Blueprint: Controlo virtual de luzes com interruptor de comutação tradicional equipado com smart switch

Olá a todos.
De vez em quando tenho umas ideias parvas, e resolvi partilhar esta. Então, do que se trata?

Como todos sabem é difícil conciliar interruptores tradicionais com luzes inteligentes, e em algumas situações eu resolvi utilizar o interruptor tradicional de comutação com um smartswitch, mantendo sempre a luz associada ligada permanentemente (ligação direta). O controlo é feito pelo interruptor de forma virtual através do home assistant. Ora até aqui tudo bem, mas e se quiser mudar a intensidade da luz? Tenho de recorrer ao telemóvel, a um dashboard, ou a comandos de voz; mas isto nem sempre é o ideal, então decidi dar mais funcionalidades ao interruptor, que em vez de apenas comutar (ligar / desligar a luz), passou a funcionar da sequinte maneira:

Ao comutar o interruptor:

  • Se a luz está desligada, liga
  • Se a luz está ligada e apenas fôr ativado uma vez durante um determinado espaço de tempo, desliga.
  • Se a luz está ligada, mas ocorrerem 2 comutações rápidas durante um espaço de tempo, então comuta a intensidade entre 3 valores ( mais ou menos 50% → 5% → 50% → 95% → 50% → … )

Assim consigo controlar a intensidade pelo interruptor tradicional.

Estou a melhorar o blueprint, e é claro aceito sugestões.

Podem importar inserindo o seguinte endereço na secção de blueprints do HA:

PS: Irei fazer documentação adequada, mas neste momento, é o que tenho.
Normalmente não preciso ajustar a intensidade nem côr das luzes, pois uso “Adaptive Lighting”, mas às vezes dá jeito poder fazer controlo manual em interruptores tradicionais.

Abraços e boas automações!

EDIT: Adicionei opções de tonalidade de cor para cada percentagem, sendo que essas também são configuráveis. Podem depois fazer reload do blueprint no dashboard, que finalmente funciona como pretendia.

AVISO: Atenção, que se usarem muitas vezes seguidas podem desemparelhar o vosso Smart switch, usem com moderação e espaçamento no tempo (só me lembrei disto depois de me acontecer)

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade