Como instalar e configurar um Medidor de Energia PZEM-004T

Olá mais uma vez, de volta, bem estou a afinar o bicharoco ainda, mas deixo aqui o estado do interface :slight_smile:

Vi em imagens acima do Luis Belo um power factor . Para que serve ? Posso o calcular?

1 Curtiu

Nice interface. Como fizeste esses gráficos e a lista dos meses?

esses gráficos sao feitos usando node-red dashboard

Utilizando o pzem e o sonoff, tambem consigo obter os dados relativos ás tarifas de ponta cheias e vazio? Para depois conseguir calcular em tempo real o consumo energetico em euros?
Obrigado

@gnggaspar
Sim, qualquer coisa que meça energia e integre com o HA pode ser usada.

Para completar mais um pouco do que o @j_assuncao disse, poderás depois usar:

Excelente amigos, vou avançar entao para a compra do pzem e do Conversor cp2102 ttl paea flashar o sonoff com tasmota…

1 Curtiu

Viva. Instalei agora o meu primeiro pzem e deu logo problema. Consigo apenas a voltagem, mas os consumos não dão.
Alguma sugestão?

Que configuraçã usaste?

Sem saber o código que utilizaste, as ligações que fizeste e esse tipo de informações é muito dificil de ajudar…

Mete foto da instalação do pzem…

meti tasmota, e configurei o tx e o rx. invertendo o tx com o rx, nem sequer volts tenho, ou seja . está bem configurado, mas o resto fica tudo a zeros e não me estou a refirir à visualização no HA. estava mesmo a ver no ip do pzem.
cheguei a trocar de ferrite, pois podia ser alguma coisa , mas não

1 Curtiu

Mete foto da instalação!

chamei-te agora no discord, porque pus lá a foto

@miruimo o que é uma ferrite??

é onde está a bobine enrolada

Mostra lá um foto disso. O que deves ter é uma CT…

experimentei com dois tipos
aquela redondinha que vem de origem e experimentei com a pzct-02, mas nem com uma nem com a outra

@miruim o pzem está ligado ao que? Tens que usar o TX e RX se calhar…e não ao d1 D2.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade