O sensor é competente e de grande precisão e fiável (dizem), mas sofre de self-heating.
Também tenho um, com Wemos d1 mini e ESPHome e o resultado foi o mesmo… Estou bem mais satisfeito com o mais barato AHT10.
No meu caso configurei no EspHome o offset para a temperatura de -2.5 e humidade de 13.8
Eu tentei diminuir o nº de leituras, … mas o resultado era sempre de temperaturas superiores. Talvez só desligando mesmo o sensor e alimentá-lo, fazer a leitura e voltar e desliga-lo.
Eu ainda tente a opção calibrate_polynomial, mas passei um dia a fazer leituras comparando este sensor com outros dois diferentes, mas não consegui diferenças idênticas… por vezes na mesma temperatura tanto dava diferença de 1.7º como de 3.1º… pelo que optei por colocar dois sensores na mesma divisão ao longo de um dia e fui pela média da diferença entre eles.
Para tentares calibrar, configura primeiro o offset da temperatura e depois de algum tempo é que calculas a diferença para a humidade, pois o valor da humidade tem em conta a temperarura ambiente.
Também li que se for ventilado, a leitura já é exacta. A simples movimentação de ar, já não deixa o sensor aquecer e não vai interferir com o valor obtido.
Eu, não volto a comprar. O AHT10 é mais barato e o ESPHome já resolveu o problema que tinha com ele (só funcionava com o log em very verbose) e já funciona bem. Também há os SHT31, mas nunca testei.