Broadlink em rede diferente do HA é possivel?

Olá,
Antes de mais os meus parabéns ao forum! Sou novato neste mundo da domotica e apesar de só agora me ter inscrito já tenho passado umas boas horas a aprender convosco.

Sempre tive grande fascínio pela domótica e a cerca de 6 meses resolvi começar a meter mão à Obra.
Começou a surgir a necessidade de criar automações já impossíveis de fazer na já complexa combinação entre as varias aplicações dos vários equipamentos e também concentrar os equipamentos numa única plataforma. Foi então que por pesquisas na net conheci o maravilhoso Home Assistant. Lá me aventurei e com muita ajuda do forum consegui criar uma VM no meu portátil e pôr o HA a funcionar para testar a ver se tinha pernas para andar.
Rapidamente fiquei convencido que era o caminho a seguir!!

Como tenho boa relação com a informática da empresa onde trabalho consegui que me criassem uma VM nos servidores da empresa onde coloquei o HA que agora estou a usar mas foi ai que começaram alguns dos problemas, a maquina do HA deixou de estar na mesma rede dos dispositivos:

Perdi o acesso a camara sonoff - já consegui resolver adicionado endereço DDNS ao link RSTP da camera
A integração da TV WebOs não funciona muito bem, raramente funciona o comando wake_on_lan
E finalmente o problema do titulo do Tópico, não consigo de maneira nenhuma criar ligação com o Broadlink, exige-me sempre um IP e MAC e não “pega” em endereços DDNS. (atenção que não sou grande expert em redes)

Sei que se criasse uma VPN entre Casa e o servidor da empresa onde está o HA resolveria o problema mas preferia não o fazer e resolver de outra maneira, já gastei horas em pesquisas e não encontro solução, até fico com a ideia que serei uma espécie rara que não tem o HA a correr na mesma rede que os dispositivos.

Será que alguém já passou por isto ou me sabe dizer se isto é sequer possível?

Agradeço a vossa ajuda.