Como instalar e configurar um Medidor de Energia PZEM-004T

nao @RodolfoVieira, mas achas que poderá resolver…é que como menos deveria me dar valores de entrada (tipo voltagem)

Sim poderá resolver…testa e depois dá feedback.

bem…esta dificil de meter isto a funcionar.

Para testes: Liguei uma lampada numa extensão e o CT no fase que vai até à lampada. Resultado= funciona bem.
Esquema: desculpem la o paint


Isto assim funciona bem. Problema quando tento transpor para o quadro geral.

Ao ligar tudo mas o CT na fase que vem do contador da EDP ate ao meu dijuntor principal, o resultado é 0 em todas as medições. Se usar apenas 1 dijuntor, consigo medir bem.

image

Alguem me consegue ajudar?

@xicoamaral ligaste na saída do teu dijuntor geral ou na entrada?Exprimenta inverter

@RodolfoVieira tentei das duas maneiras…dá-me 0 em tudo…

Se dizes que no teste que fizeste funciona bem…não estou a ver porque aí não funciona…tens a certeza que não está nenhum fio a fazer mal contacto?

nada…montei igualzinho, ate usei os 220v de uma outra tomada para nao ir aos dijuntores. Medi com multimetro e tenho 220v na entrada no sonoff, 220v na entrada no pzem, 5v no sonoff->pzem só não consigo ter leituras nenhumas quando o CT está na fase do dijuntor principal… nem antes nem depois.

ha aqui algum bruxedo que nao estou a entender…

Aquela pergunta parva, não estás a trocar a fase pelo neutro pois não?

Epá…vem 1 azul e um castanho da EDP…lol mesmo que estivesse ao contrário, mesmo neutro ele tinha que medir algo…(acho)

Deixo aqui a foto dos testes (falta o CT) mas vou ligar na fase que vai da caixa wago até a lâmpada.

@xicoamaral tenta lá isto…sff

Para melhor funcionamento terás que soldar uma resistencia no pzem.

@xicoamaral Confirma que estás a colocar o CT na fase, podes testar com um simples busca-polos para identificar a fase.
Tanto faz colocares o CT antes ou depois do teu interruptor geral.

Testa inverter a direção como o fio passa por dentro do CT. Não me refiro à ligação dos fios do CT ao pzem…

Não sei se o pzem faz deteção do sentido da corrente. Nos CTs utilizados na industria, sistemas de produção de energia… Os CTs tem de ser montados na posição correta. Normalmente tem de um lado a indicação P1 e no outro P2. O fio da fase tem de entrar no lado do P1 e seguir para o equipamento que vai alimentar.
Nestes CTs do pzem não tem nenhuma indicação. Quando montei o pzem que utilizo não liguei a isso… Ou tive sorte e acertei à primeira, ou então o pzem não faz distinção do sentido da corrente.

Se poderes faz o teste que agora fiquei curioso :wink:

1 Curtiu

Não consigo saber qual foi a solução, montei tudo na mesma como já tinha feito em testes e no quadro, e agora está a funcionar

image

não sei se é algo do meu quadro, tive que ligar os 220V numa tomada porque sempre que ligava num disjuntor, não media nada. O CT ficou entre a fase do contador EDP e o meu disjuntor principal.

Agora estou a ter o mesmo problema que ja muitos reportaram que é os valores no HA aparecem “desconhecido” já meti o tele a 15 mas está na mesma.

Mostra o teu log do sonoff sff

Nabice minha…sorry já está a funcionar tinha os topicos em RSL porque tinha o MQT mal configurado… agora está a funcionar. Obrigado pela ajuda!

Boa tarde. Depois de muito insistir e com a ajuda do @RodolfoVieira, do @ReDaLeRt e do @Encarnacao lá consegui instalar o meu PZEM-004T. O problema estava na versão do PZEM. Como tenho o PZEM-004T (V3.0) na configuração e no RX deve ser PZEM16 Rx (98) e não o PZEM004 Rx (63)
Obrigado a todos.

4 Curtiram

Atenção que desde 11/2019 os novos PZEM vem com o Tx e Rx trocados conforme https://github.com/arendst/Tasmota/issues/5765

Não estava a conseguir ler e ao pesquisar “as fontes” deparei com esse pequeno pormenor… quem como eu comprou o pzem 004 (V3.0) recentemente, tem de colocar as configurações do Tx no sitio do Rx e as que estão no Rx no Tx… Espero não ser confuso.

2 Curtiram

Ola pessoal desculpem mais um post do mesmo mas seguindo o que o Rodolfo colocou acima ( desde já o meu muito obrigado) não estou a conseguir ter os valores na webpage, com um Nodemcu e o pzem004 , consigo comunicar e tenho os valores todos, até aqui tudo bem, mas usando o sonoff basic com o Tasmota, os valores saem todos a zero… alguem me pode dizer o que estou a fazer mal?
all

será pelo facto do basic nao ter memoria suficiente?menu

tentei usar um V3 (com modbus) e seguindo aqui a dica de um post acima #André e configurar configurar o GPIO3 com o PZEM016 e o led piscou 2 duas vezes… e comunicou mas depois nada… fica tudo a zeros
vou soldar a resistência que ele indica e ver o resultado…

Pedro,
Aconteceu-me exactamente o mesmo. Na bacada de testes funcionava sempre, depois chegava ao quadro e nada. Depois mudei de Nodemcu , depois mudei o pzem e de repente depois de muita mudança lembrei-me de trocar o carregador / transformador da “treta” de 5v que estava a usar no quadro e com o novo de +2amp funcionou muito bem. Outro problema que tive a certa altura fui entender que a saída vu 5v apenas tem voltagem quando usamos um usb para alimentar o NodeMcu v3.

Em conclusão entre outras coisas temos que ter cuidado com o tipo de alimentação que usamos para os pzem / nodemcu. (no meu caso…)

Por falar no tema tenho um video recente que explica como no meu caso uso estes sensores. Nesta altura estou a aproveitar algumas ideias que tenho aprendido aqui no fórum para melhorar o reporting.
Obrigado ,

1 Curtiu

Boas pessoal.

Tenho um BH PZEM 004T V2 no qual coloquei ultima versão do firmware do BH (7.85) no entanto agora reparo agora que o energy (consumo kWh) está com o valor multiplicado por 1000 ao que estava antes com o firmware antigo. Ou seja está-me a dar consumos muito superiores ao que era suposto.
image
O valor devia ser 4078.210 e não 4078210.

Para contornar esta situação criei um sensor no HA para dividir este valor por 1000 no entanto este sensor não actualiza o seu valor.

Criei o sensor da seguinte forma:

- platform: template
  sensors:
    casa_consumo_kwh:
      friendly_name: Casa Consumo kwh
      entity_id: sensor.casa_consumo_kwh
      unit_of_measurement: "kWh"
      value_template: >-
        {{(states('sensor.energiageral_energy') | float / 1000) | round(2)}}


Ele aparece no HA mas não actualiza o seu valor.

Alguma coisa errada no sensor que criei?

Obrigado desde já.

PS: Eu sei que posso flashar Tasmota ou ESPhome mas quero testar o firmware do BH primeiro.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade