Automatizar estores eléctricos ERMAX

Viva,
Tenho estores eléctricos com interruptores/comandos Ermax ERESTORE.
Gostaria de automatizar os estores mas estou na dúvida se posso instalar alguma solução tipo Shelly 2.5 ou semelhante com estes interruptores.
Alguém com este tipo de comando nos seus estores já experimentou algum tipo de automatização?

Desde já obrigada.
Cumprimentos

Bom dia @velouria.
Podes usar os shelly 2.5 sim, mas é para usares com o Home Assistant?

Obrigada pela resposta.
Sim, a ideia é usar com o Home Assistant. Mas para isso tenho de ter a certeza que é possível automatizar. O comando ERESTORE parece mais complexo que os interruptores de apenas abrir e fechar. Daí perguntar aqui no forum se alguém já automatizou estes especificamente.

Obrigada.
Cumprimentos

Tens link para esses dispositivos? Sem mais informação não há muito que se possa dizer.

O único link the encontrei for este: Site do produto (https://div.ermax.pt/l-e-c-comando-de-estore/#1503653121663-85533748-fcc5)

Sendo o comando IR a melhor maneira de integrar os estores seria usar o Broadlink RM3 Mini.

@velouria com shelly não vais conseguir integrar esse sistema de comando. O meu conselho muito sincero é: tira isso tudo e substitui por botões de pressão e shelly 2.5

@velouria posso te ter induzido em erro na minha primeira resposta, pois não me apercebi que também usavas o comando.
Só conheco os interruptores de vista, já tive em uma casa com uns.
Se quiseres usar o comando, a integração com o HA vai ser um pouco manhosa, pois não tens como saber a posição actual dos mesmos.

Mas a somfy tem uns motores parecidos cok comando dá uma vista de olhos aqui e ve se ajuda.

Se não talvez a solução apresentada anteriormente seja boa. Tens que ver …o que é mais fácil para ti.

Hey. Tenho os mesmos interruptores como resolveste a situação? Já ponderei mandar vir um módulo zigbee da Tuya um curtain switch, mas tenho receio que os interruptores da ermax não funcionem nestes interruptores. Conseguem ajudar?
O módulo será este:

Infelizmente acabei por não fazer nada. :frowning:
A solução do comando não é flexível como eu gostaria e acabei por não a explorar.
Também não posso mudar os interruptores para algo que seja mais automatizável.
Se tiverem mais ideias… :slight_smile:

Comprei o módulo Zigbee que postei acima. Vou instalar atrás dos interruptores ou nas caixas de derivação.
São módulos que funcionam com um gateway zibgee. Parece me uma boa solução.

Depois diz se funcionou e o que fizeste. :slight_smile:

Ok. Depois dou um feedback. É suposto funcionar, fiz uns teste e funcionou.

Já instalei. Funcionou.
Coloquei atrás do interruptor do estore. Os botões funcionam, funciona na app tuya e no home Assistant. Apesar que no HA aparece invertido se está estore aberto o HA diz fechado, mas nas definições da integração é possível alterar o estado.

1 Curtiu

Boa! :slight_smile:
Qual foi mesmo o módulo que usaste? E quais são exactamente as ligação feitas?
Os teus ERMax tem a funcionalidade de carregar no botão por < 5 segundos e os estores fecharem/abrirem completamente? É possível também fazer isso com a automação?
Tens botão central para abrir/fechar todos os estores ao mesmo tempo?
Obrigada!

Olá, desculpa a demora a responder.
O módulo que usei foi o MS-108ZR
Comprei 3 módulos. 2 zigbee e 1 wifi.
As ligações foram fáceis. Inicialmente estava a pensar colocar na caixa de derivação, mas depois tinha de andar a descobrir os fios que vinham do motor (abre e fecha), optei por colocar por detrás do interruptor ERMAX igual aos que tens.
Não perdi nenhum funcionalidade dos interruptores e sim se ficares a carregar <5 segundos fecham e abrem completamente. Sim é possível fazer isso com a automação.
Sim tenho um botão central que continuar a abrir e fechar tudo, como antes.
A única coisa que notei de diferente foi que os interruptores ficarm com um delay, ou seja quando carrego no interruptor para fechar/abrir, demora mais 1segundo a responder, mas é normal porque tem o módulo no meio.
As ligações foi fazer uma puxada de cada cabo que está ligado ao interruptor para o módulo, muito fácil.
Os módulos e cenários/automações, funcionam tanto na app da Tuya, na app da Blitzwolf, SmartLife e no Home Assistant (tinha um bug, mas já resolvi).
Comprei estes módulos porque têm a percentagem de abertura/fecho e permite controlar baixar 10%, ou 90%, tem mais possibilidades, se quiseres fechar meio estore ou abrir.
Podes fazer várias automações com os 3 como fazes no botão central da Ermax

Print da app Tuya com o módulo de estore.

Olá, Adriano! Obrigada pelas informações. Vou ver se encomendo esse módulo.
Entretanto deixa ver se percebo as ligações que fizeste, que para mim é mesmo a parte mais complicada… :grimacing:

Neutro ao N do módulo
Fase ao L do módulo
Fio que liga ao D do Ermax passa a ligar ao L1 output do módulo
Fio que liga ao S do Ermax passa a ligar ao L2 output do módulo
Aqui o L1 output ficará ligado ao motor para descer e o L2 output ficará ligado ao motor para subir.

Descer do Ermax passará a ficar ligado ao S1 do módulo
Subir do Ermax passará a ficar ligado ao S2 do módulo

Relativamente à Fase e ao Neutro do Ermax têm de ser ligados para o alimentar, certo? :thinking:

Obrigada pela paciência! :slightly_smiling_face:

Olá.

Sim é isso.
Pode ajudar também

Finalmente recebi o módulo e fiz a instalação como indiquei acima!
Apenas troquei o seguinte:
O fio que ligava ao S (subir) do Ermax ficou ligado ao S1
O que ligava ao D (descer) do Ermax ligou ao S2
Se assim não for é necessário inverter nos Settings da app Smart Life da Tuya a configuração de Motor Steering 1 de Default Steering para Motor Reverse.
Ficou tudo a funcionar com um gateway Zigbee e a dita app Smart Life.

Problemas:

  • Foi difícil voltar a meter o Ermax e o módulo smart curtain dentro da parede. :sweat_smile:
  • Quando se usa o interruptor Ermax (que tem uma luz encarnada ou amarela quando é acionado) é necessário carregar uma 2a vez para a luz desligar.
  • No Home Assistant o estado do estore aparece invertido: fechado quando está aberto e aberto quando está fechado. Tentei mudar na configuração mas não parece funcionar… Como fizeste para alterar esta configuração, @Adriano?

Já agora, que gateway Zigbee é que usas?

Obrigada mais uma vez pela ajuda.

Desculpa a demora.
Isso foi boa troca.

Quantos aos problemas. Eu tenho caixa funda foi fácil meter tudo :+1:

Os meus também têm essa luz, mas não tenho qualquer problema. Funciona como sempre funcionou. Isso é estranho. Já tentaste fazer reset e configurar novamente? Desligar o disjuntor e voltar a desligar? Quantos segundos tens na app?

No HA também tive esse problema. Editei a entidade e inverti eu, mas agora tenho tido o problema em que cada vez que reinicia de um update volta a inverter. Tenho eu de ir configurar novamente a entidade. Se eu reiniciar o HA ele mantém os valores. É estranho.

Eu tenho 3 módulos curtain switch, 2 zigbee e 1 wi-fi. Curiosamente o wi-fi aparece correcto no HA aberto/aberto fechado/fechado. Apenas os Zigbee’s ficam invertidos.
Não aconselho o módulo wi-fi, apesar de ser mais barato que o Zigbee. Sem motivo aparente desliga se da wireless e não fica detectável. Tenho de ir desligar e ligar o disjuntor dos estores, para reiniciar o módulo. Não me dá grande confiança o módulo wi-fi.

O gateway que tenho é o Tuya Smart Zigbee, deixo te uma foto e o teu?
Já tenho pensado que se o gateway vai à vida não abro nem fecho estores. Deveria ter um gateway de backup.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade