Como integrar o risco de incêndio florestal em Portugal Continental

Partilho a configuração de um sensor que nos dá o nível de risco de incêndio florestal, num determinado concelho de Portugal Continental.

A fonte é o ICNF, através da informação do IPMA: http://www2.icnf.pt/portal/florestas/dfci/risco-temporal-de-incendio

# Risco incêndio ICNF
sensor:
  - platform: scrape
    resource: 'https://fogos.icnf.pt/rif/Stat_Global_Sensibilizacao_Riscolist2.asp?cmd=search&t=Stat_Global_Sensibilizacao_Risco&z_Distrito=%3D&x_Distrito=Lisboa&x_Concelho=Odivelas'
    name: riscoincendio
    select: "FONT"
    index: 1

No “resource”, onde diz “Lisboa” e “Odivelas”, deverão ser escolhidos o distrito e concelho adequados (respetivamente) para a região que é pretendida, de acordo com os menus no topo do site.

Abraço.

3 Curtiram

Boa partilha . obrigado :upside_down_face:

Otima ideia! :grinning:

Boas alguma maneira de ter só o grafico de risco de incendio?

https://fogos.icnf.pt/rif/Stat_Global_Sensibilizacao_Riscolist2.asp?cmd=search&t=Stat_Global_Sensibilizacao_Risco&z_Distrito=%3D&x_Distrito=Aveiro&s_x_Distrito=s%3DqWdZQQfoL0nvgPIqYxyvA0PCo96bPEO64Kr_WevIwu5pe7gS7lE38M5vMEWB4vcON5LOTfPWSb3kt3hZcepo69CpZHWNk1isNAOYbIl7L3rPXSk4dNC49H7uk_nBT4YQIeBbNEPISi-VbXiJ8jLk_Sy0PwUj1zLCVekURxXZSKGWQXmkvvfaM7RR9FXFhOb06Now8ebhvpYMRmOA2By7UgZ7Doph1OWkVcioDKcYbmH02XBBg_hjdHZSW_r-e3cAX6DuzU7AjWsajA6lmlxI8jcsIjCyxpghUaJSu3X4UTE.%26d%3DDB%26f0%3DFpmwLCgZZEKoWy0G6I4vzcn_Ir0bBCh3Jj5oiA..%26t0%3D200%26fn0%3D&z_Concelho=LIKE&x_Concelho=Águeda&s_x_Concelho=s%3DKj1QSYU6d6vtOSr-LV4nbavzwBeNMOlXncgVBJ7Y7t0hLNQ-GhdE0PRVwyByw7LqACxm1qRIoFW-4nxrb8Y_WPCqDoCzZsssEFsPDaXOK55PDWfm2wIzlAi-in0l-IPNWms4TmuQ7E_FP09eYqrSf_VFRNpOrPPdWI_RJjahZKvEvwgZP3acG3QCG_MDqnR962GB3DG1USnjw0L6olALeFkj8DrZ-NIOuezWFg..%26d%3DDB%26f0%3DSV4E0VTr4yFHHgr8lM38VtPvTje7R9iqqtAHDA..%26t0%3D200%26fn0%3D%26f1%3DixGZmwftVA1p4rkBpeiELcB9I00YmTxBNt7hNQyUJAM.%26t1%3D200%26fn1%3D

Poderás tentar fazer um scrape para “img src” e colocares numa entidade. Essa entidade será o input para integrares no Lovelace.

1 Curtiu

viva. penso que se poderia utilizar o card gauge mas teria que se fazer uma escala ate 5 que são os niveis existentes…isso é facil…
depois teria era que ser convertido o valor “REDUZIDO” para 1 por exemplo e por ai alem… eu nao sei converter valor em variavel, mas penso que seja facil para quem souber.

1 Curtiu

Aos interessados.

RiscoELEVADO

RiscoMAXIMO

RiscoMODERADO

RiscoMUITOELEVADO

RiscoREDUZIDO

3 Curtiram

eu tenho assim:
image
image

1 Curtiu

aproveito para dizer que acrescentando a linha abaixo ao sensor é mais facil utilizar para condicoes

value_template: "{{ value | trim }}"  
1 Curtiu

Boa tarde

Infelizmente na (mais uma) situação que está o a atravessar e aproveitando a tentativa de implementar informação proveniente do site FOGOS.PT conheci este sensor que já estou a usar mas pretendia adicionar mais informação relacionada com alertas de incêndios na minha área.

Alguém já tem outros sensores do site no HA?

A ideia seria sempre que existisse um novo alerta a determinados km’s receber uma notificação com distancia e local

só para avisar que a integração IPMA já tem um sensor com informação do risco de fogo

2 Curtiram

A questão que se impõe e que ninguém fez: como?

desde que tenhas integração IPMA o sensor está lá :slight_smile:

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade