Broadlink RM Mini controlar varios equipamentos (TV, AC, Box)

Boa tarde a todos, é a primeira vez que eu coloco aqui alguma questão e espero não o estar a fazer erradamente. Até então este forum tem sido muito útil para me ensinar algumas coisas como para resolver outras. Obrigado ao forum.
A minha questão é a seguinte:
Gostaria de, com o Broadlink RM Mini, controlar dois ou mais equipamentos, como por exemplo o AC a TV e a BOX, é possível?
Eu tenho esta configuração no Hassio para o AC e que está a funcionar:

smartir:
  update_branch: rc

switch:
  - platform: broadlink
    host: 192.168.x.x
    mac: 'aa:aa:aa:aa:aa:aa'

climate:
  - platform: smartir
    name: Dinner AC
    unique_id: dinner_ac
    device_code: 1401
    controller_send_service: switch.broadlink_send_packet_192.168.x.x
    temperature_sensor: sensor.dinner_temperature_78
    humidity_sensor: sensor.dinner_humidity_80
    #power_sensor: binary_sensor.ac_power

Tentei colocar a configuração do componente media_player logo a seguir

media_player:
  - platform: smartir
    name: Dinner TV
    unique_id: dinner_tv
    device_code: 1060
    controller_send_service: switch.broadlink_send_packet_192.168.x.x
    #power_sensor: binary_sensor.tv_power

ele reconhece, mas apenas mostra um card “normal” de media player, sem grandes opções.
image

Nota: segui as instruções, de colocação de pastas e ficheiros conforme o descrito aqui.

Desde já obrigado pela ajuda

Tens que nos \custom_components\smartir\codes\media_player criar uma json file com os codigos do remote control…
se queres um media player mais completo com todo o tipo de opçoes entao sugiro o custom mini media player

Olá Hugo, muito obrigado pela resposta.

Tens que nos \custom_components\smartir\codes\media_player criar uma json file com os codigos do remote control…

esta parte já está usei o ficheiro 1060.json da mesma pagina, respeitante Samsung, achas que por não ser efetivamente o meu modelo pode ter influencia?

Em relação a esta tua sugestão, já tinha visto

se queres um media player mais completo com todo o tipo de opçoes entao sugiro o custom mini media player

Mas queria primeiro por o card a funcionar e só depois o embelezada. Mas obrigado

Obrigado

@pmdsaude em relação à TV o que queres realmente fazer com o HA?
Ligar e desligar?
Qual a ideia em concreto?

Olá Rodolfo,
A ideia basicamente, não só na TV como na BOX, poder ligar e desligar, mudar a source, controlar o volume, mudar de canais. Para poder eliminar o comando remoto.
Obrigado.

@pmdsaude podes fazer isso tudo. Mas não vais saber qual é o volume a que estão os equipamentos.
Não vais saber qual a source…Não vais saber em que canal está.
Basicamente vais apenas clonar o comando.
Não teres um comando físico é só dependeres do HA não é solução.
Agora se quiseres fazer algumas automações com isso aí sim, vejo algum interesse, daí perguntar qual a tua ideia em concreto.
Porque substituir o comando apenas pelo HA… Não faz muito sentido.

Olá Rodolfo,
É verdade :slight_smile: , não faz sentido para apenas trocar pelo comando, desculpa fui completo em todo o cenário.
A ideia depois, como dizes, era ter a possibilidade de automações e comandos de voz (google), se é que isto é possivel :slight_smile: .

Tens ideia de como consigo fazer?
Obrigado

@pmdsaude tens aqui alguma informação:

Acabei de montar um sistema exactamente como o que pretendes em minha casa. Tive como base o tópico que o Rodolfo linkou no post acima.

Qual é o modelo da tua TV?

Para a tv, Logitech H.armony companion…
Não digo mais nada, deixo isso para o @Luis_Andrade :yum:

É difícil para mim difícil opinar entre o tasmony e Logitech_Harmony_Companion. É como ser pai natural de um e outro ser adotado.

@tmarquespt, @Luis_Andrade estão off topic.

Olá bom dia Ricardo @Jafoste,
Agora não te consigo dizer, mas logo envio o modelo. Obrigado.

Olá Ricardo (@Jafoste) como prometido, o modelo da minha TV é uma Samsung UE43KU6500.
Obrigado.

Oi Pedro.

Como vai o projeto?
Pedi-te o modelo da TV para ver se o encontrava no site onde fui buscar os Discrete Codes da minha TV, mas não está por lá.

No entanto a minha TV LG também não estava, mas funciona com os Discrete Codes genéricos da LG.

O que fiz foi retirar os códigos Discrete de uma TV compatível:
p.ex de uma Samsung que escolhi aleatoriamente (Power OFF):

0000 006C 0022 0000 00AD 00AD 0015 0041 0015 0041 0015 0041 0015 0015 0015 0015 0015 0015 0015 0015 0015 0015 0015 0041 0015 0041 0015 0041 0015 0015 0015 0015 0015 0015 0015 0015 0015 0015 0015 0015 0015 0015 0015 0015 0015 0041 0015 0041 0015 0015 0015 0015 0015 0041 0015 0041 0015 0041 0015 0041 0015 0015 0015 0015 0015 0041 0015 0041 0015 0015 0015 0728

Depois converti o código Discrete para uma linguagem que o Broadlink consiga interpretar através deste script que podes correr no browser.

O resultado da conversão do código acima é:

JgBGAJOTETcRNxE3ERERERERERERERE3ETcRNxERERERERERERERERERERERNxE3ERERERE3ETcRNxE3ERERERE3ETcREREABh8NBQ==

Depois é só colocar o código numa automação ou script (o exemplo é de um script no ficheiro script.yaml:

tv_off:
  alias: TV OFF
  sequence:
    - service: switch.broadlink_send_packet_192_168_1_XXX
      data:
        packet:
          - "JgBGAJOTETcRNxE3ERERERERERERERE3ETcRNxERERERERERERERERERERERNxE3ERERERE3ETcRNxE3ERERERE3ETcREREABh8NBQ=="

Não te esqueças de mudar o XXX do IP do Broadlink no exemplo do script.

Isto poupou-me imenso tempo na criação de automações/scripts, pois não tive que andar a ensinar os comandos IR ao Broadlink e depois importá-los para o HA.

Viva,

Quando clicas em “On” a TV nao liga? Pergunto isto porque as opções só surgem depois do botao no cartão ficar “on”.

Eu tenho uma samsung e apesar de ser horrivel a nivel de compatibilidade como smarttv, no broadlink funciona bem com a configuração que tens acima.

Muito obrigado pelo teu post, não tenho tido tempo para avançar mais nem mexer no home assistant.
Assim que o trabalho deixar vou ver se implemento como aqui descreves e dar-te-ei feedback.
Obrigado
Ab

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade