Já há muito que tento obter localmente os dados “oficiais” de consumo e produção de energia elétrica que, para serem oficiais, têm de ser colhidos no contador da E-redes. Melhor, poder comparar o diagrama de cargas publicado pela E-redes com aquele que eu mesmo recolho localmente.
Enquanto um ESP + Tasmota pode dar-nos esta informação, eu optei por um controle maior e fiz um programa em python3 para recolher, gravar num ficheiro csv localmente e publicar os mesmos dados via MQTT. Isto dá-me um backup gravado no elemento de recolha e, como também envia os dados via MQTT, posso recebê-los e tratá-los como quiser no HA. No meu caso eu guardo no HA numa base de dados MariaDb.
Eu utilizei um ASUS Tinker velho que tinha. Qualquer raspberry (ou clone equivalente) que rode Linux e python3 e que tenha um adaptador USB-RS485 pode ser utilizado. Pode, inclusivamente, ser posto no próprio HA. A ligação à porta HAN é idêntica àquela que fazemos com o ESP/Tasmota.
Não faço qualquer tratamento nos dados recolhidos pelo que os números de consumo/fornecimento são em Watts e a voltagem real é obtida a dividir o valor por 10.
Quem tiver curiosidade/interesse pode baixar e utilizar o programa via: https://github.com/moferreira/prower_meter
O programa está super comentado, permitindo assim a qualquer um entender o que é feito e alterar caso queira.