Broadlink em rede diferente do HA é possivel?

Olá,
Antes de mais os meus parabéns ao forum! Sou novato neste mundo da domotica e apesar de só agora me ter inscrito já tenho passado umas boas horas a aprender convosco.

Paulo,42 anos, zona de Sintra
Trabalho na área da Automação e Controlo mas não sei programar, a minha especialidade é mais a parte eléctrica. Sempre tive grande fascínio pela domótica e a cerca de 6 meses resolvi começar a meter mão à Obra.
Resumidamente a minha evolução:
Instalei interruptores sonoff para controlar algumas luzes na Sala
Instalei um higrómetro sonoff
Instalei cortina eletrica na Sala com controlo por RF
Instalei estores eletricos (eram manuais de fita) com controlo por RF
Adquiri uma Alexa e um Bradlink RM Pro+ onde integrei todos os dispositivos
Criei no Broadlink os meus comandos IR (por azar nesta altura a vodafone trocou-me a box e até hoje não consegui que o novo comando funcionasse no broadlink).
Entre opções disponíveis na APP da sonoff, do Broadlink e da Alexa criei Cenas, Rotinas, Comandos… para satisfazerem as minhas ideias e necessidades.
Instalei uma Camera sonoff
Em paralelo a isto tenho uma casita de fins de semana com terreno com um poço com bomba, tanque de água com electro válvula de saída, uma pequena horta e algumas videiras com sistema de rega gota a gota onde fabriquei um pequeno quadro com atuadores sonoff para controlar tanto automaticamente como remotamente todo o sistema de rega.
Tudo funciona mas entretanto, nunca saciado, começou a surgir a necessidade de criar automações já impossíveis de fazer na já complexa combinação entre as varias aplicações dos vários equipamentos e também concentrar os equipamentos numa única plataforma. Foi então que por pesquisas na net conheci o maravilhoso Home Assistant. Lá me aventurei e com muita ajuda do forum consegui criar uma VM no meu portátil e pôr o HA a funcionar para testar a ver se tinha pernas para andar.
Rapidamente fiquei convencido que era o caminho a seguir!!