Carregador EV compatível com HASS

Olá,
Alguém tem ou sabe de um carregador para EV que posso ser interagir com HASS, tipo iniciar carga, estado da carga, alterar potência de carga, etc

Obrigado
Alex

1 Curtiu

@Alex_Ramos podes dar uma vista de olhos nisto não sei se faz o que pretendes.

1 Curtiu

Bom dia.
Eu tenho o openevse integrado no hass mas não tenho nenhum comando. Ou seja só tenho acesso aos dados. Mas existe um série de comandos que podem ser configurados para interagir com por mqtt.

Existe na Europa alguém que venda o OpenEvse?
Estou a pensar fazer a minha própria placa para evitar a encomenda dos estados unidos.
Mas se conseguir comprar a bom preço nem me dava ao trabalho…

Shop.openenergymonitor.com

Acabei por seguir um caminho diferente. Uso o carregador que vem com o carro e uma tomada tasmota que liga das 20h as 08h todos os dias.
Bem mais simples.

Reativando este tópico.
Tenho um veículo híbrido que tenho carregado na minha residencia com o carregador de tomada. Nesta altura tenho excesso de energia solar e pretendo carregar o veículo com esse e apenas esse excesso de energia. Parece-me não ser possível, com o meu carregador de tomada, gerir a potencia de carga através do home assistant e portanto estou a avaliar a aquisição de uma carregador doméstico.

Percebo que há várias marcas de carregadores e, dentro dessas marcas, há vários produtos mas a informação disponibilizada não me permite chegar a conclusões sobre a possibilidade de gestão de carga em tempo real. Talvez a mais popular seja a Wallbox que refere a possibilidade de gestão mas sem indicar se e como se efetua a gestão online de carga.

Assim, será que me podem ajudar a identificar o carregador adequado para gestão remota de carga (preferencia gestão local, embora não exclua a gestão via cloud)?

Imagino que, se o carregador gerír remotamente a carga, então será possível faze-lo com o HA, mas esta é uma condição necessária para a minha compra.

Posso estar errado, mas penso que a corrente de carga é informada pelo carregador no início e depois a gestão é feita pelo carro, não sendo possível alterar depois dessa negociação inicial.

Eu tenho um Zoe e mesmo tendo o carregamento programado no carro para só iniciar mais tarde, após ligar o cabo já não consigo mudar a corrente no meu computador evse. Tenho que lesligar o cabo do carro, alterar no evse e voltar a ligar.

Obrigado @Peixeiro.

Pelo que percebo, nenhum carregador vai abaixo de 6Amp mas poderão ir até 32Amp. Também já percebi que alguns permitem comunicação via modbus, ou por MQTT ou mesmo medindo o excedente com um Shelly instalado na ligação à rede.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade