Como medir a produção solar com um shelly EM ou 1PM numa instalação trifásica

A minha dúvida prende-se com facto de chegar 5 fios ao disjuntor trifásico e não sei se devo colocar a pinça do EM num fio de fase ou juntar os 3 para saber quanto estou a produzir. Sei que existe o Shelly 3EM mas o preço dele ainda é um pouco alto para o que pretendo e em teoria a “opção” juntar os 3 fios, deveria de dar, digo eu. Daí a minha decisão em perguntar aqui no fórum a ver se alguém tem algum conhecimento.
Obrigado

O inversor não te dá valor da produção? É bem capaz de ter porta RS485 MODBUS ou algo parecido.
@nikito7 talvez possa ajudar

Em sistema trifasico se não houver fugas à terra, juntar os 3 condutores vai dar “zero” de corrente (soma vectorial ) :wink:
O ideal seria o tal 3EM, com o EM, coloca numa fase e multiplica por 3, se o sistema estiver equilibrado (o que duvido), vai dar algo muito aproximado ao real.
Talvez tb se possa medir em DC, não sei que aparelho para iot há ai pelo mercado para medir em DC.

1 Curtiu

Sim deve bastar medir uma.

Pelo menos o meu produz igual pelas 3 fases

Fases, castanho e/ou preto. Neutro = azul. Terra = amarelo verde. A leitura faz-se nas fases. Não creio que consigas juntar as 3 fases numa só TI
Fisicamente acho dificil. Em termos de leitura, não deverá ser precisa. Colocar as 3 fases num PM, faz catrapum de certeza. É curto circuito pela certa. Por outro lado o PM só aguenta 16A

Ok.
Entretanto, peguei no meu EM que tenho instalado no quadro principal e tentei colocar os 3 fios das fases dentro da pinça e deu. Valores bastante fiaveis. Ao colocar um fio de cada vez , aquilo dava valores diferentes. Portanto, descartei a opção 1PM e vou investir noutro EM. By the way, colocando o fio neutro, o valor é praticamente o mesmo dos 3 fios das fases…
Fica aqui o meu feedback sobre medição da produção solar em instalações ou inversores trifásicos.
Obg a todos

Não sei o que andaste a fazer com os condutores, mas em trifasica as 3 correntes a passar pelo mesmo TI ( pinça) é “zero”, isto é assim deste que existe sistema trifsico :wink:
Quando não é “zero” é pk ou o sistema está desiquilibrado, ou então há fuga à terra.
Um Interruptor Diferencial é assim que funciona, soma as tres correntes num TI, verifica se é zero , se não for e ultrapassar deterninado valor dispara.

Só pode ser instalação feita/preparada para trifásico mas que na verdade é alimentada só em monofásico pelo contador.

Como falava em trifasico … nem me lembrei que podia ser isso, se for o caso, juntar os 3 condutores resolve

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade