CC2538 + CC2592 - Como construir o melhor coordenador ZigBee V2 - Update

Boa noite
Obrigado pela rápida resposta.
Pareceu-me mais simples a configuração no home assistant, mas não testei o Zigbee2MQTT (isto parece os que dizem que não gostam sem provar). lololololololol
Não tenho como testar, mas dentro de alguns (largos) dias já vou testar pois acabei de mandar vir o material do ali.
Devia ter feito logo em vez da raspbee2 que não funciona com ssd a não ser que fique longe…

Bom dia a todos.
Em primeiro lugar agradeço o trabalho realizado neste forum. Descobri-o recentemente por referência de um amigo e o conteúdo é fantástico. Espero poder vir a contribuir.

Este fim de semana construí este coordenador seguindo as instruções deste tópico.
Bootloader OK.
Firmware flash OK.
ESPEasy OK.

Mas no momento de testar através de WI-FI o coordenador não responde às queries to Zigbee2Mqtt.
É muito estranho… Se alguma ligação estivesse mal feita então suponho que não poderia flashar o CC2538, mas posso fazé-lo sem problema e o checksum é o indicado no post acima.

Em relação ao Zigbee2Mqtt (Z2M), consigo ver nos logs do ESPEasy que o ESP8266 recebe a comunicação mas o Z2M desiste 6 segundos depois por não ter resposta do CC2538.
O erro mostrado nos logs do Z2M é que não pode comunicar com o “adapter” após 6000ms.

Vi no forum da TI que na livraria do stack3 havia um erro que fazia com que o CC2538 recebesse mas não transmitisse; i.e. o TX não funcionava. Mas suponho que esse erro foi corrigido no firmware atual.

Algum de vocês tem este coordenador a funcionar na modalidade WI-FI?
Alguma dica extra que deva saber?

Muito Obrigado a todos e continúem este excelente trabalho.

Abraço,
Juan

Boas…

@JuanR Eu tenho a funcionar por WiFi desde que construí a primeira versão que está neste tópico.

Nesse mesmo tópico o @Canossa também teve dificuldade em colocar a funcionar por WiFi da forma descrita no tópico e diz que conseguiu resolver utilizando a porta 8485. Vê este post.

De momento tenho a primeira versão que está no outro tópico a funcionar por WiFi e a versão que está neste tópico como router.

@FSousa , muito Obrigado.
Posso flashar o CC2538, no entanto, se utilizo o comando, em modo de programação para ver se o CC2538 está diaponivel (python cc2538-bsl.py -p COM3), só me funciona durante aprox 10 seg e depois tenho que desligar e voltar a ligar pata ter acesso ao CC2538…
Suspeito que o meu CC2538 nao está bem…
Vou testar este fim de semana e depois digo qual o resultado.

Bom dia
Já chegaram o CC2538 e D1 mini, e não esperei pela antena e meti-me ao trabalho.
Tudo correu bem a primeira a não ser um erro de reiniciar a raspberry para iniciar o modulo por usb e por isso não estava a conseguir. ( fica a dica, desliguem a raspberry, liguem o dispositivo por USB e liguem novamente).
Confirmo também o funcionamento com a integração ZHA (zigbee home automation).
Vou esperar pela antena mas entretanto vou saber onde posso imprimir a caixa para ficar tudo top.
Mais uma vez muitos parabems Amigo Filipe Sousa.

@bandido Podes utilizar isso mesmo sem antena que vais ter bom alcance.

Quando montei a primeira versão, no inicio também ainda não tinha antena, testei sem antena externa e tinha cobertura em toda a casa no rés do chão. Não cheguei a mudar a resistencia na pcb do CC2538 para utilizar a antena da PCB. Utilizei mesmo sem nenhuma antena e fiquei impressionado com o alcance.
Tem melhor alcance o CC2538 sem antena do que o antigo CC2531 com antena externa.

É bom saber que também funciona com o ZHA, embora eu prefiro o Z2M…

Quando tiveres o teu pronto coloca umas fotos do resultado final. :wink:

Eu desafio até todos os que fizeram este projeto de partilhar as fotos do resultado final!

Boa tarde
Desculpem só responder agora mas tem sido muito difícil no trabalho.
Não quero usar sem antena externa pois tenho medo que o andar de saída queime, mas se a antena demorar vou rodar a resistencia…
Assim que tenha caixa eu meto fotos…

Olá, tentei fazer usando o raspberry pi 4 e está dando o erro abaixo. Será que preciso mudar algum parâmetro nos arquivos de configuração ?

Boa noite

Dá-me o mesmo erro.
Com o primeiro CC pensei que vinha avariado e mandei vir outro, é igual ao da segunda placa.
Dá-me o mesmo erro que no post acima.
Já tentei com os dois ficheiros que são mencionados no guia.

Conseguem dar uma ajuda?

Cumprimentos
Nuno Reis

nao ha outra forma de Desbloquear sem ser com o raspberry pi?

Boas pessoal!

Estou com um problema ao flashar o firmware, parece que não se consegue conectar…

Supostamente o bootloader foi desbloqueado:

2

Tenho a segunda versão…
Já revi todas as ligações e está tudo bem…
Alguma ideia?

entretanto reformei o meu CC2531 e CC2530+CC2591 e comprei um conbee 2, acham que o conbee serve para mais de 50 dispositivos com tendencia a aumentar ou melhor ir para uma solução destas?

Consegues ter mais do que 50. No meu caso já tenho cerca do dobro (aproximadamente 100), no conbee 2. Contudo, vai sempre depender do número de routers visto que direto ao coordenador não é possível ligar tantos,… qualquer que seja o coordenador.

2 Curtiram

eu posso usar os CC2530 e CC2531 como routers, o zigbee2mqtt faz a gestão do roteamento automatico ou tenho de emparelhar manualmente a esses routers?

A gestão é toda feita pelo coordenador e o emparelhamento é transparente, ou seja, não importa se estás a fazer pair junto ao coordenador ou ao router.

1 Curtiu

Estou com problemas em soldar os fios na placa CC2538 + CC2592. Os sitios da solda são quase microscópicos não consigo mesmo soldar isto. Alguma dica que ajude ou alguém que venda isto já pronto?

Desculpem não responder antes.

@as13 A dica será treinares as soldas em outros equipamentos que estejam estragados antes de começares pelo CC. Não há muito a fazer… Só lá vai com treino. Um bom ferro de soldar ajuda, mas a parte mais importante é mesmo o treino. Ferros de 50€ não soldam sozinhos :wink:

Quanto a este projeto, de momento acho que só o devem seguir se gostarem mesmo de DIY e por carolisse. Ou então precisarem mesmo de um coordenador ligado ao Wi-Fi de casa para o poderem colocar longe do equipamento onde tem o HA.
Com a potencia e antenas externas dos coordenadores que existem de momento, na grande maioria dos casos não é necessário colocar o coordenador num ponto central da casa.
Eu cheguei a ter o meu ligado por Wi-Fi num ponto central da casa durante uns meses e recentemente mudei para ligação por USB. A rede zigbee com alguns routers acaba por criar uma rede mesh que dispensa a ligação direta dos equipamentos ao coordenador.

Quando este coordenador foi feito não existia a oferta de coordenadores zigbee para Z2M que existe nos dias de hoje. Hoje em dia a lista é enorme…
Basta darem um salto ao site do Z2M e vão ver que existe muito por onde escolher.
Embora não tragam grandes vantagens práticas, os coordenadores mais recentes já trazem o CC2652x.

Quando houver stock, penso que um dos coordenadores com melhor relação qualidade/preço será o SONOFF Zigbee 3.0 USB Dongle Plus

Embora não esteja a precisar, (tenho um CC2538 como coordenador e outro como reserva) tenho um SONOFF Zigbee 3.0 USB Dongle Plus encomendado :grin:

Não se trata de ser DIY a placa é que é mesmo muito complicado para soldar. Segundo depreendo o novo Sonoff dongle também é bom?
Obrigado pela resposta.

Pelas caracteristicas do SONOFF Zigbee 3.0 USB Dongle Plus tem um CC2652P + CP2102N que é o melhor que se pode encontrar na lista de coordenadores zigbee publicado no site do Z2M.
Tem um amplificador que vai até aos 20dBm. Os outros cordenadores com o CC2652R(B) “só” vão até 5dBm.

Com estas caracteristicas e o preço a que estão a vender, acho uma excelente relação qualidade/preço para quem quiser utilizar Z2M ou ZHA.

Isto na teoria… Na prática só testando…

Eu estou à espera de um que deve chegar lá para o natal…

2 Curtiram

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade