Como configurar o gateway da Xiaomi

Eu reiniciei mais uma vez o HA e esse erro do python não apareceu mais. Voltou os erros iniciais:

  • No data in response from hub None
  • Cannot connect to Gateway

Eu uso o Hassio no raspberry pi 3 b+. Eu atualizei hoje a versão para 0.89.0.

@Douglas mais uma questão, em que equipamento descobriste a key? em IOS ou android?

Android. Quando recebi o produto (GW) eu conectei na minha wifi pelo APP Mi Home, e em seguida reservei o IP 192.168.0.102.

Depois no APP solicitou uma atualização do GW e atualizei para versão 1.4._167.0158. Após isso foi onde comecei a configurar para integrar no HA.

@Douglas passa no nosso canal do Discord para falarmos no canal #homeassistant

@Douglas
Saiu hoje a Release 0.89.1 que trás alterações à gateway Xiaomi.

Bump PyXiaomiGateway version to 0.12.2

Ontem tentei ajudar remotamente o @Douglas mas não tive sucesso. Sei que andavam uns fixes por ai a rolar, para os MAC que começavam por 04. O MAC dele é um desses, pode ser que esse FIX desta nova versão resolva o problema.

Atualizei o HA, reconfigurei tudo outra vez, mas continua o problema. Consegue descobrir o gateway, mas não conecta.

  • [xiaomi_gateway] Cannot connect to Gateway
  • [xiaomi_gateway] Gateway discovery finished in 5 seconds
  • [xiaomi_gateway] Creating Multicast Socket

Eu pretendo comprar outro para testar.

Para resolver o problema parece que as seguintes instruções resolve:

Ou seja, editando os seguintes arquivos:

  • xiaomi_aquara.py
  • /sensor/xiaomi_aquara.py
  • /light/xiaomi_aquara.py

Mas como uso o Hass.io instalado (Raspberry Pi 3 Model B and B+ 32bit), não sei como alterar esses arquivos.

Qual o provedor de internet? Eu na altura que comprei o meu não o consegui por a funcionar com o router do operador. Mudei de router e deu logo.

@RodolfoVieira também informou que poderia ter algo relacionado a minha rede.
Atualmente uso uma rede de fibra ótica de uma empresa na minha região (Sul do Brasil). Mas pelo endereço que coloquei acima o problema parece ser para os MAC que começam por 04:xxxx.

Se eu conseguir alterar os arquivos conforme o endereço, talvez resolva.

@Douglas esse issue que colocaste não é para o teu problema mas sim para outro.
O teu caso é mesmo falta de comunicação na fase inicial ou seja o gateway não consegue comunicar… O problema que linkaste é outro que é uma perca de comunicação após a ligação que já havia sido estável.

Verdade @RodolfoVieira. Comprei outro Gateway e esse ficou com MAC 7C:XX:XX… Fiz o mesmo processo, apenas não atualizei a versão do Gateway, ao invés de atualizar peguei a key, atualizei as informações no HA (configuration) e reiniciei o HA.

Bingo. Conectou e aparece no HA.

O que posso concluir com isso? Não tem problema na minha rede. Realmente os gateway com MAC 04 estão com algum problema. Estou muito feliz de conseguir fazer dar certo o novo gateway e o outro devo colocar na gaveta. :disappointed_relieved:

Desculpem ter vindo tarde, mas queria deixar a nota pois pode ajudar outras pessoas.

Pode não ser efetivamente este o cenário, mas é muito similar ao que já me aconteceu.

Há uns meses tive um problema similar onde o HA não encontrava a gateway xiaomi, e estava relacionado com o meu router. Por algum motivo deixou de lidar com multicast e por isso motivo o HA não via a gateway Xiaomi. E depois de mt tempo investido para perceber o problema, resolvi com um reboot do router :slight_smile:

1 Curtiu

boa noite, comprei hoje o kit da Xiaomi com o gateway da midja e estou a tentar obter a password na app mas na app não me funciona aquele sistema de carregar 9 vezes no plug in, eu tenho iPhone ja tentei em android mas nem a região me deixa selecionar mainland china , so existe china e não estando com o pais Portugal não me funciona o getaway. se me puderem ajudar. eu no menu da app tenho la o mac adress , o ip e tenho para configurar uma senha para a app mas não deve ser essa que preciso certo?

Algo me diz que compraste a versão europeia (DGNWG05LM)…
A forma mais fácil de saber é: Precisas de adaptador para o ligar à tomada ou já vem com ligação europeia? Se já vem, é pena… Essa versão apenas se liga ao servidor europeu e apenas tem suporte para meia dúzia de sensores…

Acho que a única forma para os GW mais recentes é a seguinte (mesmo assim não sei se funciona na versão europeia):

" 1. Find specific screw bit like fork to open gateway case.
2. Find UART cable/board.
3. Solder 3 wires GND and RX / TX like here (Imagem)
4. Disconnect RX wire from UART module.
5. Dont connect Vcc (power) from UART to gateway.
6. Turn on gateway (220V).
7. Open putty application, connect to serial port (COM1-30) -select yours one0.
8. Wait for fully load of gateway, connect RX wire to UART.
9. You will see all messages of gateway.
10. Send command psm-set network.open_pf 3 , send it few time in case it was spammed by gateway and it can be lost in msgs…
11. Check your param by command psm-get network.open_pf to be sure its OK.
12. Turn off gateway.
13. Turn it ON.
14. Check your port.
15. Say thx to this guy - ds2003 "

infelizmente e a versão europeia não vai dar para fazer nada. vou tentar arranjar uma pen usb zigbee e pena e ficar com o gateway e não dar para fazer nada com ele

Pode ser que tenhas sorte… :wink:
Vê este link - https://github.com/cadavre/miio_gateway/blob/master/README.md#using-zigbee-button

muito obrigado, vou ver se entendo isto e vou experimentar

Boas @clansman estou na mesma situação com o gateway europeu. Tens o conversor uart USB? Queria comprar um mas não quero meter a pata na poça e comprar errado


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade