Boa tarde experts,
estou aqui com um pequeno problema no cálculo do consumo por piso em minha casa. Estou a usar um Shelly EM com uma pinça a medir o consumo geral, e a outra a medir o consumo do piso 1.
Matematicamente falando, se tenho o consumo total e uma parte de duas, é lógico que consiga calcular a parte em falta (Piso0=Total - Piso1). O problema é que se eu somar o valor dos dois pisos, tenho mais consumo do que o geral.
Tenho os cálculos da seguinte forma:
- platform: template
sensors:
energia_piso_0:
value_template: "{{ (states('sensor.shelly_em_channel_1_energy') | float(0) - states('sensor.shelly_em_channel_2_energy') | float(0) ) | round(2) }}"
friendly_name: Energia Piso 0
device_class: energy
unit_of_measurement: "kWh"
energia_piso_1:
value_template: "{{ (states('sensor.shelly_em_channel_2_energy') | float(0) ) | round(2) }}"
friendly_name: Energia Piso 1
device_class: energy
unit_of_measurement: "kWh"
consumo_piso_0:
value_template:
"{%if states('sensor.shelly_em_channel_1_power') | float(0) > 0 and states('sensor.shelly_em_channel_2_power') | float(0) > 0 -%}
{{ (states('sensor.shelly_em_channel_1_power') | float(0) - states('sensor.shelly_em_channel_2_power') | float(0) ) | round(2) }}
{%- endif %}"
friendly_name: Consumo Piso 0
unit_of_measurement: "W"
consumo_piso_1:
value_template: "{{ (states('sensor.shelly_em_channel_2_power') | float(0) ) | round(2) }}"
friendly_name: Consumo Piso 1
unit_of_measurement: "W"
utility_meter:
energia_diaria_simples:
source: sensor.shelly_em_channel_1_energy
cycle: daily
energia_piso_0_diario:
source: sensor.energia_piso_0
energia_piso_1_diario:
source: sensor.shelly_em_channel_2_energy
Alguma ideia sobre o que possa estar a falhar?