Como configurar estores com TASMOTA

Boas.

Segundo percebo, acho que te consigo ajudar. Tenho o meu estore motorizado há pouco tempo, e estou a usar um shelly2.5 com firmware original, mas estou a pensar colocar tasmota nele para experimentar esse firmware para estores, por isso tenho visto várias explicações sobre parametrizacões a fazer.

Pergunta 1 - Este “problema”, muito vulgar, parece-me que será resolvido ao colocares na consola o comando SetOption13 1. Este serve para dizeres se queres que o relé active instantaneamente ao clicares no botão (SetOption13 1) ou se queres usar o botão para comando multi click (SetOption13 0)

Pergunta 2- Sinceramente nesta já não tenho a certeza se te resolve o problema, mas com a documentação do tasmota à tua frente podes tentar perceber se este vídeo https://youtu.be/Z-grrvnu2bU
ainda está “actual”. O vídeo foi feito pelo responsável pela adaptação do tasmota ao controle de estores.

1 Curtiu

1 - O delay é devido ao facto de poderes ter multipress para funções diferentes… Se não quiseres multipress, passa a ser instantâneo… Basta fazeres Setoption13 1 na consola.
2 - calculaste, provavelmente, mal os tempos… Acrescenta mais meio segundo. De qq forma, há motores que demoram a reagir, nesse caso tens de modificar a calibração. Na wiki do tasmota isso está muito bem explicado

1 Curtiu

Seguiste o tutorial com a configuração específica para o Onofre? Não é igual ao shelly ou dual na parte dos estores… Lê bem o tutorial…

As configurações que pus parecem bem?

Sim, segui, acho que fiz tudo bem, mas de qualquer forma vou fazer reset ao tasmota e começar tudo de novo.

Pelo que entendo do tutorial, a única coisa que está diferente no Onofre, é o template, que só configura os pinos das entradas e saídas do onofre, certo?

No interruptor de mola ligo um gpio (12, 13) a um botão, e o outro no outro botão, depois o neutro ligo no L dos dois interruptores. Certo?

Constatei agora que o tutorial está incompleto… Foi mudado há pouco e não ficaram as alterações todas feitas, estranhamente… Espera até amanhã que já fica direito e depois podes segui-lo…

Ok :slight_smile:

Obrigado

O neutro?! O neutro só liga no N do onofre… Os interruptores funcionam com baixa voltagem! Acho que não percebeste o funcionamento do Onofre … coloca aqui um esquema das ligações…

@KaYs3r para que fique claro, no discord disseste que usavas interruptores normais sem mola…aqui já estás a dizer que usas com mola…
Afinal que interruptores estás a usar?

Tenho dos dois tipos. Estou a usar sem mola, mas se for necessário posso por de mola.

Nao é neutro, é o ground

Nesse caso é isso… Mas não foi o que escreveste no post…
O tutorial devia funcionar no teu caso com interruptores de mola… Para o Onofre é mais complicado com botões “normais”…

@KaYs3r

@RodolfoVieira É exactamente assim que tenho ligado
@Maddoctor mas então o tutorial está completo? Não precisa de nenhuma configuração diferente por causa da questão do funcionamento dos relés do Onofre de estores?

O tutorial estava só para Onofre, ou seja, houve algum problema ao publicar. Pode haver outras coisas erradas… Mas para Onofre não parece. De qq forma, amanhã já deve estar tudo verificado

@Maddoctor acho estranho é que nem na webUI do tasmota funciona direito. Isso não depende do tipo de interruptor ligado ao Onofre.

A UI é irrelevante porque nunca vai ser usada para esse fim, mas usaste shuttermode 1?

@Maddoctor eu só fiz o que diz no tutorial.
Sim, a ui n vai ser usada, mas se as configurações estiverem correctas deve funcionar, não? E no meu caso, carregue em qualquer um dos botões, ou desloque a barra da posição para qualquer um dos lados, o estore move-se sempre no mesmo sentido.

No tutorial diz para fazer Shuttermode 1 e interlock off. Fizeste? Coloca aqui o resultado de backlog shuttermode; interlock

@Maddoctor
00:01:24 CMD: backlog shuttermode; interlock
00:01:24 RSL: stat/tasmota_39A0B1/RESULT = {“Command”:“Unknown”}
00:01:24 RSL: stat/tasmota_39A0B1/RESULT = {“Interlock”:“OFF”,“Groups”:“1,2”}

Então não seguiste o tutorial todo… Não tens os estores activos - falta o setoption80 1


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade