Colocar Shelly 1 PM em quadro de piscina

Boa tarde! Gostava de trocar o relógio do quadro da piscina por um shelly 1 PM e o disjuntor da luz da piscina por um Shelly 1.
Sei que já existe um tópico sobre isso, mas como continuo cheio de dúvidas de como o fazer, estou abrir este novo tópico.
Obrigado
Stefano

Boas

Se não percebe nada de eletricidade talvez seja melhor chamar um eletricista.

Onde leu que não percebo nada?
Posso não ser nenhum expert, mas já fui eu que instalei todos os outros Shelly’s que tenho pela casa (luzes, persianas e medidores de consumo como o Shelly EM), e todos com ajuda de fóruns e vídeos na internet, mas obrigado pela sua fantástica dica e o esforço na ajuda! Talvez tenha de repensar o que faz em fóruns como este…

Mais alguém consegue ajudar-me pf?

Obrigado

Porquê o Shelly 1PM, há necessidade de medição do consumo?

Olá! meramente informativo, e consegui comprar o Shelly 1 PM por apenas + 4€ que o 1 normal, por isso achei que valeria a pena saber os consumos apenas da piscina.

Obrigado,
Stefano

E porque não optar pelo Shely 2.5 que tem dois canais com medição de consumos?

Também seria uma solução, mas agora já comprei o Shelly 1 PM e o Shelly 1 :frowning:
Será que me consegue ajudar na mesma?
Se vir que só consegue com o 2.5 também posso comprar o 2.5

Isso pode ser feito tanto com o Shelly 1PM + Shelly 1 como com apenas o Shelly 2.5. Seja qual for a opção basta seguir os esquemas de ligação que vê com os respetivos equipamentos.

A diferença de usar apenas o Shelly 2.5 é que fica mais barato (os Shellys que já tens podem ser usados para outras coisas) e ocupa metade do espaço, numa caixa com pouco espaço disponível e com equipamentos que provocam interferências no sinal wifi caso os equipamentos sejam colocados demasiado perto das fontes de interferência.

E como vais integrar isso depois no Home Assistant? Vais colocar como temporizadores?

Seguir o esquema que vem. ok! TOP
Não tinha pensado nisso… ajuda bastante, mas não no meu caso.

Sim, é essa a ideia e anular o relógio físico e facilmente alterar alturas para colocar o motor a trabalhar, inclusive uma regra caso esteja a produzir + de 1000 com os painéis ligar o motor (caso esteja negativo).

Obrigado

O Shelly não é um equipamento de protecção, portanto não substitui disjuntores. Interruptores ou temporizadores sim.

Além de seguir os esquemas há que ter atenção às limitações do dispositivo, nomeadamente amperagens. Esse temporizador parece indicar que é de 16A portanto o Shelly 2.5 (2x10A) não serve e o 1PM (16A) estaria no limite, o que costuma ser desaconselhado. Mas tudo depende da potência da bomba e das luzes.

Mexer na instalação eléctrica quando não se tem os devidos conhecimentos pode gerar avarias, incêndios ou outras coisas “engraçadas” e saber interpretar os esquemas deve ser básico para quem se propõe a fazê-lo. Daí a advertência do @Joao_Simoes.

Qual é a dúvida em concreto?

1 Curtiu

Boas! Por não substituir que tenho dúvidas de como fazer e por ter medo de fazer asneiras, que peço ajuda em termos de esquema uma vez que preciso de energia para alimentar o shelly.

Em resumo, tenho de utilizar o 1 por causa dos 16A, e deixar o disjuntor ligado e cortar apenas na aplicacao (ou colocar horários para ligar e desligar)

Estou mesmo confuso de como o fazer a nível de esquema.

Obrigado

Eu tenho o meu a controlar o quadro da psicina. basicamente fica antes do quando e deixas a bomba da piscina em manual. Ou seja é comandado antes. Não sei se percebe

Boas! Sim, também é uma ideia! Mas colocou no quadro geral?
No meu caso tenho um disjuntor no quadro geral só para o quadro da piscina, mas se fizer isso já nao consigo controlar a luz da piscina.

Vamos a esquema então do shelly 1PM.

O - ?
SW - ?
L - não ligo nada
L1 - Fase (fio preto por norma)
N - Neutro

Ainda a uma hora atrás, fiz num interruptor e apenas coloquei no O o fio que vinha da lâmpada e no SW o fio para o interruptor.

No caso do quadro fico confuso e queria ter certeza antes de meter maos a obra.

Não percebo o suficiente de eletricidade, aliás também abri o outro tópico por causa disso. O que eu fiz foi basicamente colocar o Shelly 1 PM (por ser de 16A e medir) antes do disjuntor do relógio e este ficou desligado. Fiquei apenas com o manual da piscina e o Shelly. Quanto às ligações do Shelly, é melhor pedir a outro, contudo quando tiveres isso ligado, tenho isso bem integrado no HA, depois diz se precisares.

Boas! TOP! Eu por acaso queria colocar depois do relógio para ficar com mais uma proteção, mas não sei se será possível em termos de ligações, mas para o final da próxima semana já conto ter algum tempo para ir para a “casa das máquinas” e fazer testes. Depois também digo como fiz ou se não disser nada é porque fui pelos ares :sweat_smile:

Eu vi o seu tópico antes de abrir este, mas quando olhei para o meu quadro, até me assustei com a falta de barramentos para terra e neutro como um quadro normal tem.
Daí ter algum medo de mexer, mas vou medir apenas as saídas de corrente e trabalhar a partir daí e penso que assim não farei estragos.

Obrigado


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade