Aviso - Forno alcançou a temperatura ideal

Uma simples automatização, para me avisar - após ter ligado o forno - que a temperatura pretendida foi alcançada.

Pessoalmente, sendo energético-consciente, sempre me deu alguma irritação não ter uma forma precisa de saber que o forno já se podia utilizar, tendo alcançado a temperatura pretendida.

No meu caso estou a utilizar o registo de consumo (power) de um Shelly EM, ligado no quadro, para ver o registo energético do forno. Caso tenham tomada ou algo do género, a automatização será ainda mais precisa.
Ao mesmo tempo, cada caso será um caso. Obrigando a algum ajuste, conforme os consumos e a utilização de vários aparelhos ao mesmo tempo, ex: placa, forno, exaustor, máquinas, etc.

Em primeiro lugar fui ver como seria o registo energético do forno, a pré-aquecer a 200ºC:
registo forno

De seguida, para que a automatização não entrasse em conflituo com outros momentos do dia ou registos energéticos, criei um input_boollean: Configuração > Automatizações & Cenas > Helpers
oven input

Designando-o como: input_boolean.oven
oven2

Isto servirá para, de forma indirecta, ligar ou desligar a automatização, para apenas ser utilizada quando for ligar o forno para o pré-aquecer.

Para fácil acesso e pragmatismo, coloquei uma custom card, no separador da cozinha com a seguinte apresentação:
oven off

oven on

Quanto à automatização:

alias: Oven - High Temperature
description: ''
trigger:
  - type: power
    platform: device
    device_id: 17971a44c864df47c9d9bb5c0e8adb72
    entity_id: sensor.shellyem_e460c1_channel_1_power #alterem o vosso sensor/tomada com registo energético
    domain: sensor
    below: 2000 #escolham os watts que acharem adequados à vossa utilização
    for:
      hours: 0
      minutes: 0
      seconds: 5
condition:
  - condition: state
    entity_id: input_boolean.oven #alterem para o vosso input_boolean
    state: 'on'
action:
  - service: notify.mobile_app_lenovo_tb3_x70f
    data:
      message: The oven's temperature has been reached. #notificação para tablet que o forno está pronto
  - delay:
      hours: 0
      minutes: 0
      seconds: 10
      milliseconds: 0
  - service: input_boolean.turn_off #desligar input boolean, após a ativação da automatização
    data: {}
    target:
      entity_id: input_boolean.oven
mode: single

Uma ideia, também, será em vez de notificação tts para tablet/smartphone, haver uma notificação para speakers como Google Nest ou Alexa. Façam como vos der mais jeito.

3 Curtiram

Ideia simples e muito útil para qualquer utilização do forno.

Tu assumes que quando o power atinge os 2000w é sinal que a temperatura já está nos 200°C, é isso?

Não; quando desce abaixo dos 2000W (seta verde), aí sim, é sinal que a temperatura do interior do forno alcançou - naquele caso - os 200ºC.

Se reparares, na 1ª imagem:

A seta vermelha mostra o momento em que escolhi o modo, a temperatura, e liguei o forno para o pré-aquecer. O consumo mantém-se constante até à seta verde, momento em que o forno atingiu a temperatura pretendida.
Depois segue-se o comportamento típico de manter temperatura, subindo e descendo o consumo de forma +/- constante; mas isso pouco importa para a automatização.

O ideal é em cada caso cada um ver o seu registo energético, no momento em que liga o forno.
Na casa dos meus pais, por exemplo, o forno é 2x o tamanho do que eu estou a usar. O consumo também será diferente. Daí o registo de 2000W ser apenas adequado ao meu caso.

1 Curtiu

Já percebi. Conceito TOP… Vou implementar algo semelhante. Obrigado pela partilha


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade