Automatizar habitações

Boa tarde,

Pretendo automatizar algumas coisas em minha casa e na dos meus pais, mas vejo tanta coisa que nem sei para onde me virar, dai pedir a vossa ajuda que já se encontram mais à vontade para dar umas ideias iniciais a nível de produtos e soluções e poder começar já com algumas luzes.

Na casa dos meus pais pretendo:

• Colocar vídeo porteiro com ecrã, possibilidade de abrir 2 ou 3 portões/portas, gravar fotos de quem toca, receber notificações quando tocam no telemóvel e se possível interagir pelo telemóvel.
  • Colocar 3 ou 4 câmaras de vigilância com gravação local e se possível poder ver também no ecrã do vídeo porteiro.
  • Poder abrir os portes através do telemóvel e ver o estado deles (aberto/fechado), além de poder abrir com teclado com código (na betoneira da campainha ou independente).
  • Medir produção solar (trifásico) e saber o excedente que é injetado na rede.
  • Medir consumo da rede (trifásico).
  • 4/5 sensores de temperatura ambiente interiores e uns 2 exteriores (depois poderei ter interesse em controlar o aquecimento da casa conforme dados recolhidos por estes sensores).

Em minha casa pretendo:

• Colocar olho mágico com ecrã, gravar fotos quando deteta movimento e receber notificações no telemóvel.
  • Medir consumo da rede.
  • Medir consumo de alguns eletrodomésticos.
  • 4/5 sensores de temperatura ambiente interiores e uns 2 exteriores (depois poderei ter interesse em controlar o aquecimento da casa conforme dados recolhidos por estes sensores).
  • Poder controlar uma luz do corredor pelo telemóvel e pelas teclas Legrand que tem (nesse espaço tem 2 interruptores simples e um duplo que também liga a luz da porta).
  • Controlar luz de candeeiro de pé pelo telemóvel e pelo interruptor que tem.
  • Termostato de parede para ligar à caldeira a pellets que possa controlar também pelo telemóvel e fazer automatizações em função das temperaturas interior e exterior.
  • Saber se é possível integrar no Home Assistant um aspirador Tapo RV30 Max Plus, um Xiaomi Pet Feeder e um Xiaomi Pet Fountain e o que é possível fazer e se é possível deixar de estar dependente da app deles?

Estas são as primeiras coisas a que me pretendo dedicar, se me puderem ir dando umas ideias e sugestões agradeço imenso.

Olá Fernando,
Antes de mais, e para ser mais fácil, o ideal seria definires quais os protocolos que pretendes usar para depois tentares encontrar soluções que se adequem quer às tuas necessidades quer à tua carteira:
Em princípio para algumas das funcionalidades que pretendes terás que usar WiFi (câmaras, medidor de consumo da rede e potencialmente alguns controladores), depois podes optar por usar tudo o resto num ou em vários protocolos IoT residenciais, eu sugiro Zigbee ou Z-Wave, podes sempre usar com Matter mas é ainda uma tecnologia muito verde quando comparado com o Zigbee e o Z-Wave… e sugiro porque estes protocolos criam a sua própria rede Mesh entre eles e mesmo que a Internet cai os dispositivos continuam a funcionar localmente, já os dispositivos WiFi além de te encherem a rede se a rede falhar tudo falha (nos casos de dispositivos WiFi o ideal é eles usarem uma segunda rede, mas isso não impede outros problemas)
Z-Wave vs Zigbee
WiFi vs Zigbee vs Z-Wave

Por partes, para a tua casa:

• Colocar olho mágico com ecrã, gravar fotos quando deteta movimento e receber notificações no telemóvel.
    Existem muitas opções no mercado, infelizmente a maioria delas não funciona com o Home Assistant dado que usam protocolos de encriptação não standard e não fornecem um feed RSTP ou WebRTC. A mais comum são as cameras peephole da Ezviz, tens acesso a todas as funcionalidades que queres mas só através de app da Ezviz. Neste segmento, existem várias no mercado mas penso que todas sofram do mesmo problema, i.e. fraca ou nenhuma integração com o HA
    Ezviz Peephole Camera
    No mesmo segmento, existe a solução da Ring (empresa Amazon) que através de integrações da comunidade consegues aceder a uma série de funcionalidades, mas não tenho a certeza se consegues aceder a imagens em tempo real da camera, além de que a Ring para algumas funcionalidades cobra um fee mensal
    Em alternativa, existe no AliExpress uma série de camaras para serem usadas no olho da porta que permitem o acesso ao feed da camara pelo Home Assistant, a maioria funciona também com a Tuya (e podes ver na app da Tuya/SmartLife) mas não têm algumas funcionalidades, como detecção de movimento, a qualidade de imagem pode ser pior, o campo de visão costuma ser menor e algumas também não têm IR e como tal a imagem às escuras não funciona. Além disso esta alternativa implica teres um cabo USB sempre ligado à camara para fornecimento de energia.
    Onvif Peephole Camera
    Existe esta alternativa, que é compatível com RSTP mas que toda a gente diz que é uma grande porcaria e ainda por cima é extramamente cara Edimax Peephole
    Podes ainda construir uma com um módulo ESP e um módulo de camera, mas terás o mesmo problema de alimentação ou teras que arranjar uma bateria que consigar fornecer energia ao módulo ESP
  • Medir consumo da rede
    Para isso, precisas de pedir à E-Redes para te instalar um chicote no contador e adquirires um módulo ESP que se conectará ao teu contador… o processo até é simples e depois tens acesso aos consumos em tempo real no HA do teu contador, podes configurar o painel de energia e até indicares os custos por kWh para teres uma previsão dos custos energéticos. Aquo no fórum tens bastante informação e até malta a vender módulos já preparados para os nossos contadores, existem outras soluções no mercado mas muitas não funcionam com os nossos contadores, por isso eu aconselho os módulos nacionais:
    Easy-HAN

• Medir consumo de alguns eletrodomésticos.
    Para isso tens algumas opções:

1. Tomadas WiFi/Zigbee com controlo de consumo, existem várias opções no mercado a maioria da China mas funcionam perfeitamente:
    MOES Wall Smart Socket
    BSEED Wall Smart Socket
  2. Usar uma tomada inteligente com medição de energia, nesta opção não precisas de trocar as tomadas da parede, tens vários modelos com vários protocolos de comunicação (Zigbee, Z-Wave, WiFi) mas ficas com um trambolho:
    MOES Smart Socket
    7 Tuya Smart Socket
  3. Usar um smart relay, aqui também existem várias opções, em Portugal os mais famosos são os da Shelly mas tens da Sonoff, e de outras marcas, os Shelly são normalmente WiFi (existem alguns modelos Z-Wave) as outras marcas têm opção Zigbee ou até RF, toma atenção que nem todas as opções contabilizam o consumo energéticos e funcionam apenas como relay. Esta opção permite-te manter as tomadas que já tens em casa tens apenas que colocar dentro das caixas (por trás da tomada) estes relays
    Zigbee Smart Relay
    Shelly Z-Wave Smart Relay
    Shelly WiFi Smart Relay
  4. Usar electrodomésticos inteligentes, hoje em dia a maioria dos electrodomésticos inteligentes conseguem não só te dar os consumos (electricidade e água - no caso de máquinas de lavar loiça ou roupa) como os consegues controlar remotamente, a maioria das marcas funciona com integrações do HA ou da comunidade com o HA… por exemplo os electrodomésticos da Samsung mais recentes reportam consumos e permitem que sejam controlados remotamente. Os da LG nem todos reportam consumos. TVs e equipamentos de audio normalmente não reportam consumos…
  • 4/5 sensores de temperatura ambiente interiores e uns 2 exteriores
    Nesta parte existem no mercado inúmeras opções e para vários preços dependendo do protocolo de comunicação… os dispositivos Zigbee são mais baratos e por norma as baterias duram muito mais tempo. O Z-Wave costumam ser mais fiáveis mas são muito mais dispendiosos. Os dispositivos WiFi são os menos recomendados nestas categorias dado que consomem mais bateria e como tal por norma reportam menos vezes informação para pouparem bateria. Nesta categoria encontras também alguns equipamentos com uso de tecnologias como Bluetooth, RF e Sub 1G estas tecnologias costumam ser as que menos energia consomem mas ou precisas de um dispositivo próprio para as conectares (Bridge RF ou Sub 1G) ou de Bluetooth Proxies para poderes conectá-las ao HA e mesmo assim nem todas as marcas são compatíveis com o HA
    ** Dispositivos Tapo (Tp - Link) - Tecnologia Sub 1G (parcialmente suportada no HA com Hub prórpio)
    ** Dispositivos RF Sonoff - Tecnologia RF (suportada com uso a Bridge RF)
    ** Dispositivos Xiaomi, Mi e Yeelight - Tecnologia Bluetooth (existem também dispositivos Zigbee destas marcas, suportados com recurso a integrações da comunidade)
    ** Dispositivos Tuya - Tecnologia Zigbee ou WiFi (os dispositivos WiFi só são suportados via cloud com a integração oficial e localmente com algumas integrações da comunidade)
    ** Dispositivos Aqara, Philips Hue, IKEA, Smartthings - Tecnologia Zigbee - necessitas de um dongle Zigbee ou do HA Yellow
    ** Dispositivos Fibaro, Aoetec Shelly Qubino - Tecnologia Z-Wave - necessitas de um dongle Z-Wave ou do HA Yellow
    Estas marcas são apenas exemplos, existem muitas outras no mercado e mesmo as marcas indicadas por vezes têm dispositivos para vários protocolos (Aqara tem Zigbee e Matter, Aoetec tem Z-Wave e Zigbee, IKEA etc)

• Poder controlar uma luz do corredor pelo telemóvel e pelas teclas Legrand que tem (nesse espaço tem 2 interruptores simples e um duplo que também liga a luz da porta).

• Controlar luz de candeeiro de pé pelo telemóvel e pelo interruptor que tem.
    Estes dois podem ser conseguidos de duas formas:

1. Usando o relay nos interruptores (Shelly, Zigbee smart relay) para poderes ligar e desligar a lampadas pelo interruptor ou pelo telefone/HA
  2. Em conjunto com a opção anterior usares lampadas inteligentes (WiFi, Zigbee, Z-Wave, Matter) e usares os relay detached para poderes controlar as lampdas por telemóvel/HA (quer ligar e desligar, como intensidade ou cor) e usares os relays para programaticamente desligarem as lampadas via HA - sugiro esta opção dado que tens muito mais opções e controlo, não aconselho o uso de lampadas WiFi, na minha experiencia o ideal são as Zigbee pelas opções (marcas, funcionalidades e disponibilidade), preço e qualidade. Para o primeiro cenário, o teu relay além de permitir ser detached ainda deve permitir contolo de duas vias dado que queres que ambos os interruptores controlem o mesmo relay
  • Termostato de parede para ligar à caldeira a pellets que possa controlar também pelo telemóvel e fazer automatizações em função das temperaturas interior e exterior.
    Neste caso específico, deve haver algumas opções no mercado que permitem controlar caldeiras, eu conheço modelos para caldeiras a gás e electricas mas acredito que existem também para caldeiras a pellets e a diesel
    Termostato Inteligente para Caldeira - estas opções são maioritariamente WiFi e Tuya por isso terás que usar com o HA atraves da Cloud da Tuya ou de uma integração da comunidade

• Saber se é possível integrar no Home Assistant um aspirador Tapo RV30 Max Plus, um Xiaomi Pet Feeder e um Xiaomi Pet Fountain e o que é possível fazer e se é possível deixar de estar dependente da app deles?
    A integração oficial da TP-Link já suporta o teu robot aspirador (não sei com que funcionalidades) HA TP Link Integration. Quanto aos Smart Feeders e Smart Fountain da Xiaomi eles funcionam com o HA com controlo totalmente local e com report de várias funcionalidades incluíndo falta de comida ou água usando a Integração da Comunidade Xiaomi MIOT

Para casa dos teus pais:

• Colocar vídeo porteiro com ecrã, possibilidade de abrir 2 ou 3 portões/portas, gravar fotos de quem toca, receber notificações quando tocam no telemóvel e se possível interagir pelo telemóvel.
    Aconselho o uso de um video porteiro da Reolink, existem várias opções e são as camaras com a melhor integração com o Home Assistant, quanto aos portoes podes automatizá-los com um Shelly ou um relay Zigbee. Existem no mercado opções de betoneiras inteligentes mas são muito mais caras e provavelmente a integração com o Home Assistant é menos simples, claro permitem-te controlar os portões e teres uma câmara mas também custam muito mais e nem todas funcionam com o HA nativamente. A Comelit e a Hikivision têm integrações nativas com o Home Assistant mas os valores são também pouco simpáticos, estas opções podem incluir um ecrã dentro da residência para visualizares mas depois integrares com outras camaras provavelmente só se forem da mesma marca. Eu sugeria uma câmara video porteiro da Reolink, relays para os portões ou fechaduras inteligentes para as portas e um tablet com um Dashboard HA para mostrar a câmara e até com botões para abires os portões/portas e dessa forma consegues depois também mostrar as restantes camaras
    Reolink Video Doorbells
    Shelly 1 Gen 3
    Fechaduras Inteligentes - Se for para controlar portas com fechadura standard, recomendo as fechaduras Nuki ou Yale ou a Aqara com uma integração excelente com o Home Assistant, todas elas funcionam com fechaduras Euro style desde que o cilindro permita o uso de uma chave por fora enquanto existe outra por dentro (cilindro de segurança) caso não permita, é só necessário trocar o cilindro. Existe também a tandee e a Danalock que me parecem bastante boas e também integram com o HA

• Colocar 3 ou 4 câmaras de vigilância com gravação local e se possível poder ver também no ecrã do vídeo porteiro.
    Aconselho usares camaras Reolink, eles têm inúmeros modelos quer para uso interior quer para exterior e com a solução anterior basta depois adicionares o feed via HA ao Dashboard do Tablet. Existem outras como as camaras da Tapo que também consegues integrar com HA via Onvif, WebRTC ou pela integração oficial, mas neste campo existem inúmeras opções. O que tens que procurar são câmaras que transmitam o feed em RSTP ou WebRTC. Como te disse, as câmaras da Reolink não só transmitem o feed assim como ainda têm uma das melhores integrações do Home Assistant - Reolink integration Home Assistant

• Poder abrir os portes através do telemóvel e ver o estado deles (aberto/fechado), além de poder abrir com teclado com código (na betoneira da campainha ou independente).
    Para este requisito, se for com as fechaduras inteligentes por norma elas precisam de um sensor de portas (Yale e Aqara incluído, Nuki comprado à parte) ou podes usar um sensor de portas Zigbee e neste caso é a solução também para com o Shelly. Não obstante do Shelly reportar se está Open/Close eu recomendaria sempre o uso de um sensor de portas Zigbee/Z-Wave/Matter para teres algo que reporte efectivamente se a porta/portão estão fechados ou abertos. Quanto ao conseguires abrir com o telemóvel, uma vez integrados no HA podes controlar as fechaduras e o Shelly no telemóvel desde que tenhas o Home Assistant cloud ou confiigurado com acesso remoto usando Cloudflare ou Tailscale. As fechaduras inteligentes têm também opções de teclado, para o portão podes sempre colocar um interruptor no exterior que envia o comando com outro shelly ou com um relay zigbee, existem também teclados Zigbee que permitem ser depois configurados no HA para mediante a introdução de um código executarem determinada ação, como abrir uma porta, um portão, desactivar o alarme
    Frient Intelligent Keypad
    Frient Intelligent Keypad ZHA for Alarmo/Other usages

• Medir produção solar (trifásico) e saber o excedente que é injetado na rede.

• Medir consumo da rede (trifásico).
    Aqui, podes usar o mesmo metodo que sugeri para a medição dos consumos em tua casa, os módulos ESP para a porta HAN conseguem detectar injecção na rede e comunicá-la em tempo real. Dependendo da solução que tenhas, há também integrações com alguns sistemas como com a Huawei mas por exemplo os paineis da EDP ou da MEO não sei se têm integração directa, mas podes sempre usar com o Easy-HAN que ele vai detectar a energia injectada na rede (pelo menos com o firmware v2, a versão do user @nikito7 que é a que tenho e embora no meu caso não tenha paineis solares nesta casa, o meu módulo tem os valores de energia exported mais uns valores adicionais - a nulo no meu caso). Esta solução resolve-te dois dos teus problemas o consumo trifásico e a produção de energia dos teus painéis.

Novamente aqui sugiro o que já disse anteriormente, depois de escolheres um protocolo Zigbee/Z-Wave, etc, escolhores uns sensores que possas espalhar pela casa… interiores Zigbee tens os modelos da Aqara ou da Sonoff que funcionam extremamente bem, reportam temperatura e humidade. Para o exterior é mais complicado e por norma ou usas um central meteorologica, uma integração de meteorologia ou colocas um sensor na rua mas protegido dado que a maioria dos sensores Zigbee de Temperatura não são à prova de condições meteorológicas adversas, mas no nosso clima diria que se estiver protegido de chuva e do sol directo é tranquilo

Espero que estas dicas ajudem, existe muito mais que podes fazer e muitas mais opções mas se quiseres podemos ir falando e trocando ideias

3 Curtiram

tendo em conta a quantidade de coisas que queres recomendo definires á partida um valor que queiras gastar, já que isso vai te sair caro.
podes guardar 200€ para dois PC/barebones para correr o home assistant nas duas casas.
depois o resto é procurar…

não aconselho nenhuma destas para portas exteriores, a nuki inclusive tem varios problemas de segurança.

Nunca vi nenhum relatório ou notícia sobre isso… todas elas usam chaves encriptadas entre os equipamentos autorizados. A Nuki por exemplo nem precisas de usar a cloud deles se quiseres usar simplesmente na rede interna e controlares com o HA… Mas já que dizes que essas fechaduras têm problemas de segurança, gostava que partilhasses essas notícias/artigos aqui na comunidade e pergunto-te qual é a tua sugestão então?

https://www.securityweek.com/nuki-smart-lock-vulnerabilities-allow-hackers-open-doors/

acho que já tinha apresentando isto no discord do grupo mas aqui vai novamente.

eu sinceramente tenho fechos eléctricos nas portas exteriores da minha casas e tive o cuidado em alguns pormenores para me salvaguardar em caso de tentativa de acesso não autorizado, no entanto existe sempre vulnerabilidades que vão aparecendo ou sendo descobertas com o tempo. Por exemplo, eu tenho unifi door access o primeiro modelo, eu sei que se usar as tags NFC normais, são facilmente copiadas com um fliper zero, no entanto com as tags que a unifi vende já não são assim tão fáceis de copiar com o fliper zero. é só um exemplo.

Obrigado pelas dicas, estou a analisar as dicas/sugestões e a ponderar o que vai melhor de encontro ao que pretendo atualmente e para depois poder dar continuidade com outras coisas.

Quero ter tudo fora de clouds dos fabricantes, o mais local possível e dispositivos fiáveis.

Aqara, Sonoff e Moes tenho visto bastantes coisas e marcas bastante faladas, oferecem material de qualidade?

Tenciono usar o máximo possível dispositivos Zigbee e se possível com compatíveis com Matter, o que não der deverá ser wi-fi.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade