Caldeira Junkers cerapur

Boas,
Gostaria de controlar remotamente a minha caldeira Junkers Cerapur e idealmente integrada com o HA.

Questionei um técnico da Junkers que me recomendou este termostato, que custa à volta de 250€, e requer passagem de fios desde a caldeira até a um ponto central da casa para que o termostato possa saber qual é ± a temperatura da casa.

Tentei pesquisar se seria possível usar termostatos de outras marcas, mas pelo que percebi deste blog, a Junkers usa um protocolo diferente.

Vi neste fórum algumas recomendações para usar hardware tipo Nodemcu, mas sou completamente leigo nesta área.

TLDR: Gostaria de poder colocar sensores de temperatura pela casa toda, de forma a ligar automaticamente o aquecimento central :smile:

Bem, partindo do princípio que tens a temperatura da caldeira sempre no mesmo valor, basta um sensor de temperatura qualquer ligado ao HA e um relé que ligue ou desligue a caldeira… Dependo do sistema de controlo que tenhas neste momento para a caldeira…

Neste momento não existe qualquer termostato ou similar ligado à caldeira.

Referes-te a algo tipo isto? https://www.youtube.com/watch?v=9xHKqQmsyHY

Não posso simplesmente desligar a caldeira pois é usada para aquecimento de aguas também.

Sim, mas como controlas a caldeira para o aquecimento central? Tens algum programador ou coisa parecida?

Neste momento é feito directamente na caldeira, aqui

No botão rotativo ou há algum on off para o aquecimento?

No botão rotativo. A posição inicial é OFF (tal como está na imagem)

Abre a caixa de ligações na caldeira e vê se tens algo parecido com a imagem seguinte:
22-06-43-abc28db3453aef888809ffa60fd8edec

Acabei de abrir a caldeira. Neste link tem as imagens bem como o esquema eléctrico.

Obrigado desde já.

Experimenta tirar o shunt entre o LR e o Ls e vê se o aquecimento funciona.

Antes de mais, peço desculpa pela demora.

Tirei o shunt e o aquecimento não funciona. Deduzo que isto confirme que seja aqui que se ligue o termostato.

Entretanto comprei um Sonoff TH16 com a intenção de o usar para este propósito.
Não estou é a perceber como serão feitas as ligações sendo que da caldeira apenas sairá 1 Ls(out?) e receberá 1 LR(in?)

Edit: Será assim?

1 Curtiu

Acabei de fazer a instalação e está a funcionar! :smile:
Algumas imagens aqui

Como só tinha um cabo de três fios, usei o “falso” fio terra para ligar o L(output) e o LR.

Obrigado a todos pela ajuda :pray:

2 Curtiram

Desculpa só agora estar a responder.
Mas o teu exemplo serve para demonstrar as pessoas que por vezes basta dar uma pista e não a solução completa paras as pessoas puxarem um bocadinho pela cabeça e começarem a desenvencilhar e compreender o funcionamento das coisas.
Conclusão: Foi o teu projecto e foste tu que o construíste e puseste em prática.
:ok_hand:

2 Curtiram

Quando se encontra uma fantástica comunidade, conseguem-se bons resultados :smiley:
Quick update:
ao fim de quase um mês, tudo a funcionar correctamente sem nenhum problema:

O próximo passo será flashar tasmota com o SonOTA mas para já não suporta firmware 2.6.0

Obrigado mais uma vez :wink:

2 Curtiram

Bom dia,
@Edelf antes de mais muito obrigado pela partilha.
Estou a estudar a melhor maneira de fazer o mesmo, mas a minha caldeira é uma Junkers Euroline. Penso que o funcionamento do comando do termostato não deve ser muito diferente.
Pelo que percebo do esquema, o principio de funcionamento que o sonoff está a fazer é a emular um contacto seco mas com partilha do neutro entre a entrada e saida, certo?
Muito obrigado!

Bom dia @Luis_Coelho e desculpa pela demora.

Não domino a terminologia, mas o sonoff está a atuar como um passo adicional no fluxo de corrente que determina se o aquecimento está ligado.
Agora, apesar de na caldeira o aquecimento estar sempre ON, é o Sonoff que tem a “última palavra”.

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade