⭐ Como integrar uma camera de um telemóvel ou tablet Android

A integração de cameras no Home Assistant é daquelas coisas que mais cedo ou mais tarde vamos ter que configurar, pois a sua utilidade acaba por ser uma mais valia, tanto para nossa segurança como para outro tipo de alertas.
Contudo por vezes nem sempre estamos dispostos a gastar dinheiro em cameras, pois ainda são caras e por vezes uma dá grandes dores de cabeça a configurar…
O que quero aqui partilhar contigo é conseguires com um telemóvel ou tablet que tenhas aí a mais que não uses , possas dar lhe alguma utilidade e usar a camera dele para integrares no Home Assistant.

Ok vais precisar de Instalar ISTO

Ok após instales o mesmo vai te aparecer isto:

Depois “andas” para baixo e vai te aparecer isto:

Clicas onde diz “Begin Server” e vai te aparecer isto:

Apontas em um bloco de notas ou onde queiras esse endereço IP que te aparece neste caso é:
http://192.168.1.72:8080

Agora dentro dentro da tua pasta config/packages neste caso (hassio) crias um ficheiro chamado cameras…yaml ou se já tiveres um outro ficheiros colas isto á dentro:

android_ip_webcam:
  - name: 'nome da camera'
    host: 192.168.1.72 

e dentro do teu groups.yaml ou outro ficheiro que ja tenhas criado colocas:

cameras:
  name: Cameras
  entities:
    - camera.nome_da_camera

O que te vai aparecer é algo tipo isto:

Como vês é muito simples, e muito útil eu por exemplo uso um dentro de uma caixa na escada do meu prédio, sempre que alguém toca a campainha que é 433, é publicado um tópico o Ha interpreta esse código e faz o tlm tirar uma foto e eu recebo via telegram a pessoa que tocou à campainha… isto é um exemplo podes fazer o que te vai na imaginação…

NOTA: A imagem que tu vais ver é actualizada de 30 em 30 sec salvo erro… para tu veres o stream ao vivo tens que clicar em cima da imagem.

1 Curtiu

Vale a pena acrescentar que dependendo do modelo do telemóvel ou tablet temos uma série de sensores e interruptores que podem ser


chrome

Eu criei uma automação para quando falhar a electricidade, e a bateria do telemóvel baixa dos 95% recebo uma notificação de blackout (que eu sei que não é realizável pois como ainda não tenho ups para o Router fico sem Internet antes disso… Mas fica a ideia!

Também é possível configurar um motion sensor baseado no próprio movimento da camera, isto é configurado no web server criado pela app no IP da camera.

Boa @Nelson_Angelo coloca a configuração aqui por favor de como colocar esses sensores.Para a malta saber.

Vou tentar…
edit

para a minha configuração das imagens no configuration…yaml

android_ip_webcam:
  - host: ip.gerado.pela.camera
    port: porta_gerada_pela_camera
    sensors:
      - battery_level
      - battery_temp
      - motion
      - video_connections
    switches:
      - night_vision
      - overlay
      - torch
      - video_recording

Componente Android IP Webcamera - hub

configuração possivel:

Example configuration.yaml entry

android_ip_webcam:
  - host: 192.168.1.202
    port: 8000
    sensors:
      - audio_connections
      - battery_level
      - battery_temp
      - battery_voltage
      - light
      - motion
      - pressure
      - proximity
      - sound
      - video_connections
    switches:
      - exposure_lock
      - ffc
      - focus
      - gps_active
      - night_vision
      - overlay
      - torch
      - whitebalance_lock
      - video_recording
1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade