Automatização de carregamento em Home Assistant & Renault

Automatização de carregamento em Home Assistant & Renault

O objetivo destes “How To” é através da utilização de Home Assistant (qualquer tipo de instalação) & Shelly (PRO 1),
automatizar o desligar da carga aos 80% de bateria do veiculo elétrico, neste caso Renault (Zoe),
seguindo as boas regras de utilização/carregamento entre os 20% ~ 80% ,
por forma a prolongar a vida da bateria.

Condições:

As condições para esta configuração são :

  • ter uma instalação atual (a data “Home Assistant 2021.8”) de Home Assistant, seja qual for o método de instalação
  • ter conta MyRenault ativa e válida

https://myr.renault.pt

  • aconselhável App mobile funcional

https://appmyrenault.renault.pt

  • ter a integração da Renault funcional, no HA

(irá precisar do seu email de login e respetiva password, o código de pais é “PT-pt”)

  • ter instalado um Shelly 1 PRO (e preferencialmente com configuração na Cloud) e reconhecido no HÁ ()

https://shelly.cloud/shelly-pro-smart-home-automation-solution

Configuração HA:

Para configurar deverá no HA , em “Settings” > “Automations & Scenes”,
criar uma nova Automação, com as seguintes configurações abaixo.

Abaixo está a configuração via WEB GUI e via YAML,
ao qual dei a designação de “RZoe - Desliga 80%” (podem escolher a designação que entenderem).

Nesta automação, está configurado um alerta adicional/facultativo, para um telemóvel através da App do HÁ.

Configuração (WEB GUI)



Configuração (YAML)
<adaptar os IDs á vossa instalação>

alias: RZoe - Desliga 80%

description: ‘’

trigger:

  • platform: time_pattern

minutes: /30

condition:

  • type: is_battery_level

condition: device

device_id:

entity_id: sensor.battery_level

domain: sensor

above: 79

  • type: is_charging

condition: device

device_id:

entity_id: binary_sensor.charging

domain: binary_sensor

action:

  • device_id:

domain: mobile_app

type: notify

title: RZoe - Carregamento a ser DESLIGADO

message: RZoe chegou ao 80%

  • type: turn_off

device_id: <Shelly 1 PRO ID>

entity_id: <Shelly 1 PRO Entity ID>

domain: light

mode: single

Notas:

1 - Antes de ter usado o Shelly 1 PRO, tentei usar um Shelly 1,
este estava dentro da tomada que usava para efetuar o carregamento elétrico do veículo e após 1 semana de uso, literalmente derreteu com a carga e calor, pelo que não o aconselho.

2 – Esta automação baseia-se na integração da Renault, mas a ideia é idêntica, para outras integrações de outras marcas automóveis.

1 Curtiu

Obrigado pela partilha.

Também tenho um Zoe e já ponderei isto, no entanto preferia usar o Shelly Pro 1PM, para ter a medição do consumo. Agora, será que o relé interno aguenta bem, principalmente se o carro estiver a carregar a 16A? É mesmo no limite…

O meu EVSE tem um display que mostra o consumo de energia que uso para, manualmente, preencher no www.spritmonitor.de e ter todo o histórico do carro. Com um medidor para essa tomada, já o poderia tentar automatizar.
Já o tentei fazer com base nos dados da Renault, mas os resultados não batem certo com os do EVSE, porque a renault só atualiza de 15 em 15 minutos, podendo originar diferenças… Usei a Integration - Riemann sum integral, com o sensor : sensor.zoe_charging_power e depois com o Utility Meter podemos retirar o consumo diário, mensal, … Se for só para termos uma ideia do consumo, mesmo que com algumas diferenças, serve bem.

Tenho também outros dados, de um exemplo que encontrei na internet, mas na prática pouco relevantes e imprecisos. Fica aqui o meu ecrã do ZOE, em actualização:

Rui,

Está muito fixe !
já andei para fazer isso, mas sinceramente não tive a paciência pois nem sabia como fazer.

Podes partilhar de alguma forma , sff ?

Eu fiz com base no seguinte exemplo:
https://github.com/ionmirceamarian/zoe-ha

Utiliza um script em Phyton e faz os cálculos de consumo e carregamentos com base nas percentagem da bateria.
É uma solução, mas os resultados não são muito corretos. No original ainda diferencia se está em casa ou não, mas eu retirei essa parte pois no meu caso por vezes baralhava-se e carrego quase sempre em casa.

Eu posso partilhar os meus ficheiros. Como preferes? Por aqui? tudo compactado e partilho link?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade