Circuito com 3 interruptores mecânicos

Boa tarde.

Tenho algo deste género na minha casa e quero manter os interruptores, mas ao mesmo tempo ter a lâmpada sempre alimentada (a servir de router zigbee) e permitir que a luz ligue por automação, independentemente da posição dos interruptores.

IMG_2213

Alguém me consegue confirmar se estes esquemas estão corretos e se algum destes faz exatamente o pretendido? Um é com o Shelly 1 e outro com o Sonoff ZBMINIR2.

o esquema está mais ou menos correcto, isto porque? porque no sitio do switch 1 só vais ter disponível o sinal dos 3 comutadores. o fio da fase e do neutro terás de ir buscar á lâmpada e ao primeiro interruptor (Switch 3). normalmente no sitio do switch 1 nunca lá tens nem a fase nem o neutro.

Na caixa onde chega o fio da lâmpada, tens corrente?

Sim, tenho fase na caixa mais próxima da lâmpada

isso não deve ser a fase, mas sim o sinal do comutadores(são coisas diferentes)…deixa me fazer uma pergunta, quantos fios tens nessa caixa?

Se tiveres fase, é simples, mas convém ter certeza (tal como o @Duarte_Santos está a mencionar).

Com um Sonoff Mini R4,

• Fase - Lin
  • Neutro - Nin
  • Desligas o fio da lâmpada que está no comutador e ligas no Sonoff Lout
  • No comutador ligas uma ponta de fio (onde estava a lâmpada) e ligas no S2 do Sonoff

Olá,

Não se a instalação tem as tradicionais caixas de derivação para as luzes. Caso tenha deve ser bastante comum a fase vir da caixa de derivação para o SW1 e o sinal do SW3 voltar à caixa de derivação de novo.

Eu tinha as ligações assim no apartamento onde vivia e agora também na minha moradia (mas o eletricista fui eu por isso pode não ser standard).

Se assim for o L já passa pelo ultimo interruptor, e só precisas de puxar para lá o neutro.

Se é para teres a luz sempre alimentada não precisa de a ligar ao Shelly/Sonoff, ligas diretamente à fase.

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade