Automatizar aquecimento chão radiante

Boa noite,

Qual a melhor forma de automatizar no HA, este tipo de aquecimento?
Acham que bastava só ter as temperaturas dos termostatos espalhado pela casa, no HA? Ou era importante ter mais alguma coisa (válvulas por exemplo)?
Se for só os termostatos, é possível alterar estes ou colocariam novos?

Aceito opiniões :grin:



Bom dia,

Pelo que pesquisei, terias de verificar melhor que tipo de válvulas tens e que ligações eles têm neste momento.

Parece-me que devem ser válvulas de 220v, mas podem ser Normalmente Abertas ou Normalmente Fechadas e deverão estar ligadas diretamente por cabo aos diversos termostatos, que são alimentados a 220v.

Se assim for, as válvulas dariam para aproveitar, mas depois terias várias soluções.
Há termostatos Zigbee ou Wifi que poderias substituir diretamente por esses, ou até ir para soluções mais DIY, com placas de relays ou swiths tipo sonoff ou shelly e usar simples termómetros nas divisões, comandando tudo no HA…

Eu para manter uma instalação clean e prática, iria para termostatos zigbee de substituição direta. Seria só tirar os que tens na parece e colocar os novos. Válvulas e ligações mantinhas tudo, bem como o comando físico nesses pontos.
Não te posso é recomendar nenhum pois não tenho, nem nunca pesquisei essas soluções.

Obrigado pela resposta.

A opção será sem dúvida o mais clean possível e penso que a solução de substituição de termostatos será o melhor.

Tenho de ver o que há no mercado e tenho de perceber como estão os meus ligados.
Irei voltar cá após avaliar isso para vos pedir opiniões de termostatos.

não sei quem é que te sugeriu trocar as cabeças mas enganou te, não tens de trocar nada. o que precisas de fazer é de alguém que analise o teu sistema e te diga o que podes ao não fazer. as cabeças sejam elas 24v ou 230v não tens de as trocar.
até digo mais o sistema que tens pode dar para integrar no home assistant por modbus ou por inputs digitais, novamente alguém com conhecimento terá de analisar o circuito eléctrico dessa marca.

Ninguém me sugeriu nada. Pela experiência que tenho na automatização, é que dei a minha ideia.
Trocando os termostatos para Wi-Fi ou zigbee, conseguiria eu fazer sem qualquer problema tudo o resto.

E o objetivo da minha dúvida aqui é esse mesmo, ouvir ideias e formas de como poderei ser eu a fazer…

Não conheço modbus mas vou pesquisar :+1:

o piso radiante não é só comandar as cabeças, é preciso comandar a bomba de calor também e a bomba recirculadora, mais os termostatos ou sensores de temperatura. não é so fazer é preciso saber o que se está a fazer com a bomba de calor.

Mas é possível só substituindo os termostatos.
Mas fácil é sem necessidade de mais nenhuma alteração.

Pelo menos estou recordado de já ter visto isso num outro fórum.

sim se tiveres os fios necessários para isso, mas só vais conseguir ter uma função activa caso só tenhas dois fios. já que o teu termostato parece ser um modelo simples de um contacto seco.
abres o pressostato e já vez o que tens lá de fios.

1 Curtiu

Aos termóstatos chegam 2 fios com 220v

Alguém me conseguir dizer se este tipo de produto é compatível?

não me parece a não ser que consigas passar mais um fio no tubo e levar o neutro ao aparelho.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade