Como configurar o TTS Polly

O Polly TTS funciona com todos os media_player do HA.

Não funciona com luxes xiaomi ? por exemplo, falar: turn off the lights ? funciona com a smartv samsung (apareçe como media_player ) certo?

Penso que deves estar a fazer confusão com o que é o TTS. O TTS é a conversão de texto-para-voz, o que o Polly faz é pegar num texto e converter para voz e para puderes ouvir essa voz tens de utilizar um media_player.

O meu esta me a dar um erro :
configuration.yaml:

media_player tv:
  - platform: samsungtv
    host: 192.168.1.50
    port: 8001


# Text to speech
tts:
  - platform: google
  
  - platform: amazon_polly
    aws_access_key_id: xxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    aws_secret_access_key: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    text_type: ssml
    voice: Cristiano

automation.yaml:

- alias: teste de horas
  trigger:
    platform: time
    at: '12:00:00'
  action:
    - service: tts.amazon_polly_say
      data_template:
        entity_id: media_player.samsung_tv_remote  #////////////// alterem aqui para o nome do vosso media player
        message: >
               <speak><amazon:auto-breaths frequency='medium'>OLÁ TUDO BEM? É AGORA MEIO DIA.</amazon:auto-breaths></speak>

groups.yaml:

tab_automationgroup: 
  view: yes
  control: hidden
  name: Automações
  entities:
    - automation.correr_combustiveis
    - automation.desligar_luz_lourenco_0000
    - automation.ligar_luz_lourenco_2125
    - automation.teste_de_horas

problema:

quando vou a aba das automoçoes e faço correr o testo de horas (despoletar) não ouço nada na minha tv samsung (ele diz q executa o comando mas nao ouço nada ! ) ???

Sé está a dar um erro, qual é o erro?

Tu tens
Media_player tv:
E isso não existe.

Terás que por apenas
media_player:

não dá erro. pesso desculpa…
já alterei para media_player:

media_player:
  - platform: samsungtv
    host: 192.168.1.50
    port: 8001

mas também não funciona, não ouiço nada na tv quando faço o despoletar do triger (teste de horas) … ?

não sei se ajuda mas quando carrego nos … da Samsung TV Remote apareçe a caixa de texto para falar (eu coloco uma coisa qualquer ) e faço play, ele chama o serviço tts/google_say chamado ( mas também nao oiço nada na tv )

A TV está ligada e com som quando mandas o comando?

sim esta ligada e com som… num canal qualquer…

Não tenho a certeza mas embora tenhas a opção de enviar texto e possas criar um media_player com a televisão, algumas versões de TVs da Samsung não têm implementada a função.

Testei agora com a minha TVs (Samsung) e também não funciona.

Sera q nao falta nada nas conf. de tv para isso funcionar ou pacotes a instalar no rasp. py ? Que aparelhos, posso ligar para funcionar com isso ? dá umas colunas bluetooth? Não da por exemplo ligar umas colunas ao rasp. py e utilizar por exeplo co comando
omxplayer example.mp3 >> passando o que ia dizer para um mp3 ?

Não, o problema é com alguns modelos da TVs.

@Skysurf caso tenha um telemovel android ou box podes testar usando o media_player do kodi

1 Curtiu

Viva @RodolfoVieira Parabéns pelo tutorial, pois está muito bom.

Já tenho a funcionar e de facto concordo que a qualidade do discurso é excelente e vai dar muito jeito.

Vou tirar agora partido de conseguir ter TTS :slight_smile:

Ocorre-me logo o tema do alarme, em que acordava a meio da noite com o barulho e não sabia qual era o sensor. (apesar de ter a notificação no telemóvel, ter logo o aviso do sensor é mais prático).

Obrigado!

1 Curtiu

Boa tarde amigos, estou com um grande problema, instalei o tss da amazon polly como os tutoriais, passa a passo bem certinho porem quando tento reproduzir uma fala de teste da o seguinte erro:

Falha ao chamar o serviço tts/amazon_polly_say. An error occurred (InvalidSsmException) whe calling the SynthesizeSpeech operation: Invalid SSML request

Alguém poderia me ajudar a resolver isso?

@Weckerlin podes colocar aqui a tua configuração da polly para se verificar o que puderá estar errado?

Oiiii no arquivo de configure esta assim:

tts:
  - platform: google_translate
  - platform: amazon_polly
    aws_access_key_id: !secret aws_access_key_id
    aws_secret_access_key: !secret aws_secret_access_key
    text_type: ssml
    voice: Ricardo
    #voice: Vitoria
    region_name: sa-east-1

Ok, e como estás a despoletar a voz? tens alguma automação feita? em Yaml , Nodered?

1 Curtiu

Nem uma, eu apenas vou no card da jbl link digito um texto de teste e aparece esse erro na tela.

Amigo, erro meu aqui, depois li todos os seus artigos e percebi que eu tinha que vincular ela a um media_player, fiz isso e depois rodei a automação. E funcionou muito legal! Eu estava executando o teste de maneira errada por isso que não estava funcionando!

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade