Caldeira Junkers cerapur

Boas,
Gostaria de controlar remotamente a minha caldeira Junkers Cerapur e idealmente integrada com o HA.

Questionei um técnico da Junkers que me recomendou este termostato, que custa à volta de 250€, e requer passagem de fios desde a caldeira até a um ponto central da casa para que o termostato possa saber qual é ± a temperatura da casa.

Tentei pesquisar se seria possível usar termostatos de outras marcas, mas pelo que percebi deste blog, a Junkers usa um protocolo diferente.

Vi neste fórum algumas recomendações para usar hardware tipo Nodemcu, mas sou completamente leigo nesta área.

TLDR: Gostaria de poder colocar sensores de temperatura pela casa toda, de forma a ligar automaticamente o aquecimento central :smile:

Bem, partindo do princípio que tens a temperatura da caldeira sempre no mesmo valor, basta um sensor de temperatura qualquer ligado ao HA e um relé que ligue ou desligue a caldeira… Dependo do sistema de controlo que tenhas neste momento para a caldeira…

Neste momento não existe qualquer termostato ou similar ligado à caldeira.

Referes-te a algo tipo isto? https://www.youtube.com/watch?v=9xHKqQmsyHY

Não posso simplesmente desligar a caldeira pois é usada para aquecimento de aguas também.

Sim, mas como controlas a caldeira para o aquecimento central? Tens algum programador ou coisa parecida?

Neste momento é feito directamente na caldeira, aqui

No botão rotativo ou há algum on off para o aquecimento?

No botão rotativo. A posição inicial é OFF (tal como está na imagem)

Abre a caixa de ligações na caldeira e vê se tens algo parecido com a imagem seguinte:
22-06-43-abc28db3453aef888809ffa60fd8edec

Acabei de abrir a caldeira. Neste link tem as imagens bem como o esquema eléctrico.

Obrigado desde já.

Experimenta tirar o shunt entre o LR e o Ls e vê se o aquecimento funciona.

Antes de mais, peço desculpa pela demora.