Como configurar o component Mediaroom para boxes Vodafone e Meo (excepto boxes 4K)

@tmarquespt fiz um update ao ficheiro inicial peço que o substituas.

Esse código esta definido para duas box minhas
uma é a media_player.box_sala outra é a media_player.box_quarto_bia

Consoante o teu número de boxs alteras esses nomes para o nome das tuas boxs, podes ver isso nos entities.
Fazes por exemplo uma pesquisa inteira no ficheiro onde diz media_player.box_sala e substitues pelo nome da tua box, caso tenhas duas substituies tambem o media_player.box_quarto_bia pelo nome da tua outra box.

Para veres o canal, basta teres a box ligada e depois onde diz: Escolhe a box selecionas a box que desejas se sala se quarto (esses nomes podes mudar no ficheiro e depois onde diz: Escolhe o canal seleccionas o canal que desejas e depois no final clicares em ACTIVATE onde diz: Clica para veres o canal

Para controlares o volume + ou - é so clicares tambem no activate em frente da box que queres alterar o volume.

Só para avisar que todas as correcções que aqui trabalhámos já estão incluídas na release 0.68

3 Curtiram

Ok obrigado, já funciona.

Quando chegar a 0.68 retiramos o ficheiro mediaroom.py em custom_components/media_player ?

Sim, penso que sim mas o @dgomes pode confirmar.

Nem mais! chegando o 0.68 é para apagar do custom

1 Curtiu

A mudança de canais também activa a automação para desligar a tv. Existem alguma maneira de ultrapassar esta situação?

Queres explicar melhor o q acontece ?

A automação deixada pelo Rodolfo Vieira para Ligar/Desligar a TV quando se Liga/Desliga a Box é activada sempre que se muda de canal. A Box passa do estado playing para o estado standy e novamente para o estado playing, fazendo com que ambas as automações sejam activadas. No meu caso sempre que mudo de canal a automação desliga-me a tv.

#Automação para desligar a tv quando a box é desligada.

  • alias: Automação box off tv off
    initial_state: true
    trigger:
    platform: template
    value_template: >
    {%- if is_state(“media_player.box_quarto_bia”, “standby”) -%}
    true
    {% endif %}
    action:
    • delay:
      seconds: 5
    • service: switch.broadlink_send_packet_192_168_1_111
      data:
      packet:
      • ‘JgCEAFceDh0ODw4PDh0eDg4PDg8ODw4PDg8ODg8ODw4PDg8ODw4dDg8dDg8OAAq9WB0OHQ8ODg8OHh0ODg8PDg4PDg8ODw4PDg8ODw4ODw4PDh0PDh0ODw4ACr5XHQ8cDw4PDg8dHQ4PDg8ODw4PDg8ODw4PDg4PDg8ODw4PHQ4PHA8ODwANBQAAAAA=’
    • service: homeassistant.turn_off
      data:
      entity_id: input_boolean.box_bia

#Automação para ligar a tv quando a box é ligada.

  • alias: Automação box on tv on
    initial_state: true
    trigger:
    platform: template
    value_template: >
    {%- if is_state(“media_player.box_quarto_bia”, “playing”) -%}
    true
    {% endif %}
    action:
    • delay:
      seconds: 3
    • service: switch.broadlink_send_packet_192_168_1_111
      data:
      packet:
      • ‘JgCEAFceDh0ODw4PDh0eDg4PDg8ODw4PDg8ODg8ODw4PDg8ODw4dDg8dDg8OAAq9WB0OHQ8ODg8OHh0ODg8PDg4PDg8ODw4PDg8ODw4ODw4PDh0PDh0ODw4ACr5XHQ8cDw4PDg8dHQ4PDg8ODw4PDg8ODw4PDg4PDg8ODw4PHQ4PHA8ODwANBQAAAAA=’
    • service: homeassistant.turn_on
      data:
      entity_id: input_boolean.box_bia

Pois… a automação do Rodolfo é perigosa… ja detectei varias boxes que transitam por breves segundos pelo modo standby volta e meia (não consegui ainda perceber o pq…)

O melhor seria alterar a automação do rodolfo para apenas desligar se estiver em standby uns largos minutos seguidos.

E isso passaria pela implementação de um timer? Ou existe maneira de saber essa informação directamente na box?

tens q escrever automação que vá buscar o last_updated da box e verificar se ja passaram alguns minutos.

@dgomes, depois de dar uma vista de olhos aqui e aqui, presumo que seja espectável que o componente funcione com a box Technicolor compacta actualmente distribuída pela Vodafone.

No entanto, no meu caso, as acções não funcionam - apenas o estado da box.
Logs: hastebin
(versão actual: 0.68.1)

É algo que deva esperar, ou seria suposto funcionar?
Avisa se preferires que abra um issue no bug tracker do GitHub ou se precisares que te envie mais info :wink:

@Miguel_Pragosa, eu tenho uma box da Technicolor e está tudo a funcionar. Podes publicar a tua configuração?

@j_assuncao, aqui tens:

media_player:
  - platform: mediaroom
    host: 192.168.1.67

Para o caso de ser útil, o nmap diz-me que a box tem dois portos abertos:

  • 8080 (http-proxy)
  • 8086 (d-s-n)

O porto 8082 surge associado ao serviço blackice-alerts, mas no estado filtered.

Olá, como é que é a tua rede ? Tens alguma firewall entre o HA e a box ? Redes diferentes ?

tenta ligar-te por telnet à box:

$ telnet 192.168.1.67 8082

PS: não devia ser necessario a linha “host” na tua configuração já que pelo debug o HA detecta a box

Viva, @dgomes.

Nada. Ligo-me directamente ao Huawei HG8247Q da Vodafone, portanto tudo na mesma rede.
A única questão é que o RPi onde tenho o HA a correr se liga pela interface WLAN. Em todo o caso, não estou a ver como isso poderia ter impacto.

Output do telnet:

Trying 192.168.1.67...
telnet: connect to address 192.168.1.67: Connection refused
telnet: Unable to connect to remote host

Por acaso :slight_smile: verifica as configurações do Huawei em termos de firewall.

Experimentar ligar o RPi directamente ao router (por ethernet) e testar o telnet.

Ou essa set-up-box tem um firmware novo em que mudou de porta, ou tens ai alguma firewall a bloquear o acesso. (estou mais inclinado a uma firewall entre WLAN e ETH)

O meu é um Huawei HG8247H com versão do equipamento 4B4.B e versão do software V3R017C00S120 e não tenho problemas com ele.

Não tens nenhuma dessas portas a ser usada por outro serviço?

O teu problema, quase de certeza é este:

Se for ou activas a opção ou ligas o Rpi por cabo.

Só agora consegui voltar à carga com este assunto.
Infelizmente, acho que o problema não será apenas isto.

A checkbox de que o @j_assuncao fala no comentário anterior está ON.
Em todo o caso, pouco importará, uma vez que liguei o RPi por ethernet e desliguei a interface wlan.
No entanto, continuo a não conseguir ligar-me ao porto via telnet.

Resultado actual do nmap -sT -p 8082 192.168.1.67:
8082/tcp closed blackice-alerts

Achei no entanto curioso que o porto UDP 8082 esteja assigned a um serviço chamado us-cli.
Resultado actual do nmap -sU -p 8082 192.168.1.67:
8082/udp open|filtered us-cli

@dgomes e @j_assuncao, são estes os serviços que têm associados a estes mesmos portos?

Já agora, o router é um HG8247Q com versão de equipamento 929.A e versão de software V3R017C00S120.
Como disse no início, a box é a Tecnicolor compacta actualmente distribuída pela Vodafone.
Seria interessante saber se alguém tem um setup idêntico e se consegue ou não usar os comandos do componente.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade