Casa nova, o que implementar?

Ora boas malta, estou para adquirir uma casa, e vou fazer algumas obras:
Chão novo, tectos falsos, mudar canalização e electricidade.

Algumas das coisas que queria implementar e me deixam algumas duvidas são:

1- Home assistant, que dispositivos escolher?

2- Recuperador de calor com radiadores, e como controlar a temperatura individual das divisões pelo home assistant.

3- Controlo de estores.

4- Será preferível usar sonoff e interruptor de teclas, ou interruptores touch já com sonoff?

5- Há mais alguma coisa que a malta gostasse de fazer num projecto destes?

Uma vez que vou andar com bastantes obras gostaria de aproveitar e fazer já o máximo possível.

Aceito as opiniões da malta e se tiverem ideias diferentes digam, gostaria de analisar todas as possibilidades.

Bem vindo @Proprio!
Se fizeres uma pesquisa aqui no fórum vais encontrar resposta a quase todas as tuas perguntas.

Aconselho-te também a leres a nossa FAQ e os nossos Termos do Serviço/Regras

Este tópico abrange várias das tuas perguntas:

O link identificado no post do @j_assuncao é uma boa referência a várias tecnologias, abordagens e valores.

Atualmente, estou a fazer um projeto numa moradia unifamiliar 4 pisos com jardim e piscina, com base em knx (por motivos de normas, robustez, fiabilidade e certificação,…), integrado no HA, com um modelo híbrido de sensores e atuadores aos mais diversos níveis (climatização, cctv, alarmes,…) cobrindo diversas tecnologias de comunicação (knx, zigbee, wifi, zwave, rf, ir,…), protocolos e marcas… respeitando a parte de ITED segundo as normas e certificações legais.

Adicionalmente, toda a parte multimédia (IPTV, multi room sound,… ) será também incluída e integrada no HA.

NOTA: Ao contrário do que era tido como referência (muito alta) em termos de preço, os equipamentos knx já estão muito mais acessíveis (dependendo da marca e instalador). Garantindo também que toda a instalação está segundo as normas para certificação, acrescentando um retorno do investimento no valor comercial do imóvel, ao contrário de outro tipo de instalações.

1 Curtiu

Já cumpri com quase todas as obrigações de novo membro deste fórum, e já li o tópico sugerido bem como os sugeridos no tópico sugerido, as minhas questões vão mais no sentido de também perceber se houve algum desenvolvimento tecnológico ou produto recente desde a publicação desses tópicos até ao presente dia, à semelhança do já publicado pelo @LuísAndrade.

Uma das minhas preocupações é a integração do controlo de temperatura das divisões através do HA, pois acredito que a forma como os radiadores trabalham é por torneira mecânica abrindo ou fechando a quantidade de água quente… Será que se o controlo for feito à bomba de circulação vai dar ao mesmo?

Quanto ao resto acho que vou mesmo optar pelos interruptores sonoff touch… Não creio que a redundância seja algo assim tão necessária ao ponto de ir para interruptores de teclas.

@Proprio
Todos os dias aparecem novos equipamentos no mercado pelo que é muito difícil andar sempre informado sobre esses mesmos equipamentos.

Para a solução dos radiadores tens valvulas reguladoras inteligentes que podem substituir o que tens agora. Existem muitas no mercado e com várias tecnologias ( wifi, zigbee, z-wave, etc…) e seguem dois exemplos:

https://store.mclimate.eu/product/smart-radiator-controller-vicki

https://www.amazon.co.uk/Bosch-Smart-Home-Radiator-Thermostat/dp/B071VZDSR5

Em relação ao ultimo ponto o que precisas de considerar é: Se o equipamento onde “vive” o Home Assistant avariar como vai ligar e desligar as luzes?

Dito isto, não precisas sequer de mudar os teus interruptores. Podes utilizar esta solução da Shelly por trás dos que já tens para ficarem “inteligentes”.

https://shelly.cloud/shelly1-open-source

https://shelly.cloud/shelly2

Há um erro que muita gente comete que é achar que por um interruptor ser touch não vai funcionar se o home assistant falhar… Por muito que o home assistant ou o WiFi ou o router falhem, o interruptor touch continua a funcionar como qualquer outro interruptor… Apenas deixa de ser comandado pela domotica, mas localmente funciona de forma normal…
É mesmo uma questão de gostarem do Touch ou do “normal”… Eu, pessoalmente, prefiro o normal, mas são gostos…

1 Curtiu

Depois de muito ler, e muito agradeço aos vossos contributos, já estou praticamente decidido.

Vai levar interruptores touch, e em primeira instância o controlo de temperatura devo fazê-lo ao controlo de velocidade da bomba circulatória dos radiadores, ou seja, não vou ter controlo independente de temperatura por divisão da casa, mas também há algumas divisões que vão estar fechadas e o mais certo é terem as válvulas fechadas para esses radiadores.

Sou feliz cliente da banggood, há já muitos anos, e devo vir a adquirir a maioria do material lá.
Ou sugerem alguma alternativa?

Devo instalar Sonoff T1 para toda a iluminação…são 8 interruptores.

Quanto aos estores, o pessoal usa sonoff dual, ou já alguém conseguiu usar o T1 2ch para esse efeito?

E tambem já decidi que vou correr o HA numa Raspberry Pi.

Tenho andado a ler que nem uma esponja, e nesta altura acho que sei menos ainda do que no principio…ainda por cima agora um empreiteiro achou que se devia eliminar o corredor, deitando abaixo uma parede, ficando com a sala ainda mais ampla, o que significa que vou ter que passar tomadas para outra parede…não acho que na maioria das tomadas haja grande vantagem em ter sonoff, e infelizmente na parece onde vou ter que meter tomadas não vai levar nenhuma equipamento no qual ache que faça falta sonoff, porque se fosse metia logo uma caixa mais funda para conseguir meter o que quisesse.

Ainda tenho que arranjar um sitio para instalar um pequeno bastidor para ter tudo arrumado porque a mulher não gosta que se veja nem modems, nem routers, nem Pi’s nem cabos…

Quanto aos t1, vê só a questão dos comutadores vs interruptores porque os t1 não substituem comutadores…
Sempre que faças alguma instalação de novo nunca percas a oportunidade de por caixas fundas! Parece-te que não precisas para já, mas de futuro nunca se sabe e não perdes nada…

Pois…pelo menos na cozinha e na sala preciso de comutador de escada…hmmmm mais estudo…ahahahahah é por isso que nunca se deixa de aprender…

E agora encontro isto:

1 Curtiu

Essa é uma solução por software, o que vai estar sempre dependente, pelo menos, do Wi-Fi… Se falhar, passas a controlar só num… Se aceitares essas limitações, é relativamente fácil de implementar…

Pois, foi o que me quis parecer quando vi esse vídeo publicado noutros grupos…

Então e já há alguém a trabalhar em alguma solução tipo o t1 para comutador?

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade