilhos, em “Tipo de gatilho” selecione Home Assistant, deixe o evento marcado em Iniciar.

Para fazer o seu Google Home te avisar:
Em Ações, em “Tipo de ação” selecione Iniciar Serviço. Em Serviço escolha o tipo de TTS que preferir, eu escolhi o TTS Polly da amazon, pode ser o da google ou watson.
Em Dados do Serviço preencha assim:

entity_id: media_player.seugooglehome
message: 'O Home Assistant está online'

Para ser notificado no meu Telegram preenchi com o Serviço com a notificação sendo enviada para o meu usuário.

Não tem ainda o Telegram integrado ao Home Assistant? É só entrar aqui e integrar:

Um abraço!

4 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade