Como 'flashar' o Shelly2

Tenho uns sonoff Basic que consegui facilmente fazer o flash, mas no shelly2 não consigo ligação entre a placa e o shelly2. Ainda não consegui perceber se é erro do operador (pois estou a usar fios para fazer a ligação) ou erro de software ou mesmo de hardware.
Tens algum tutorial que possas partilhar?

Podes enviar mensagem privada para não estar a fazer off topic.

Abraço

já não está offtopic :wink:

como é que estás a fazer o processo? que fios estás a ligar e onde?

1 Curtiu

Sugestão:

Vou tentar mais uma vez.

então, o que estou a fazer é seguir um tutorial do sonnof (DrZzs) e trocar o dispositivo pelo shelly.

Posso estar é a fazer algum passo errado, estou a usar ESPeasy para tentar flashar.

Passos:
ligo os pinos aos “buracos” do shelly, depois ligo à placa usb na ordem como está no esquema do Arednst/sonoff (lado com a reta maior para baixo e da esquerda para a direita: 1º buraco -> RX; 2º buraco -> TX; 3º buraco -> VCC com junper para 3,3V; 4º buraco ligado direto ao 5º buraco (é preciso ligar a mais algum lado? tenho que “desligar” algum destes buracos assim que se liga o USB?)
depois corro o programa flashesp8266 que deteta a placa e escolho o ficheiro “sonoff.bin” e faço flash.
depois de tentar fazer o flash várias vezes dá o erro “flash failed”.

Estarei a fazer alguma coisa errada?

Agradeço desde já a ajuda.

O meu conselho é que uses o nodemcu-pyflasher para flashar em vez do esp easy.
Se calhar eu é que estou a perceber mal a tua descrição, mas o correcto é:
1º buraco -> RX; 2º buraco -> TX; 3º buraco - > 3,3V; 4º buraco -> GND (apenas no arranque para flashar); 5º buraco -> GND

ou seja, qunado ligo o usb ao PC quanto tempo depois tenho que aguardar para desligar o pino do 4º buraco?

Obrigado, pela ajuda Nuno Neves - ao ler as ligações aos buracos apercebi-me que estava a fazer asneira.
O meu erro era o mais basico de todos, tinha o VCC e 3,3V ligados ao mesmo tempo (tinha visto essa opção já não sei onde).
Desliguei o VCC e depois foi canja!!!

Vou experimentar a ver se já tenho Tasmota no Shelly!

Abraço

Afinal vou precisar novamente de ajuda.
O programa deu que o flash tinha sido feito, mas alguma coisa não correu bem pois agora nem a firmware tasmota nem a original.
Já tentei reflashar usando métodos/programas diferentes e o shelly2 não dá sinais de vida.
Nem se liga à minha rede, nem aparece qualquer rede para me ligar a ela para configurar.
Podem enviar-me o link para download da firmware que colocaram nos vossos shelly2 .
Já tentei o programa termite para fazer ligação pelo USB mas também não dá sinais de vida.

Obrigado pela ajuda

Escolheste a opção “erase flash”? Devias…
Por vezes o problema é o próprio ftdi que não consegue fornecer energia suficiente…
Experimenta ligá-lo aos 220v DEPOIS DE FECHARES A CAIXA DELE!
Sem nada conectado, claro!

Sem nada conectado quer dizer SEM FIO NENHUM NOS PINOS DA BOARD.

A caixa dá para fechar se os fios estiverem soldados :persevere::confounded:

Da primeira vez não fiz erase, mas da vez seguinte fiz.
Quando disse que não funcionava, foi mesmo porque liguei à tomada (sem os fios nos “buracos”) e não funcionou nada.
Não iniciou a configuração antiga (firmware original - IP já conhecido) nem o tasmota (nem ligado à minha rede - compilando através do ArduínoIDE- nem WiFi novo para configurar a ligação à minha rede).
Pode ser da placa. Tenho-a à cerca de 1 ano e é um modelo uart cp340g usb to ttl.

Qual o modelo que recomendam/usam? De que marca?

Usa uma versão precompilada!

Usa esta:
http://thehackbox.org/tasmota/release/020300/sonoff.bin

Obrigado pelas dicas…
Acredito que seja da placa. Pelo que estive a ver em tutoriais, são usadas placas com um chip deferente daquele que eu tenho. Pode ser por isso.
Vou comprar uma nova e depois dou notícias!

Já experimentaste a versão pré-compilada? Experimenta usando o erase flash e depois liga-o aos 220 com os cuidados já explicados e é provável que te apareça o AP dele…
Para flashar é provável que a placa tenha energia suficiente. Para o manter a funcionar em modo normal é que não…

Quando ligo à corrente 220V não aparece nada!

Vou rever todo o processo, se me poderem ajudar para identificar onde está o erro…
Modelo da placa: uart cp340g usb to ttl
Download dos seguintes ficheiros:
https://github.com/marcelstoer/nodemcu-pyflasher/releases/download/v3.0/NodeMCU-PyFlasher-3.0-x64.exe
http://thehackbox.org/tasmota/release/020300/sonoff.bin

Ligo o shelly2 à placa na seguinte ordem:
1º buraco -> RX; 2º buraco -> TX; 3º buraco -> 3,3V (tenho 3 pinos, 3,3V VCC, 5V -> ligo apenas ao 3,3V); 4º buraco -> GND (apenas no arranque para flashar); 5º buraco -> GND
Ligo a placa ao USB do pc, e quando dá sinal de se ter ligado um novo dispositivo (aviso sonoro) desligo o 4º buraco
abro o programa “nodemcu_pyflasher” seleciono a porta COM (COM4), seleciono o ficheiro sonoff.bin; baud rate 115200; flash mode Dual I/O (DIO); erase flash, yes; depois carrego no flash NodeMCU;
Piscam uns LED’s na placa enquanto faz o flash:
Depois fica como mostrado na seguinte foto (de inicio pensei que fosse normal, mas depois de andar a ver fotos na net, percebi que é suposto ser feito um reboot automático ao shelly mas o meu não faz - fica assim até desligar o programa).

Desligo a placa do shelly e ligo-a à corrente 220V e nada acontece.
Não aparece nenhuma nova rede WIFI para fazer a configuração.
E o software original foi à vida (também não aparece nada para configurar pela aplicação do shelly).

Podem ajudar-me então a identificar onde está o problema?

Abraço

@Ricardo_Ferreira o flash mode deverá ser em DOUT. E exprirmenta tirar a opcao do flash erase.

Boa noite Rodolfo,

Já tentei várias combinações, sendo uma delas essa, e até já tentei em outro shelly2, e acontece sempre o mesmo.
fica sempre aquela mensagem.
Se virem mais alguma coisa que esteja a fazer errado, p.f. avisem.
Entretanto já encomendei uma placa nova. Pode ser que seja disso!
Quando chegar volto à carga.

Obrigado pela ajuda!

Tens de usar outro ftdi… Está a dar erro de flash…

Obrigado Nuno pela ajuda.
Também me pareceu que fosse problema da placa ftdi.
Já encomendei uma nova. Espero que funcione

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade