Aviso - O cão está sem água! - DIY & Automatização BETA

Tendo um jovem cão (1 ano) com >40Kg, se há coisa que tenho notado, recentemente, é a quantidade de água que ele bebe nestes dias… Tendo em conta a idade e ter a possibilidade de brincar em terrenos vedados - aliado às temperaturas que começam a fazer, não é de admirar.

O problema é quando não estou em casa o meu filho, que tanto pediu um cão, ocupado em Discord ou jogos, se tende a esquecer desse pequeno-grande pormenor. Ahh, responsabilidade durante a adolescência.


Anyway, contemplado formas que criar algum tipo de automatismo que possibilitasse notificações (TTS ou notify) quando a tijela estivesse sem água; encontrei alguma soluções como a utilização de sensores de água / chuva, ou até uma outra variante, recorrendo a sensores de peso (HX711); todas essas soluções, no entanto, apresentavam bastantes inconvenientes: alimentação, impossibilidade de utilização exterior, picos inconsistentes sempre que o cão/gato ia comer/beber, entre tantos outros.

Continue a procurar e encontrei uma solução algo… raw, recorrendo a um sensor de deteção de fugas de água (Aqara Leak Sensor) mas que me pareceu bastante boa em termos de simplicidade e pragmatismo.


Esta é a minha versão.

Material necessário:
material

Aqara Leak Sensor
2 cabos de ligação Jumper Dupont
Broca (Aluminio/Aço) - 1.5 ⌀
Chave allen - 2
Alicate de corte - dos pequenos
Ferramenta para descarnar cabos

  • Extras:
    Pastilhas de fixação - Patafix, para colar sensor à tijela
    Silicone não tóxica - De Aquários - Adequada a vários materiais
    extras

Passos:

  • Desenrosquem os dois parafusos na parte traseira do sensor; esses serão os pontos de contacto, e depois de descarnar apenas uma ponta em cada um dos cabos enrolem essa no parafuso, apertando, de seguida, o melhor que conseguirem.
    sensor

Teste:

Instalação:

  • Furem a tigela com dois buracos onde os cabos irão passar.
  • Fixem o sensor, com uma pastilha de fixação.
  • Apliquem o silicone, na parte traseira, de forma abundante:
    fixsensor
  • Apliquem silicone, na parte frontal/interior, sem cortar os cabos e, depois de limpar excesso, deixem curar 24h.
    front
  • Passado o tempo de cura, cortem os cabos o mais rente que conseguirem, evitando ficar com pontas pontiagudas.
    endproduct

Teste final:


Automatização:

Criei duas automatizações, uma para durante o dia (daytime) enviar uma msg tts de aviso para todos os media.speakers pela casa, e outra, durante a noite (nighttime), que me envia uma notificação para o tablet que geralmente tenho junto à mesa-de-cabeceira.

Daytime:

alias: Refill Water Bowl - Home (During the Daytime)
description: ''
trigger:
  - type: not_moist
    platform: device
    device_id: 93809da9937887f5897f211b710fdec5
    entity_id: binary_sensor.water_sensor
    domain: binary_sensor
    for:
      hours: 0
      minutes: 0
      seconds: 0
condition:
  - condition: time
    after: '00:00:00'
    before: '23:00:00'
    weekday:
      - mon
      - tue
      - wed
      - thu
      - fri
      - sat
      - sun
action:
  - service: tts.google_translate_say
    data:
      entity_id: media_player.all_speakers #entidade que querem que diga a msg
      message: Bianco's water bowl needs to be refilled. #msg
mode: single

Nighttime:

alias: Refill Water Bowl - Home (During the Nighttime)
description: ''
trigger:
  - type: not_moist
    platform: device
    device_id: 93809da9937887f5897f211b710fdec5
    entity_id: binary_sensor.water_sensor
    domain: binary_sensor
    for:
      hours: 0
      minutes: 0
      seconds: 0
condition:
  - condition: time
    after: '23:00:01'
    before: '06:59:59'
    weekday:
      - mon
      - tue
      - wed
      - thu
      - fri
      - sat
      - sun
action:
  - service: notify.mobile_app_lenovo_tb3_x70f #entidade que recebe a msg/notificação
    data:
      message: Bianco's water bowl needs to be refilled. #msg
      title: Attention
mode: single

4 Curtiram

A ideia está boa, também passei pelo mesmo. Tenho um Cão Serra da Estrela e havia dias que parecia que a água não chegava.

Como os nossos animais merecem o melhor e ter sempre água disponível é essencial, eu optei por um bebedouro automático. Comprei numa “loja do agricultor” e custou menos de 20 euros e já lá está a dar de beber há 10 anos. Nunca lhe faltou água, só me deu problemas uma vez logo no início pois fiz a ligação com uma bicha e ele lembrou-se de a morder, acabei por proteger aquela zona com uma calha entre o bebedouro e a ligação da água na parede.

Por vezes soluções mais simples trazem melhores resultados…

O meu é igual a este:

2 Curtiram

Ohhh, parece uma solução excelente para o exterior!
No site SaidaCasca, encontrei algumas opções interessantes.

A minha recomendação, ainda mais sendo um cão de grande porte, é que seja todo em metal, de preferência também na ligação da água. O tamanho, é comprar o tamanho suficiente para que caiba o foucinho para beber a água. Se for muito grande, mais parada vai ficar a água.

Pois, é essa parte de estagnar muito tempo que me dá alguma preocupação.

Saídas exteriores de água tenho todas ao Sol, a maior parte da tarde. Teria de encontrar tubo/mangueira de camada dupla, no mínimo, para a água retida não aquecer; mesmo mangueiras tenho de deixar correr água algum tempo ou saí a escaladar.
E forma de criar sombra para o bebedouro. Mosquitos e Abelhas ficarão agradecidos… :lying_face:

Mas já encomendei dois, para dois pontos diferentes das terras. Ver que soluções arranjo quando chegarem.

@MarAE basicamente fizeste o que eu ja tinha feito e posto aqui

Contudo fiz posteriormente uma alteracao que foi ter posto uma boia de plastico dentro de agua pois os fios dentro de agua com o passar do tempo vao à viola.

1 Curtiu

Parece que pesquisei pela net toda, e me esqueci de dar aqui uma vista de olhos. Mea culpa; típico candeeiro de rua que ilumina tudo em volta, menos a base.
A boia é uma boa ideia, mas o meu cão… provavelmente passaria mais tempo a tentar arrancá-la do sitio que a beber água. :thinking:

Se possível apaga o meu post e acrescenta ao teu. Irei actualizando conforme for vendo resultados.


Ando também a testar outros tipos de designs; não estou a 100% satisfeito com o 1º - pelo menos, na demora que leva a alterar o status do sensor para “dry” - em experiência real; gotículas de água que permanecem junto às pontas dos cabos & debruns da silicone.
Estou a ter melhores resultados com outro design. E hoje deve chegar um Shelly flood para experimentar.

A mudança de on para off no sensor no meu caso demora pouco menos de 3 segundos com a boia. Mas sim talvez o cão se entretenha com ela ou não, exprimenta não é caro procura por boia arduino sao umas boias pequenas. Aparece no discord que te mostro lá, menciona o meu nome lá, faz um tag.
Em relação a alteração do post, não sou eu que faço isso.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade