Caldeira Ecoforest

Viva pessoal,

Tenho uma caldeira a pellets da Ecoforest em casa. A própria caldeira tem conectividade, acedendo ao ip dela ou através da plataforma da Ecoforest consigo visualizar e alterar os parâmetros para aquecimento AQS e central.
Gostaria de incluir no Home Assistant, no entanto do que procurei não encontro nenhuma API oficial ou não sobre este tema (apesar de existir outros projetos com estas caldeiras espanholas).
Alguém consegue ajudar me a criar uma entidade ou componente? Já pensei em criar um a fazer scrapping das páginas para controlar.

Obrigado desde já

Boas,

Não sei se já resolveste a questão mas eu também tenho uma caldeira ecoforest e consegues integrar no HA mas não é trivial.
Consegues fazer tudo na caldeira por HTTP calls mas o formato de resposta é plain text. Por exemplo a resposta a um pedido de estado da caldeira é:

error_MODO_on_off=0
on_off=0
modo_operacion=1
modo_func=1
estado=0
consigna_potencia=9
consigna_temperatura=20.0
temperatura=22.4
temperatura_ext=---.-

Temos que processar a resposta de alguma maneira, o HA parece-me ter flexibilidade suficiente para extrair os dados mas não investiguei o suficiente. No meu caso tenho um proxy server em python a correr na rede local que faz os pedidos à caldeira e retorna a informação em JSON. Se estiveres interessado posso partilhar o código.

1 Curtiu

Em princípio podes extrair isso com templates e, se usares NodeRed para as automações do HA, ainda mais fácil será…

Exacto. No meu caso não tenho muita experiência com templates e já tenho a infraestrutura montada para o proxy por isso foi mais rápido.

Mais uns detalhes que podem ajudar. A interação com a caldeira é feita pelo URL http://<IP>/recepcion_datos_4.cgi método POST com os seguintes body:

  • estado da caldeira: idOperacion=1002
  • ligar/desligar caldeira: idOperacion=1013&on_off=0 (ou 1 para ligar)
  • alterar temperatura: idOperacion=1019&temperatura=<temp>

Atenção que o endpoint da caldeira não valida os dados, é possível meter a temperatura a 100 graus (outra das razões para o servidor proxy que valida a temperatura)

Bem vindo ao fórum da CPHA @nlopes não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ.

Muito Obrigado pessoal!

Durante estes meses fiz um scrapping aos ids do HTML para mostrar apenas a temperatura num Card.

Vou experimentar assim que possa a solução do @nlopes. Parece ser melhor do que a que tenho.

1 Curtiu

A minha já está instalada, é um recuperador de calor da ecoforest, o modelo cordoba também com acesso. Espero nos próximos meses olhar para isso e depois também dou feedback.

Boas Nuno,
acabei de instalar um recuperador da Ecoforest (Cordoba) e gostava de o ligar ao meu HA…
Seria possível partilhares o código e algumas digas sobre o teu proxy?
Já agora, onde posso encontrar os restantes IDs das operações?

Obrigado,
Jose

Viva,

Claro, fiz upload do código para aqui: https://github.com/nunolopes/ecoforest-proxy

Espero que funcione para a caldeira cordoba, eu tenho uma dublin. Em princípio será só necessário mudar o username, password, e URL da caldeira no inicio do ficheiro. Eu estou a correr o proxy num docker container mas deve funcionar exactamente igual fora.

Quanto aos restantes códigos só vendo novamente no Javascript deles, não encontrei nas minhas notas mais nenhuns.

Deixei o exemplo que uso no home assistant para ler os dados, para ligar e desligar uso um input_boolean e uma automação. Estou no processo de mudar para node-red, talvez depois altere a configuração também.

Se houver maneira melhor de fazer a configuração do HA avisem.

Obrigado Nuno, vou testar e depois dou feedback!
Um abraço
Jose

Boas @nlopes,
tentei correr o teu proxy num container the python que crirei no meu Synology, mas o executo da-me logo uma excepçao.
Sinceramente, eu nao estou familiarizado com python, mas penso que nao me esqueci de nada…

Tentei tambem instalar o python localmente e executar, mas tenho sempre a mesma excepção:

C:\Users\joseal\AppData\Local\Programs\Python\Python38-32>python.exe C:\Users\joseal\Downloads\ecoforest-proxy.py
File “C:\Users\joseal\Downloads\ecoforest-proxy.py”, line 187
except Exception, e:
^
SyntaxError: invalid syntax

Alguma ideia?

Obrigado,
Jose

Viva,

Esqueci-me de dizer que o script funciona com python 2, esses erros são porque estás a tentar correr com o python 3. Consegues tentar com python 2? Ainda não tive tempo de atualizar o script para a versão 3

Cumprimentos

Isso já parece uma boa base para fazer um componente.

@nlopes, já funciona e ja o criei como addon!
Agora queria criar um card porreiro, com on/off, potencia, alarmes, etc…
Ando com pouco tempo, mas graças a ti, já levo um bom avanço.
Muito obrigado

3 Curtiram

Se possivél, partilha esse addon aqui no fórum Quando o fizeres abre um novo tópico.

@j_assuncao, claro que sim! A ver se este fim de semana tenho um bocadinho para criar o repo no git para alojar o addon e aasim a malta so ter de colocar o url na store do HA, pois neste momento tenho-o como um addon local.

2 Curtiram

Perfeito @Jose_Alves, obrigado!

Cria o repo que ajudamos com o código também :slight_smile:
Obrigado.

Ja esta quase!! Ja converti o script para python 3, ja tenho o addon a usar as imagens do HA, com config e alguns improvements… vou so fazer mais uns testes e escrever alguma documentaçao e faço push para o repo! Stay connected! Vou precisar de ajuda para trabalhar a UI…

2 Curtiram

Connected!
Manda que tento ajudar.
Abraço!

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade