Como interligar energia consumida da rede com a produzida em painéis fotovoltaico

Boa tarde,

Adquiri recentemente 5 painéis fotovoltaico com um inversor da huawei, e comecei logo a pensar integrar no HA para poder ir automatizando, ai apareceu-me um problema, não vou conseguir ter no quadro a entrega da energia dos painéis no quadro geral. Já tentei por diversas maneira passar um cabo do sótão até ao rés do chão , sem sucesso. Então a minha duvida é como integrar estas duas componentes produção/gasto em termos de Hardware para depois integrar no HA.

Obrigado

1 Curtiu

Com shelly EM. Se tens o sistema separado tens de por dois com um pinça cada um. Depois envias os dados por MQTT.
Tens outra forma com os Bhpzem do Bruno Horta tens também de colocar dois um na produção e outro na entrada do quadro geral. Eles também enviam por MQTT.
Não te esqueças que tens de ter rede nos dois locais.

Eu tenho as duas soluções a funcionar e tudo 5*.

Com os dois shelly, consigo na aplicação oficial configurar um como consumo e outro como produção? E no HA também?

Sim, é só meteres o nome. Se usares shelly podes usar isto e não perdes a conexão com a cloud da shelly https://github.com/StyraHem/ShellyForHASS

Era mesmo isso que precisava!!!

Depois de ir ver as característicasdo shelly EM, e procurar informação como montar, fiquei com uma duvida. Qual a diferença ente o EM e o 1PM, que é muito mais barato?

Tambem tens uma opção mais em conta mas que dá mais trabalho usando um arduino:
https://learn.openenergymonitor.org/electricity-monitoring/ct-sensors/how-to-build-an-arduino-energy-monitor-measuring-current-only?redirected=true

Eu tenho esta solução com o shield ethernet em que envio a informação para a internet (para ter historicos) e depois leio com o HA, no entanto poderas enviar directamente.

Apesar de dar mais trabalho, toda a solução ficou em cerca de 20€.

Edit: eu tenho só leitura de consumos mas com mais uma pinça pode ler tambem as produções

Entre outras,
Shelly EM leva duas pinças amperimetricas para fazer leituras não evasivas e mede dependendo da pinça até 120A.
Shelly 1Pm é feito para ler consumos instantâneos invasivos e só admite até 16A.

1 Curtiu

Boas,

Onde comprou os painéis em se possível em quanto lhe ficou a brincadeira?

Obrigado

Existem diversas lojas online em Portugal de venda de material fotovoltaico, eu fui a uma loja Espanhola, não que fosse mais barata mas que tinha o inversor e os painéis que queria, então comprei, 5 painéis jinko 400W (total 2000W) e um inversor huawei preparado para carregar baterias, que hoje em dia ainda não compensa. Total 2000€ + montagem.
Quanto à loja é a https://suministrosdelsol.com/, só poderei avaliar quando receber o material todo.

Qualquer duvida pergunte, estamos cá para isto…

1 Curtiu

@Broa isso seria um projecto muito interessante para ir apresentando aqui no fórum. Caso queiras abre um novo tópico e quando receberes o material vais colocando fotos e código que usares.

2 Curtiram

Assim farei, o mais certo é precisar da vossa ajuda.

1 Curtiu

Sem problema, no que soubermos ajudamos.

Eu uso à já uns anos um Wibeee.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade