CC2538 + CC2592 - Como construir o melhor coordenador ZigBee V1 (DEPRECATED)

Sim… podes ter por exemplo o ESP Easy no Wemos configurado para funcionar por WiFi e ao fazeres a ligação entre o RST e GND do Wemos ele vai iniciar e “modo” FTDI para usares o CC2538 com a ligação USB.

isso merecia um switch para ‘update mode’ :slight_smile:

Talvez na próxima versão da caixa que estou a desenhar tenha opção com dip switch para ativar o Wi-Fi ou USB e para “update mode”…

Tenho uns dip switch que parecem ser bons para isso… :wink:

1 Curtiu

muito interessante, mas muito complicado, o que era bom era alguém fazer uns poucos e vender tudo já pronto, só ligar o usb e pronto :smiley:

Não é complicado, manda vir o material :slight_smile:

Olá, a mim esta a dar erro ERROR: Hex file contains invalid record at line 7
Sabem qual o erro que posso estar a cometer?

pi@raspberrypi:~/cc2538-bsl $ sudo python3 cc2538-bsl.py -e -w -v -p /dev/ttyUSB0 -w JH_2538_2592_ZNP_UART_20201010.hex
Opening port /dev/ttyUSB0, baud 500000
Reading data from JH_2538_2592_ZNP_UART_20201010.hex
Your firmware looks like an Intel Hex file
ERROR: Hex file contains invalid record at line 7

@Canossa O firmware mudou de sitio nesse git… Agora está dentro de um zip, por isso te está a dar esse erro.

Tens de ir a este link firmware fazer download do zip JH_2538_2592_ZNP_UART_20201010.zip e extrair o ficheiro do firmware para a pasta que pretendes.

Podes utilizar o método para flashar por windows se achares mais simples para fazer download do zip, descompactar e mover o ficheiro para a pasta certa…

Se utilizares o método de flashar por windows já ficas com tudo preparado para no futuro poderes atualizar o firmware caso hajam atualizações disponiveis.

@FSousa obrigado pela ajuda.
Já consegui flashar, mas agora quando ligo ao intel nuc, não detecta a porta. (desliguei o PA0
7), até Já desinstalei o addon.
já testei com o wemos e com um ftdi, e nada!

Tens as ligações que estão aqui?

Se estiveres a utilizar proxmox, estás a passar a porta USB onde tens o wemos ligado no minipc para dentro da VM do home assistant?

Se não conseguires por USB testa a opção wi-fi… Só tens de retirar um fio e configurar o easy esp no wemos…

Tinhas razão, faltava definir no Proxmox a porta :sleeping:
Contudo não funcionou na mesma.
Resolver ir pela variante do Wifi, mas após flashar o Wemos, continua a não trabalhar!
Erro no wemos:

32093: WD : Uptime 1 ConnectFailures 0 FreeMem 20656 WiFiStatus WL_CONNECTED ESPeasy internal wifi status: Conn. IP Init
32272: Ser2N: Client disconnected!
37373: Ser2N: Client connected!
56473: Ser2N: Client disconnected!
61673: Ser2N: Client connected!
62091: WD : Uptime 1 ConnectFailures 0 FreeMem 20656 WiFiStatus WL_CONNECTED ESPeasy internal wifi status: Conn. IP Init

Erro no HA:

Zigbee2MQTT:error 2021-03-08 23:16:51: Error while starting zigbee-herdsman
Zigbee2MQTT:error 2021-03-08 23:16:52: Failed to start zigbee
Zigbee2MQTT:error 2021-03-08 23:16:52: Exiting...
Zigbee2MQTT:error 2021-03-08 23:16:52: Error: Failed to connect to the adapter (Error: SRSP - SYS - ping after 6000ms)
    at ZStackAdapter.<anonymous> (/app/node_modules/zigbee-herdsman/dist/adapter/z-stack/adapter/zStackAdapter.js:94:31)
    at Generator.throw (<anonymous>)
    at rejected (/app/node_modules/zigbee-herdsman/dist/adapter/z-stack/adapter/zStackAdapter.js:25:65)
npm ERR! code ELIFECYCLE
npm ERR! errno 1
npm ERR! zigbee2mqtt@1.18.1-dev start: `node index.js`
npm ERR! Exit status 1
npm ERR! 
npm ERR! Failed at the zigbee2mqtt@1.18.1-dev start script.
npm ERR! This is probably not a problem with npm. There is likely additional logging output above.
npm ERR! A complete log of this run can be found in:
npm ERR!     /root/.npm/_logs/2021-03-08T23_16_52_074Z-debug.log

Config do HA:

data_path: /config/zigbee2mqtt
external_converters: []
devices: devices.yaml
groups: groups.yaml
homeassistant: true
permit_join: false
mqtt:
  base_topic: zigbee2mqtt
  user: MQTThass
  password: passMQTT
  server: 'mqtt://core-mosquitto:1883'
  keepalive: 60
  reject_unauthorized: true
  version: 5
serial:
  port: 'tcp://192.168.1.131:1775'
advanced:
  log_level: info
  pan_id: 6759
  channel: 11
  network_key:
    - 1
    - 3
    - 5
    - 7
    - 9
    - 11
    - 13
    - 15
    - 0
    - 2
    - 4
    - 6
    - 8
    - 10
    - 12
    - 13
  availability_blocklist: []
  availability_passlist: []
device_options: {}
blocklist: []
passlist: []
queue: {}
frontend:
  port: 8099
experimental: {}
socat:
  enabled: false
  master: 'pty,raw,echo=0,link=/tmp/ttyZ2M,mode=777'
  slave: 'tcp-listen:8485,keepalive,nodelay,reuseaddr,keepidle=1,keepintvl=1,keepcnt=5'
  options: '-d -d'
  log: false

As ligações estão verificadas, Tenho GND; 3V3; TX; RX
Flashei pelo windows sem erros…

Sabem o que se passará? Será o modulo CC2538?

Estás a fazer a ligação no Wemos entre o RST e o GND quando ligas isso por USB?

E por WiFi retirar essa ligação…

Estás a fazer uma instalação nova do zigbee2mqtt? Ou estás a alterar a configuração de uma existente?

Quando liguei o meu CC2538 por WiFi estava a alterar as configurações do addon zigbee2mqtt que tinha do antigo CC2531 e não estava a conseguir ligação… Tive de desinstalar o addon completamente e só depois consegui comunicação.

Quando liguei ao nuc, sim estava a fazer a ligação entre reset e GND (mas também não funcionava pelo FTDI) por Wifi não tenho essa ligação.
Já desinstalei o addon e apaguei a pasta zigbee2mqtt, mas mesmo assim dá o mesmo erro!!
Existe alguma forma de verificar se o CC2538 está OK, ou a comunicação com o wemos está ok? (cc debugger)
Não gosto de desistir, mas já não tenho mais ideias!

Se flashar o Espeasy, posso depois fazer Pa7 → GND e flashar remotamente (wifi → serial) ?

Bem depois, para trabalhar tive de colocar a mesma porta que aparecia em Network (8485), no ESPEASY e em ‘tcp://192.168.1.132:8485’
image

Assim já funciona!

Não… Podes é fazer PA07 - GND e RST - GND e flashar por USB.

Estou a fazer uma nova versão que vai facilitar muito alternar entre versão wifi e usb e o modo flash.

No meu tenho portas diferentes… Tenho a 8485 default como tens nesse print, e no EasyESP escolhi a 1775 como podia ter escolhido outra.
Mas se já está a funcionar, melhor… Pode ajudar outros que venham a ter o mesmo problema :+1:

Bom dia,
Antes de mais muito obrigado pelo post!
Estava na hora de fazer upgrade ao meu cc2531 e a minha escolha foi esta solução seguindo este tutorial.

Partilho a minha experiência, encomendei o material, não utilizei os links do tutorial, comprei numa loja de electŕonica do ali que costumo utilizar.

Com o equipamento recebido comecei a seguir o tutorial, mas deparei-me com problemas no passo de desbloquear o bootloader. Após verificar as ligações apercebi-me que o cc2538 era diferente do que está no tutorial, em vez de 12 pins laterais tem 13. Encontrei o pinout no link do produto que comprei e deixo abaixo.
Como podem verificar este novo pinout não tem pb7 e 6, mas como o tutorial está excelente incluindo as referências (links) encontrei ai a solução:

  • TDI - PB6
  • TDO - PB7
    Captura de ecrã no 2021-03-28 10-20-52

Escrevo este post para o caso de alguém encontrar o mesmo problema que eu.
Neste momento tenho o CC2538 a funcionar por USB, agora é fazer a migração!
@FSousa muito obrigado, excelente tutorial!!

Fico contente que tenha sido útil o tutorial e que tenhas partilhado essa informação sobre o teu CC2538 ser diferente deste que utilizei. Já o tinha visto no AliExpress, mas não sabia que tinha o pinout diferente.

Já tenho uma nova versão feita deste coordenador em que fica um tudo em um equipamento só. Funciona por USB ou wireless e tem a opção de ser flashado por USB. Tem dois dip-switch para selecionar entre as 3 funções.

Estou neste momento a alterar o tutorial com este novo modelo e os novos stl para imprimir a nova caixa.

Ficam aqui umas fotos da nova versão que vou publicar em breve…

1 Curtiu

bolas, ainda agora estou a terminar esta versão e já me vais meter em mais trabalhos :joy:

Boa noite.
Antes de mais muitos parabéns pelo projeto.
Gostaria de saber se só funciona com o zigbee2mqtt, ou se funciona também com ZHA por USB.
Obrigado


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade