Como alterar ficheiros de configuração através de um Add-on

Bom dia,

Estou a desenvolver um add-on que identifica os vários dispositivos presentes na rede tanto por IP como por MAC Address. O objetivo seria criar automaticamente um ficheiro yaml para fazer ping a todos os dispositivos identificados e evitar a parte de escrever manualmente.

Através do add-on não consigo aceder à pasta root e consequentemente ao ficheiro yaml que quero alterar. Também não consigo aceder à pasta pelo putty:

pi@hassio:/ $ cd root
-bash: cd: root: Permission denied

Existe alguma forma de alterar estes ficheiros através de um add-on? Se sim, como?

Obrigado!

Experimenta assim

sudo su
cd root

E porque não usar isto? Não serve? Tens a opção track_new_devices

Bem vindo ao fórum da CPHA @janeiro e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e também a nossa FAQ.

Se precisares de ideias, conselhos, tutoriais, projectos, dicas, etc tens muitas aqui no fórum. Caso tenhas alguma questão especifica, opta por abrir um novo tópico aqui no fórum pois as respostas às tuas duvidas irão posteriormente ajudar outros utilizadores. Antes de abrir um novo tópico usa a pesquisa do fórum para saber se o tema já foi tratado. Se já foi tratado usa um tópico já existente, lembrando sempre que o assunto a que os tópicos dizem respeito deve sempre ser respeitado. É prático ir colocando várias questões diferentes no mesmo tópico, mas depois torna-se inútil para os outros utilizadores a curto prazo e isto faz também com que seja difícil encontrar a melhor solução nos resultados da pesquisa do Fórum. A regra é: Novo Assunto = Novo Tópico .

Se quiseres conversar sobre algum tema que não diga respeito directamente ao Home Assistant ou para tirar uma duvida rápida, tens sempre o nosso servidor de Discord!

O nosso fórum usa como base a plataforma Discourse. Caso nunca tenhas utilizado esta plataforma, lê aqui como utilizar da melhor maneira o Discourse.

Conforme vais participando, a plataforma ir-te-á conhecendo melhor e as limitações a que os novos utilizadores estão sujeitos irão sendo levantadas gradualmente. Com o tempo, e com a tua participação, ganharás Níveis de Confiança que te darãohabiidades especiais para nos ajudar a gerir toda a nossa Comunidade de utilizadores. Para saberes mais sobre os Níveis de Confiança dos Utilizadores, clica no link.

As mensagens privadas não deverão NUNCA ser utilizadas para colocar questões que deveriam estar no fórum, e os Moderadores irão ignorar essas mesmas questões. As mensagens privadas deverão servir apenas para trocar informação que de outro modo não possa ser publicada (por conter dados pessoais como passwords, links, moradas ou outros).

1 Curtiu

Experimentei esse comando e consegui aceder à pasta root, no entanto esta não apresenta a pasta config como esperava, por isso continuo sem saber como chegar à pasta config para alterar os ficheiros yaml.

Quanto ao device_tracker, pelo que percebi a opção track_new_devices não funciona com a plataforma ping, que pretendo usar.

Se usares a instalação por docker, a pasta config encontra-se dentro do container do HA. Por HassOS penso que a pasta config esteja no caminho /config em vez de /root/config

Quanto ao device_tracker possivelmente usa o nmap que é muito idêntico ao ping, tem obrigatoriamente de ser ping?

E como esperavas que aparecesse a pasta config? Já experimentaste fazer um locate para ver o caminho completo para a pasta?

Consegui encontrar através do putty:

/usr/share/hassio/homeassistant

No entanto, não consigo aceder à mesma através do add-on, a pasta share não apresenta a pasta hassio.

O nmap não me dá informação sobre o round trip time e em vez de aparecer como connected/disconnected aparece como home/away.

O addon trabalha num container isolado de tudo o resto, há que ter isso em atenção. Não podes simplesmente aceder a tudo o que quiseres sem haver restrições de segurança.
Nunca desenvolvi um addon mas dando uma vista de olhos na documentação no site do HA, parece-me que te falta algo:
Em addon config procura pela variável map, deverá mapear a pasta /config dentro do addon

1 Curtiu

Parece fazer sentido, vou experimentar!

Funcionou, muito obrigado!
Só tive de adicionar esta linha ao ficheiro config.json:

"map": ["config:rw"]
1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade