Como instalar e configurar um Medidor de Energia PZEM-004T

Acontece comigo também. Porém utilizo com o ESP + Tasmota ao PZEM V3.

Fiz a conexão com resistor de 100 e não resolveu.
Então fiz essa conexão de 1k como você sugeriu, e agora não zerou mais, mas continua baixando o valor.

image

Será que se soldar a tal resistência maior (2K) resolve?

Qual a vossa opinião sobre os valores medidos? Eu tenho reparado que as leituras são superiores ao realmente consumido.

Por exemplo já tive leituras de 4000W quando tenho uma potência contratada de 3.4kVA.

Parece-me um erro exagerado.

Kw e kva são coisas muito diferentes… Lê sobre carga resistiva vs indutiva…

Não quando o factor de potência é 1. Não me recordo do FP mas este teste fiz com um forno e um termo ventilador, que é maioritariamente potência resistia.

Tenho formação nesta área (embora às vezes não pareça).

De qualquer maneira não pode o Pzem medir +17A quando os dijuntores são de 15/16A.

e o FP era 1? tens a certeza?
Às vezes é-se surpreendido… Ainda há pouco tempo descobri que piso radiante eléctrico não é “apenas” resistivo, nem de perto, nem de longe!
Quanto aos 17A, se for um pico momentâneo, não deverá disparar o disjuntor…

Não era pico… Deixei talvez um minuto… Mas posso testar melhor.

Sim claro que não era 1 mas talvez fosse 0.9/0.95.

Tenho de fazer uns testes com um multímetro e um secador :slight_smile:

Mas espero que aquilo conte mal porque a estimativa que fiz à contagem do último mês foi acima do que costumo pagar :slight_smile:

Boas… Segui o tutorial de @RodolfoVieira e não me aparece qualquer valor no tasmota…

Alguém faz ideia o que poderá ser?
Obrigado

Poderemos fazer alguma ideia se mostrares as ligações que fizeste.
Coloca aqui uma fotografia dessa instalação…Como também da configuração

ja troquei o rx pela pzem004, 016, 017 , mas continua sem dar nada…

IMG_20200313_230730

nao sei se conseguem perceber as ligacoes?..

@cafeoliveira exprimenta assim:

Já desligaste o serial log no Tasmota?

boa noite…fui confirmar e está 0 none

E já testaste como o @RodolfoVieira disse?

ainda nao… mas no esquema acima enviado por ele, no pzem onde diz AC o azul é o neutro e o castanho a fase certo? é que no tutorial está o inverso

O azul é sempre o neutro e o castanho ou preto a fase.

E onde viste no tutorial que está ao contrário?

O esquema de cores muda entre os esquemas… Mas tb já troquei e continua sem dar… E em comparação as minhas ligações só muda a alimentação do ESP… Que é por USB

o meu pzem é a v3.0… e nao soldei numa resistencia como ja vi aqui… pode ser esse o problema?

@cafeoliveira Sim pode ser esse o problema. Coloca a resistência como está descrito no git do tasmota.

Tenho um pzem V3 com a resistência ligado a um sonoff já á bastante tempo sem problemas.

Com o pzem V2 com e sem resistência é que não consegui ter valores como te está a acontecer…

@cafeoliveira fiquei sem perceber se já testaste o esquema que te coloquei acima.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade