BhOnofre não é detetado automaticamente

Olá comunidade,
Sou principiante nesta matéria. Tenho o Home Assistant v. 0.94.1 instalado num Raspberry Pi 3 B+. De momento estão configuradas algumas coisas básicas, entre as quais uma lampada Yeelight e dois interruptores touch da Sonoff (com firmwares originais).
Recentemente instalei um BhOnofre por trás de um interruptor de parede. Mantive o firmware do Bruno Horta e está a funcionar perfeitamente, quer a nível fisico, quer através do ambiente Web quando acedo pelo seu IP. Neste mesmo ambiente Web, configurei o IP do MQTT e ativei o discovery. No entanto, no Home Assistant, mesmo com o discovery ativado, não me aparece o BhOnofre.

No ficheiro configuration.yaml tenho a seguinte configuração:

mqtt:
  broker: 192.168.1.119
  port: 1883
  discovery_prefix: homeassistant
  discovery: true

No addon Mosquitto Broker tenho esta:

{
  "logins": [],
  "anonymous": true,
  "quiet_logs": true,
  "customize": {
    "active": false,
    "folder": "mosquitto"
  },
  "certfile": "fullchain.pem",
  "keyfile": "privkey.pem"
}

Alguém me pode dizer o que está errado?

Desculpa fazer a pergunta. No firmware do Onofre deste a opção de descobrir automaticamente?

Sim, ativei essa opção. É a primeira vez que estou a utilizar o MQTT Broker. Até agora ainda não o tinha utilizado.

Assim que chegar a casa vou ver como tenho o meu e digo
Já agora, qual é a versão do firmware do onofre?

Não estou neste momento em casa mas penso que seja 3.43 ou algo parecido. Logo já confirmo.

Pois mas penso que essas versões deram problemas com o Homeassistant a partir duma certa versão.
A minha versão julgo que é a 4.

O firmware pode ser atualizado através desta página do ambiente web do BhOnofre?:

Sim pode, podes inclusive à partida flashar outros firmwares.

@miruim efetivamente a versão de firmware que tinha era a 3.63. Descarreguei a versão 6.0 da página do BhOnofre. Ou seja, este ficheiro: release_light_6.0 .bin.
Carreguei-o para o meu BhOnofre, através do ambiente web, e até aqui tudo bem. Está funcional mas continua a não aparecer no Home Assistant. E agora também não consigo ver qual é a versão que está instalada no BhOnofre porque aparece assim: VERSÃO: -
Aparece aquele traço e não diz qual é a versão. Já o desliguei da corrente eletrica e voltei a ligar mas nada.

Diz diz… Se clicares com o rato na barra em baixo, acaba por aparecer!

e na parte do MQTT tens isto preenchido ??

1 Curtiu

Nessa parte tenho o IP do meu Hassio (191.168.1.119) e não tenho nada preenchido na parte do utilizador e da palavra pass. É preciso preencher essa parte? Como não defini nenhum utilizador e nenhuma palavra pass na configuração do addon Mosquitto Broker pensei que não fosse preciso.

Mas é preciso preencher. É assim que o Homeassistant o vai reconhecer

Mas preencho com o nome do utilizador e a pass de acesso ao meu HomeAssistant?
Já experimentei com isso e não dá.

Tens de criar um utilizador e uma password no broker e depois é que podes usar nos dispositivos. Aproveita e passa o anonymous para false.

Já criei o utilizador e a password no config do broker mas continua sem dar.
Fui ao log do broker e tenho isto:

[INFO] Setup mosquitto configuration
[INFO] Found local users inside config
[INFO] Initialize Hass.io Add-on services
[INFO] Initialize Home Assistant discovery
[INFO] Start Mosquitto daemon
1560843229: mosquitto version 1.5.6 starting
1560843229: Config loaded from /etc/mosquitto.conf.
1560843229: |-- *** auth-plug: startup
1560843229: Opening ipv4 listen socket on port 1883.
1560843229: Opening ipv6 listen socket on port 1883.
1560843229: Opening websockets listen socket on port 1884.
1560843229: Opening ipv4 listen socket on port 8883.
1560843229: Opening ipv6 listen socket on port 8883.
1560843229: Opening websockets listen socket on port 8884.
1560843229: Warning: Mosquitto should not be run as root/administrator.
1560843232: New connection from 192.168.1.201 on port 1883.
[INFO] found nmotamqtt on local database
1560843233: Socket error on client 12583615, disconnecting.
1560843233: New client connected from 192.168.1.201 as 12583615 (c0, k15, u'nmotamqtt').

O IP 192.168.1.201 é o meu BhOnofre.

E colocaste o user e a pass também no Onofre? Se sim, fizeste reinicias-te o Onofre? O que te diz a consola do Onofre?

Sim. Na consola do Onofre estão o mesmo user e a mesma palavra passe que coloquei no config do Mosquitto Broker addon. Cada vez que faço uma alteração, faço sempre um reiniciar do sistema e muitas vezes faço um restart ao próprio addon.
Na consola do Onofre não tenho erro nenhum. Funciona perfeitamente. Posso ligar ou desligar a luz a partir dali sem qualquer problema.

Se estivesse tudo bem o meu Onofre deveria aparecer aqui?

um dos problemas em usar o discovery é este mesmo, como nao te apareceu nao sabes como chegar lá, o ideal é fazer tudo sempre manual sem discoverys
mas devera ser bastante simples chegar lá…
segundo os teus postos o teu bh esta conectado no mosquito o que é bom
na pagina web no bh deves ter lá a secçao de dispositivos em que neles dera te mostrar o MQTT controlo e MQTT estado em que á fente estao os teus topics
entao podes criar a entrada do switch manualmente algo tipo

switch:
  - platform: mqtt
    name: "bhono"
    state_topic: "poe aqui o teu MQTT  estado topic"
    command_topic: "poe aqui o teu MQTT controlo topic"
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"

reinicia o HA e deveras ter agora um switch chamado switch.bhono

Sou mesmo básico nestas andanças. Não fazia ideia que era possível configurar o onofre manualmente com base nos dados da página web.
Não resolvi o problema do discovery mas isso é o menos importante.
Obrigado @Encarnacao e todos os outros que se mostraram disponíveis.
Assunto resolvido. Este switch já está a bombar no meu HA.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade