Broadlink em rede diferente do HA é possivel?

Olá,
Antes de mais os meus parabéns ao forum! Sou novato neste mundo da domotica e apesar de só agora me ter inscrito já tenho passado umas boas horas a aprender convosco.

Paulo,42 anos, zona de Sintra
Trabalho na área da Automação e Controlo mas não sei programar, a minha especialidade é mais a parte eléctrica. Sempre tive grande fascínio pela domótica e a cerca de 6 meses resolvi começar a meter mão à Obra.
Resumidamente a minha evolução:
Instalei interruptores sonoff para controlar algumas luzes na Sala
Instalei um higrómetro sonoff
Instalei cortina eletrica na Sala com controlo por RF
Instalei estores eletricos (eram manuais de fita) com controlo por RF
Adquiri uma Alexa e um Bradlink RM Pro+ onde integrei todos os dispositivos
Criei no Broadlink os meus comandos IR (por azar nesta altura a vodafone trocou-me a box e até hoje não consegui que o novo comando funcionasse no broadlink).
Entre opções disponíveis na APP da sonoff, do Broadlink e da Alexa criei Cenas, Rotinas, Comandos… para satisfazerem as minhas ideias e necessidades.
Instalei uma Camera sonoff
Em paralelo a isto tenho uma casita de fins de semana com terreno com um poço com bomba, tanque de água com electro válvula de saída, uma pequena horta e algumas videiras com sistema de rega gota a gota onde fabriquei um pequeno quadro com atuadores sonoff para controlar tanto automaticamente como remotamente todo o sistema de rega.
Tudo funciona mas entretanto, nunca saciado, começou a surgir a necessidade de criar automações já impossíveis de fazer na já complexa combinação entre as varias aplicações dos vários equipamentos e também concentrar os equipamentos numa única plataforma. Foi então que por pesquisas na net conheci o maravilhoso Home Assistant. Lá me aventurei e com muita ajuda do forum consegui criar uma VM no meu portátil e pôr o HA a funcionar para testar a ver se tinha pernas para andar.
Rapidamente fiquei convencido que era o caminho a seguir!!

Como tenho boa relação com a informática da empresa onde trabalho consegui que me criassem uma VM nos servidores da empresa onde coloquei o HA que agora estou a usar mas foi ai que começaram alguns dos problemas, a maquina do HA deixou de estar na mesma rede dos dispositivos:

Perdi o acesso a camara sonoff - já consegui resolver adicionado endereço DDNS ao link RSTP da camera
A integração da TV WebOs não funciona muito bem, raramente funciona o comando wake_on_lan
E finalmente o problema do titulo do Tópico, não consigo de maneira nenhuma criar ligação com o Broadlink, exige-me sempre um IP e MAC e não “pega” em endereços DDNS. (atenção que não sou grande expert em redes)

Sei que se criasse uma VPN entre Casa e o servidor da empresa onde está o HA resolveria o problema mas preferia não o fazer e resolver de outra maneira, já gastei horas em pesquisas e não encontro solução, até fico com a ideia que serei uma espécie rara que não tem o HA a correr na mesma rede que os dispositivos.

Será que alguém já passou por isto ou me sabe dizer se isto é sequer possível?

Agradeço a vossa ajuda e desculpem o testamento :wink:

Uma vpn de certeza resolvia o problema, mas porque não meteres o HA dentro de tua casa?
Com um simples raspberry pi consegues montar o HA e torna tudo mais simples.
Interagires com vários dispositivos via endereço que está acessível pela Internet não é a boa prática

Olá @Paulo_Garcia bem vindo ao Fórum!

Tal como o @ricreis394 disse a VPN poderá ser a solução até porque pelo que me lembro o Broadlink tem mesmo que estar na mesma rede que a máquina que corre o HA.

Se tiveres um portátil antigo resolves o problema pois é muito simples instalar o Proxmox e depois uma VM para correr o HA. Resolves também um outro problema, neste momento se ficares sem net ou se a empresa ficar sem net ficas sem HA…

O HA foi criado com o objectivo de não existir dependência da net para poder funcionar (que é o oposto do que tens neste momento). Se tiveres o HA dentro de tua casa mesmo que falte a net vais ter sempre tudo a funcionar.

1 Like

Obrigado pelas vossas dicas!
A ideia de colocar no servidor da empresa foi mesmo para garantir que estaria sempre online, os servidores têm redundância de forma a nunca ficar offline mas pelos vistos foi uma má ideia.
Agora pensei em comprar um Pi 4 de 4GB mas depois de ler alguns posts aqui do forum fiquei a achar que não é muito estável e dá alguns problemas. Tenho aqui um portátil dual core que já não utilizo e estou a pensar em instalar o Proxmox.

Ainda em relação ao broadlink e já assumindo que está tudo na mesma rede e funcional, é possível de alguma forma obter estado dos equipamentos IR operados por ele? Ou seja, por exemplo quando ligo o sistema de surround por pedido á Alexa que por sua vez dá o comando ao broadlink, obter o estado de ligado do surround ou pelo menos passar a estado de ligado no HA? (mesmo que o comando falhe).
A ideia seria conseguir fazer automatizações no HA com base no estado dos equipamentos comandados por RF pelo broadlink.

Se queres esse tipo de interação esquece o IR e o Broadlink. As comunicações IR são unidirecionais e por isso não tens feedback do comando que dás.

Com alguns equipamentos ainda consegues ter feedback mas indiretamente. No caso de uma Smart TV, por exemplo, podes mandar o comando por IR e depois confirmar se de facto acendeu quando ela aparece na rede.

Se já tens hardware começa por isso, depois dependendo das necessidades compras algo diferente. Como ainda estás a apalpar terreno, começa com HassOS e esquece proxmox, instalas o hassos diretamente no disco, mais tardes vês se é melhor usares proxmox ou não

Olá @Paulo_Garcia convido-te a aparecer no discord, para falares com a malta sobre essas tuas ideias, e qual a melhor solução para ti no momento.

Copyright © 2017-2020. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade