Como saber o estado de uma tv sem Wifi

:slight_smile:

Eu uso semelhante em uma das TV’s mas com o Chromecast e uma box Android para o Kodi. O Node-Red faz ping ao Chromecast e quando esta online envia uma msg MQTT.

switch:
  ## Q-MEDIA TV ON/OFF
  - platform: mqtt
    name: "Q-Media" 
    state_topic: "qmedia/tv/state/"
    command_topic: "qmedia/tv/ir/"
    payload_on: "online"
    payload_off: "offline"
    optimistic: false
    retain: false

Aqui so vemos TV Portuguesa atravez do Kodi entao fiz uma input_select com os canais e um script para cada tipo:

  ## SIC Channel though KODI
  sic:
    alias: 'SIC'
    sequence:
      - service: media_player.play_media
        data_template:
          entity_id: media_player.kodi
          media_content_type: "CHANNEL"
          media_content_id: 627

E numa outra TV faco o mesmo mas so com um Raspberry Pi Zero a correr o Kodi, a outra TV e LG Smart e ja diz o estado

hass_tv_channels

Nas TV’s/Kodi uso este comando todo configurado para o Kodi (raramente uso a parte de baixo o teclado)

2 Curtiram

Muito bom. Agora que entendi as possibilidades que esta pequena carta de interface wemos ou nodemcu pode fazer, já vejo como aplicar estes tutoriais.
Assim, já estou a pensar comprar mais umas quantos. :sweat_smile:

1 Curtiu

encontrei alguns problemas em relaçao a tv sem wifi tutorial
o problema é que quando ligo o butao de ligar tv a tv liga, mas quando reinicio o HA ele depois mostra-me o butao da tv como desligada quando na realidade está ligada, nos states o binary_sensor.tv mostra-me como off.
a soluçao ke encontrei foi usar o binary sensor ping, que basicamente vai efectuar pings ao ip atribuido á tv

binary_sensor:
      - platform: ping
        name: "tv"
        host: 192.168.1.122
        scan_interval: 10

nao sei se esta é a melhor soluçao mas funciona na perfeiçao
neste caso diria que so seria necessario compilar o esp de forma a ligar-se á rede(nao sei qual seria o melhor sketch a usar para este effeito)

Essa, de momento, é a melhor solução. Podes criar uma automação para quando o HA reinicia, ir buscar o estado da TV para actualizar no HA.

Mais logo vou ver o código para ver o que é possível fazer directamente no sketch. Podes confirmar qual é o sketch que estás a usar? É o Dumb2Smart,o Dumb2Smart Lite ou outro?

@j_assuncao ele está a usar o lite.

A única solução caso o HÁ reinicie ainda é fazer um Ping ao nodemcu da tv não é? Ou já há outra solução?

Bom dia malta, este sistema também funciona com boxs Android? Já alguém testou?

Porque não usas o Nmap ou ping ao ip da box?

@MadDoctor eu já uso o Nmap, não sabia é que também funcionava com as boxs Android. Obrigado pela dica.

Creio que também podes estar interessado em algo um pouco mais “poderoso”. Já conheces o:

Para fazer isto e mais umas coisas engraçadas com as boxes Android

@Luis_Andrade brutal, não conhecia mesmo… Se precisar de ajuda na configuração posso contar contigo?

Claro que sim. Contudo, ainda não explorei bem este addon por ser muito recente … só assisti a parte do desenvolvimento e alguns testes do Frenck

1 Curtiu

@Maddoctor desculpa estar a chatear novamente. Mas não existe mais nenhuma forma de saber o estado da box android sem ser por Nmap? É que como a minha box fica em standby o estado da box não passa para not_home. Obrigado pela ajuda.

Em princípio deves poder usar o tutorial da “TV burra”…

1 Curtiu

@Maddoctor obrigado, vou comprar material e vou testar depois dou feedback.
Muito obrigado pela vossa ajuda.

So precisas de um nodemcu ou wemos

1 Curtiu

@RodolfoVieira, desculpa a minha ignorância mas como faço download do ficheiro e como flasho o nodemcu ou wemos?
tenho de usar o toturial de flashas de forma simples qualquer esp?

Sim podes fazer isto… e o código a usar depois é
binary_sensor:

  - platform: mqtt
    name: sensor tv bia
    state_topic: "estado/tvbia"
    payload_on: "online"
    payload_off: "offline"
    device_class: connectivity

mas tens que exprimenta primeiro, se no USB dessa box ele corta a energia ao ESP, se cortar funciona se nao cortar não funciona.

1 Curtiu

Tenho de ligar la qualquer coisa para testar…
Muito obrigado pelo apoio…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade