Tendo um jovem cão (1 ano) com >40Kg, se há coisa que tenho notado, recentemente, é a quantidade de água que ele bebe nestes dias… Tendo em conta a idade e ter a possibilidade de brincar em terrenos vedados - aliado às temperaturas que começam a fazer, não é de admirar.
O problema é quando não estou em casa o meu filho, que tanto pediu um cão, ocupado em Discord ou jogos, se tende a esquecer desse pequeno-grande pormenor. Ahh, responsabilidade durante a adolescência.
Anyway, contemplado formas que criar algum tipo de automatismo que possibilitasse notificações (TTS ou notify) quando a tijela estivesse sem água; encontrei alguma soluções como a utilização de sensores de água / chuva, ou até uma outra variante, recorrendo a sensores de peso (HX711); todas essas soluções, no entanto, apresentavam bastantes inconvenientes: alimentação, impossibilidade de utilização exterior, picos inconsistentes sempre que o cão/gato ia comer/beber, entre tantos outros.
Continue a procurar e encontrei uma solução algo… raw, recorrendo a um sensor de deteção de fugas de água (Aqara Leak Sensor) mas que me pareceu bastante boa em termos de simplicidade e pragmatismo.
Esta é a minha versão.
Material necessário:
Aqara Leak Sensor
2 cabos de ligação Jumper Dupont
Broca (Aluminio/Aço) - 1.5 ⌀
Chave allen - 2
Alicate de corte - dos pequenos
Ferramenta para descarnar cabos
- Extras:
Pastilhas de fixação - Patafix, para colar sensor à tijela
Silicone não tóxica - De Aquários - Adequada a vários materiais
Passos:
- Desenrosquem os dois parafusos na parte traseira do sensor; esses serão os pontos de contacto, e depois de descarnar apenas uma ponta em cada um dos cabos enrolem essa no parafuso, apertando, de seguida, o melhor que conseguirem.
Teste:
Instalação:
- Furem a tigela com dois buracos onde os cabos irão passar.
- Fixem o sensor, com uma pastilha de fixação.
- Apliquem o silicone, na parte traseira, de forma abundante:
- Apliquem silicone, na parte frontal/interior, sem cortar os cabos e, depois de limpar excesso, deixem curar 24h.
- Passado o tempo de cura, cortem os cabos o mais rente que conseguirem, evitando ficar com pontas pontiagudas.
Teste final:
Automatização:
Criei duas automatizações, uma para durante o dia (daytime) enviar uma msg tts de aviso para todos os media.speakers pela casa, e outra, durante a noite (nighttime), que me envia uma notificação para o tablet que geralmente tenho junto à mesa-de-cabeceira.
Daytime:
alias: Refill Water Bowl - Home (During the Daytime)
description: ''
trigger:
- type: not_moist
platform: device
device_id: 93809da9937887f5897f211b710fdec5
entity_id: binary_sensor.water_sensor
domain: binary_sensor
for:
hours: 0
minutes: 0
seconds: 0
condition:
- condition: time
after: '00:00:00'
before: '23:00:00'
weekday:
- mon
- tue
- wed
- thu
- fri
- sat
- sun
action:
- service: tts.google_translate_say
data:
entity_id: media_player.all_speakers #entidade que querem que diga a msg
mode: single
Nighttime:
alias: Refill Water Bowl - Home (During the Nighttime)
description: ''
trigger:
- type: not_moist
platform: device
device_id: 93809da9937887f5897f211b710fdec5
entity_id: binary_sensor.water_sensor
domain: binary_sensor
for:
hours: 0
minutes: 0
seconds: 0
condition:
- condition: time
after: '23:00:01'
before: '06:59:59'
weekday:
- mon
- tue
- wed
- thu
- fri
- sat
- sun
action:
- service: notify.mobile_app_lenovo_tb3_x70f #entidade que recebe a msg/notificação
data:
title: Attention
mode: single