Automatização de rega

Boa tarde a todos,

Sou novo nestas andanças, conto com Shelly’s instalados nos estores e muitas horas “perdidas” aqui pelo forum, já estive a ler os tópicos já existentes no forum mas nenhum realmente me tirou as duvidas.

Como refere o titulo, uma vez que vou fazer obras no quintal, quero deixar tudo pronto para a automatização da rega.

Nada do outro mundo, um sistema que terá uma eletrovalvula na torneira/ponto de água, em que me seja possivel agendar a hora e a duração da rega adicionando a variável da humidade do solo a ser feita com um sensor, integrando isto no HA.

A minha grande duvida põe-se Arduino? Raspberry? ou até mesmo outro tipo de soluções?

Estive a ver o sistema do @maxcalavera como o Sonoff 4ch, é possivel integrar sensor de humidade neste tipo de equipamentos?
Que sugestões me dão?

Obrigado!

Podes. Se usares zigbee ainda melhor. Eu tenho um sensor de chuva feito por mim que funciona por zigbee onde uso um sensor de inundações da xiaomi.

Fiquei confuso, “podes” referes-te ao quê? Á utilização do sensor de humidade?

Eu vi o teu do sensor de chuva,as não me parece viável para o que quero, porque imagina que chove a tarde, na altura de regar não está a chover e ele ativa a rega na mesma, no entanto, a terra está húmida

@Tiago_Saavedra não sei exactamente o que pretendes fazer, mas se eu tivesse relva optava pela solução do @Maddoctor. Qualquer coisa com tasmota a ligar/desligar as válvulas. Usar as regras/timers do tasmota para controlar a abertura/fecho, e o nodered para ‘programar’ os tasmota. Resultado, facilmente alteras o que precisas no HA/NR, mas mesmo em caso de falha/indisponibilidade do HA, a rega vai funcionar de acordo com o programado.

Quanto ao resto, usa um sensor de humidade do solo e tens de testar para ver qual a range em que queres que regue ou não. Tem só atenção que aqueles do AliExpress de 2€ devem durar 2 meses, porque de certeza que vão sofrer corrosão rapidamente.

Desculpem mas ainda estou muito verde no que toca aos equipamentos e softwares/firmwares, um sonoff basic Daria bem para o trabalho de controlo da válvula (será só uma) e como faço integração do sensor de humidade?

Quanto aos sensores o que aconselham? Vi uns velleman, não tenciono poupar muito no equipamento pois a ideia é automatizar e não ter de andar constantemente a fazer manutenção


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade