Broadlink em rede diferente do HA é possivel?

Olá,
Antes de mais os meus parabéns ao forum! Sou novato neste mundo da domotica e apesar de só agora me ter inscrito já tenho passado umas boas horas a aprender convosco.

Sempre tive grande fascínio pela domótica e a cerca de 6 meses resolvi começar a meter mão à Obra.
Começou a surgir a necessidade de criar automações já impossíveis de fazer na já complexa combinação entre as varias aplicações dos vários equipamentos e também concentrar os equipamentos numa única plataforma. Foi então que por pesquisas na net conheci o maravilhoso Home Assistant. Lá me aventurei e com muita ajuda do forum consegui criar uma VM no meu portátil e pôr o HA a funcionar para testar a ver se tinha pernas para andar.
Rapidamente fiquei convencido que era o caminho a seguir!!

Como tenho boa relação com a informática da empresa onde trabalho consegui que me criassem uma VM nos servidores da empresa onde coloquei o HA que agora estou a usar mas foi ai que começaram alguns dos problemas, a maquina do HA deixou de estar na mesma rede dos dispositivos:

Perdi o acesso a camara sonoff - já consegui resolver adicionado endereço DDNS ao link RSTP da camera
A integração da TV WebOs não funciona muito bem, raramente funciona o comando wake_on_lan
E finalmente o problema do titulo do Tópico, não consigo de maneira nenhuma criar ligação com o Broadlink, exige-me sempre um IP e MAC e não “pega” em endereços DDNS. (atenção que não sou grande expert em redes)

Sei que se criasse uma VPN entre Casa e o servidor da empresa onde está o HA resolveria o problema mas preferia não o fazer e resolver de outra maneira, já gastei horas em pesquisas e não encontro solução, até fico com a ideia que serei uma espécie rara que não tem o HA a correr na mesma rede que os dispositivos.

Será que alguém já passou por isto ou me sabe dizer se isto é sequer possível?

Agradeço a vossa ajuda.

Uma vpn de certeza resolvia o problema, mas porque não meteres o HA dentro de tua casa?
Com um simples raspberry pi consegues montar o HA e torna tudo mais simples.
Interagires com vários dispositivos via endereço que está acessível pela Internet não é a boa prática

Olá @Paulo_Garcia bem vindo ao Fórum!

Tal como o @ricreis394 disse a VPN poderá ser a solução até porque pelo que me lembro o Broadlink tem mesmo que estar na mesma rede que a máquina que corre o HA.

Se tiveres um portátil antigo resolves o problema pois é muito simples instalar o Proxmox e depois uma VM para correr o HA. Resolves também um outro problema, neste momento se ficares sem net ou se a empresa ficar sem net ficas sem HA…

O HA foi criado com o objectivo de não existir dependência da net para poder funcionar (que é o oposto do que tens neste momento). Se tiveres o HA dentro de tua casa mesmo que falte a net vais ter sempre tudo a funcionar.

2 Curtiram

Obrigado pelas vossas dicas!
A ideia de colocar no servidor da empresa foi mesmo para garantir que estaria sempre online, os servidores têm redundância de forma a nunca ficar offline mas pelos vistos foi uma má ideia.
Agora pensei em comprar um Pi 4 de 4GB mas depois de ler alguns posts aqui do forum fiquei a achar que não é muito estável e dá alguns problemas. Tenho aqui um portátil dual core que já não utilizo e estou a pensar em instalar o Proxmox.

Ainda em relação ao broadlink e já assumindo que está tudo na mesma rede e funcional, é possível de alguma forma obter estado dos equipamentos IR operados por ele? Ou seja, por exemplo quando ligo o sistema de surround por pedido á Alexa que por sua vez dá o comando ao broadlink, obter o estado de ligado do surround ou pelo menos passar a estado de ligado no HA? (mesmo que o comando falhe).
A ideia seria conseguir fazer automatizações no HA com base no estado dos equipamentos comandados por RF pelo broadlink.

Se queres esse tipo de interação esquece o IR e o Broadlink. As comunicações IR são unidirecionais e por isso não tens feedback do comando que dás.

Com alguns equipamentos ainda consegues ter feedback mas indiretamente. No caso de uma Smart TV, por exemplo, podes mandar o comando por IR e depois confirmar se de facto acendeu quando ela aparece na rede.

Se já tens hardware começa por isso, depois dependendo das necessidades compras algo diferente. Como ainda estás a apalpar terreno, começa com HassOS e esquece proxmox, instalas o hassos diretamente no disco, mais tardes vês se é melhor usares proxmox ou não

Olá @Paulo_Garcia convido-te a aparecer no discord, para falares com a malta sobre essas tuas ideias, e qual a melhor solução para ti no momento.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade