Bom Hardware relação Consumo/Performance

Boas,

Neste momento tenho Hassio numa máquina virtual alojado num servidor Dell R610.
Tenho uma UPS a funcionar para o servidor mas queria fazer a migração do Home Assistant para uma máquina destinada somente para isso, idealmente que consuma pouco para que consiga alimentar com um segundo UPS e em caso de falha de luz tenho sempre o HA a funcionar, preocupo-me com o HA a funcionar porque é onde vai estar alojado o alarme, o resto dos aparelhos pode deixar de funcionar mas o alarme nunca para.

Pensei num raspberry pi 3 com boot em disco SSD, em relação a consumo é fantástico mas em relação a performance fico na dúvida.

Já agora, no hassio tenho alguns addons que queria manter: mosquitto, IDE, mariadb, zigbee2mqtt

Se o objectivo é utilizar o hass.io e baixo consumo: Sugiro utilizar uma Android tv box e instalar o armbian.

Contudo, a performance não será a mesma do dell… apesar de ser no mínimo o dobro do raspberry, com a vantagem de não dependeres de discos externos ou cartões sd e garantindo consumos energéticos muito idênticos.

No que respeita a performance de addons e equipamentos o @Maddoctor poderá emitir a sua opinião e recomendações.

Obrigado pela resposta Luís.
Estava mesmo convencido que um Rpi com disco SSD conseguia ter uma boa performance. E se fosse um intel nuc? Acho que consomem pouco não?

Posso falar da minha experiência com uma box Android com processador s905x. Comparando com o pi3, é francamente mais rápida. Tem 2gb de RAM e 16gb emmc de memória interna, onde instalei o armbian. Não tenho WiFi nem Bluetooth a funcionar, mas não me fazem falta. . O hassio corre muito bem. Apenas não tens 3 o 4 add-ons uma vez que funciona a 64bit, mas nada de importante. Recomendo, sem dúvida!

Esqueci de mencionar mas utilizo 2 pens na atual máquina. Uma Aeotec para Z-Wave e uma CC2251 para zigbee. Sem problemas também?
Quando ao intel nuc tens alguma opinião sobre isso? Mais em questão de consumos porque performance penso ser muito bom.

So te posso falar do cc2531, que também tenho e funciona muito bem… Quanto a consumos, o nuc é um PC ligado 24/7… Consome pouco para PC, mas é um PC na mesma, consome sempre muito mais do que uma box Android…

@ricain fala lá sobre a tua nova ventoinha com CPU sff

Qual é a box já agora?

Eu acabei de comprar o odroid xu4, mas só o tenho há 2 dias mas ainda não migrei do pi3b+ -> xu4.
Eu tenho neste momento o pi3 + sdd e funciona bem mas sinto que as vezes é um pouco lento… Mas funciona lindamente.

Optei por passar ao odroid xu4 pelo seguinte (vai um pouco ao que já foi dito) :

  • consumo energético não negligável
  • não muito caro

Ponderei nuc, qnap,… e por fim optei pelo xu4.
Só daqui uns tempos é que poderei opinar mais um pouco, mas do que vi para já, estou maravilhado.

A box é na magicsee n4. Mas isso não é muito relevante… Qualquer uma equipada com s905x ou s905w, 2gb de RAM e 16gb de emmc deve ter performance semelhante a esta…
Quando ou odroid que o @ricain comprou, é um bocadinho overkill so para HA. Ele também o vai usar como uma espécie de NAS, acho eu, e aí já se justifica…

Acho que vou optar pelo odroid xu4, estive a analisar e gostei bastante.
@ricain gostava que desses feedback quando testares

Do que vi nos meus testes, estive a ver consumo, não muda quase nada no consumo geral de casa.
Relativo a resto ainda não fiz mais testes, mas vou migrar do pi3 -> xu4 hoje ou amanhã. A partir daí posso te dar um feedback mais concreto.

1 Curtiu

Após migração e testes, estou muito satisfeito porque uso para HA, server FTP, server samba,…

Nível de consumo da casa não muda muito.
Aconselho se for algo além de só o HA, caso contrário o pi3b+ com disco SSD serve muito bem.

1 Curtiu

Já fiz a compra do XU4. Pareceu-me bem e quis arriscar. O XU4 vai ser exclusivamente para HA e seus derivados, tipo, mqtt broker, appdaemon, mariadb, node-red.

Tens configurado com eMMC? ou cartão SD?

1 Curtiu

O top é eMMC, esquece o cartão SD.
Eu optei por cartão SD para o boot (depois não serve para mais nada) + disco SSD por usb3 (tinha em casa parado)

Caso não tivesse esse disco ssd parado em casa, optava por eMMC.

Fica já a dica para a ventoinha, coloca isso no ficheiro /etc/rc.local (são as minhas configurações, mas altere ao teu gosto): hastebin

No meu caso não tinha SSD nenhum e também tinha preferência pelo eMMC. Acabou por ficar mais barato, comprei de 16GB. Não devo ter problemas.

Obrigado, só em Janeiro é que chega mas tenho boa expectativa.

Qual é o OS?

raspbian stretch: https://forum.odroid.com/viewtopic.php?f=96&t=30552

já vem com o ultimo kernel.

1 Curtiu

O meu odroid está prestes a ser enviado. Mas está a preocupar-me uma coisa agora… A alfandega…
Mandei vir do site oficial na Coreia, mandaste vir de lá? Tiveste problemas?

Eu preferi pagar mais e mandar vir da UK.

Para desalfandegar vou ter de desembolsar o IVA + 30€ pelo serviço da DHL. Enfim…
Adiante, já tens novidades disso? Até agora, tudo a funcionar 5 :star: ?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade