Câmara para cachorro

Ontem chegou-me uma nova pestinha a casa.

Acabei por pôr uma barreira, estilo as dos bebés, entre a divisão da entrada e a sala; ficando assim essa parte da casa para ele.
Um amigo deixou-me, no outro dia, uma Axis para pôr na entrada, mas entretanto estou à espera de cabo rj45 e um switch Poe, que só chega para a próxima semana.

Andando, ontem à noite, a ver algumas infos sobre câmaras fiquei algo curioso sobre o modelo da Tp-Link: Tapo C200. Ainda mais porque a Axis que me deixaram cá não tem microfone, nem visão nocturna.
Devo, por isso, ir mais logo dar um pulo à Worten para ir buscar uma dessas Tapo.
Mas, como é a primeira câmara que vou ter, tenho algumas dúvidas, principalmente no que a bandwidth diz respeito.

Não estou, por aí além, interessado em storage - seja na NAS, seja num microSD, e muito menos em Cloud. Antes, o live feed, para quando quiser poder ir ver, a qualquer hora, num tablet/tlm o que anda o cachorro a fazer. Imagino até que com um cachorro, sempre em movimento, de pouco me sirva opções como motion detected.

Além de reduzir a qualidade de imagem para algo como 720p, que acham que posso fazer para a câmara depois não me devorar uma parte da bandwidth?
Devo ainda assim activar motion detect, para tentar limitar a sua utilização?

Bem, a app da Tapo (Tp-Link) é bastante boa.
A resposta, fora da local network, terá um lag de uns 2-3 segundos; o que não está nada mal. E apesar de ter alguma lentidão de resposta para pan & tilt, o facto de permitir criar Marks torna o processo bastante rápido, ao ponto de ser impressionante. Estando fixa numa parede, junto à porta da entrada, permite visualizar uns 90º, imediatamente por baixo da câmara, e rapidamente apontar para o lado oposto (+/- 180º) da entrada-corredor, percorrendo todo o comprimento da divisão, num mero segundo.

Quanto à integração no HA, admito que estou bastante desiludido. Tendo feito algumas experiências com FFmpeg e experimentado uma integração custom (Hacs) que permite ter acesso aos controlos na câmara, em jeito de botões, por baixo do video-stream, o delay (15 seg), seja no stream, seja no controlo de movimentos, torna a experiência bastante impraticável.

Não consegui chegar a uma conclusão se seria problema do próprio HA - apesar de haver bastante documentação e referências sobre isso - ou das limitações do Rpi4. Mas, porventura, será a primeira hipótese.
Desactivando o componente Stream (nativo do HA) o delay melhora consideravelmente; mas o aumento da utilização de CPU e consequente aumento de temperatura, não me pareceu, do todo, ideal ou viável a longo prazo.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade